No e-commerce, os códigos promocionais ou cupons de desconto são nada mais do que senhas secretas que conferem a cada consumidor o direito a um desconto na compra de um produto em uma loja virtual como a sua.
Eles funcionam assim. Primeiramente, o consumidor entra na sua loja virtual. Logo depois, ele seleciona um produto. Aí, então, no carrinho de compras, ele pode inserir um código promocional. Em seguida, o sistema aplica o desconto do cupom e o consumidor segue para o checkout e finaliza a compra.
Você lojista pode usar esse recurso de várias formas. Por exemplo, é possível oferecer descontos periódicos ou no lançamento de um novo produto. Você também poderá fornecer códigos promocionais para quem assinar a sua newsletter ou curtir as fanpages da sua marca. Ou, ainda, para ajudar as pessoas a fazerem a primeira compra na sua loja e se tornarem clientes.
Hoje em dia, os cupons já contam com grande apreço dos consumidores. Muita gente, aliás, procura primeiro um código promocional na internet antes mesmo de fazer uma busca pelo produto que deseja comprar.
Desse modo, implementar esse tipo de recurso na sua loja virtual pode facilitar as compras, gerar novos clientes e aumentar a sua conversão de vendas, entre outras vantagens. Pois continue lendo e saiba mais sobre isso!
VANTAGENS DOS CÓDIGOS PROMOCIONAIS
Ao implementar códigos promocionais no seu e-commerce, você poderá obter vantagens como:
- Abrangência: os códigos promocionais funcionam para todos. Eles servem aos visitantes, leads, clientes e aos fregueses; aos clientes novos e antigos da sua loja;
- Atração de novos clientes: as pessoas que ainda não compraram na sua loja virtual podem se sentir atraídas por um desconto e assim fazerem uma primeira compra, a primeira de muitas;
- Maior poder de persuasão: os cupons permitem gerar uma percepção de escassez ou de reciprocidade, que você pode aproveitar para fazer muito mais vendas online;
- Recuperação de clientes: você pode abordar os consumidores que abandonaram um carrinho de compras na sua loja online por meio de um cupom de descontos;
- Movimentação de estoque: há épocas do ano em que mercadorias ficam sem saída, paradas no estoque. Então, aqui os códigos promocionais podem ajudar a movimentar seu estoque;
Além disso, ao oferecer cupons de desconto pode-se aumentar o ticket médio do seu e-commerce, entre outros benefícios. E, enfim, tudo isso culmina na vantagem máxima, que é o aumento das vendas na sua loja virtual e do seu lucro.
COMO CRIAR UM CUPOM DE DESCONTO
A criação de códigos promocionais deve ser feita a partir do painel administrativo da plataforma e-commerce com a qual implantou a sua loja virtual. Basicamente, deve-se acessar o módulo de cupons e adicionar um.
Em seguida, é necessário descrever o desconto de forma breve. Daí, então, você deverá selecionar as regras nas quais aquele desconto se aplicará. Por exemplo, é possível selecionar o tipo de produto ou a quantidade que precisa ser comprada para que o desconto funcione.
Feito isso, basta circular os cupons por meio de sites de descontos, influenciadores, campanhas de e-mail, redes sociais, eventos diversos e outros lugares e situações que desejar. Meça, enfim, os resultados e obtenha insights que possam lhe ajudar a criar as suas próximas campanhas de descontos.
Assim que puder clique em “Descontos progressivos” e conheça as vantagens de usar isso no e-commerce.