Coca-Cola: um case de sucesso com tecnologias VTEX

6 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Multinacional líder no ramo de bebidas alcança sucesso no Chile

Coca-Cola usou VTEX para vender direto aos consumidores finais no Chile e, assim, cresceu mais de 1.900% em 2019, no país. Foto meramente ilustrativa: @jcomp
Coca-Cola usou VTEX para vender direto aos consumidores finais no Chile e, assim, cresceu mais de 1.900% em 2019, no país. Foto meramente ilustrativa: @jcomp

Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Dia de contar uma historinha aqui no nosso blog. Vamos continuar a série sobre os grandes cases de sucesso da VTEX. Só para contextualizar, nós já apresentamos aqui os cases do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung, Unilever, Electrolux, Sony, Motorola, Swift, Mondelēz, Colgate, L´Oréal, Panasonic e Oster. E agora chegou a vez da Coca-Cola, que implementou uma loja virtual em sua operação no Chile e conquistou 500% de crescimento em 2020. Acompanhe em seguida!

  • Assim que puder clique em “O que é VTEX” e saiba mais sobre essa plataforma de comércio eletrônico!

HISTÓRIA DA COCA-COLA

A história da Coca-Cola começa em 1886 quando o farmacêutico John Pemberton e seu sócio contador Frank Robinson anunciaram no Atlanta Journal, nos EUA, uma bebida com água carbonada que, segundo eles, tinha propriedades afrodisíacas e era capaz de curar a ressaca.

Dois anos mais tarde, a fórmula da bebida foi vendida para o empresário Asa Griggs Candler. Logo, Candler começou a usar inúmeras estratégias de Marketing para fazer a marca crescer no país. Seus esforços deram certo, tanto é que em 1903 já havia vendido mais de 300 milhões de copos. Além disso, durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa tornou-se mundialmente a maior consumidora de açúcar, uma das matérias-primas da bebida.

A expansão internacional da Coca-Cola, no entanto, começou muito antes. Em 1897, por exemplo, ela já era comercializada no Canadá e no México. Em 1906 chegou a Cuba e ao Panamá. Depois desembarcou na França e em outros países da Europa. Em 1942 chegou ao Brasil e em 1946 passou a ser vendida no Chile.

No Chile, sob o nome Coca-Cola Andina, a empresa passou a fabricar e a vender bebidas para os varejistas de todo o país. Todavia, os diretores da empresa queriam ter uma visão melhor do comportamento dos consumidores finais. Daí, enfim, veio a ideia de criar uma loja virtual para esse propósito usando a plataforma VTEX. Continue lendo para saber mais!

O PROJETO DA COCA-COLA COM TECNOLOGIAS VTEX

O projeto da Coca-Cola Andina com as tecnologias VTEX era desenvolver e lançar uma loja virtual para vender suas bebidas não mais apenas para os varejistas, mas também para os consumidores finais. Nascia assim o e-commerce Direct-To-Consumer (DTC) da marca no Chile. Utilizando a VTEX, a empresa conseguiu implementar várias soluções que potencializam as vendas da Coca-Cola nos Andes. É o assunto do próximo tópico, acompanhe!

SOLUÇÕES

A principal solução da VTEX para a Coca-Cola no Chile foi o desenvolvimento da loja virtual andina.micoca-cola.cl. Com esta loja DTC, a marca passou a vender bebidas para os consumidores finais e, assim, absteve-se da necessidade de criar uma infraestrutura de lojas físicas na região.

A implementação ocorreu no ano de 2016 e requereu apenas 3 meses de trabalho. Com efeito, uma vez em operação, a loja virtual passou a fornecer preciosos dados de acessos de consumidores, fundamentais para as futuras estratégias de Marketing.

Com a potência e escalabilidade fornecidas pela VTEX, a Coca-Cola do Chile logo investiu em uma maior variedade de produtos. Além da Coca-Cola, ela passou a vender produtos, incluindo bebidas alcoólicas, de outras empresas como a Diageo e a InBev

Posteriormente, a Coca-Cola Andina adicionou em sua loja virtual VTEX, produtos como petiscos e doces. Mais adiante passou a trabalhar com artigos de merchandising como camisetas e copos. Além disso, a empresa intensificou suas promoções, passou a oferecer frete grátis e entregas em 24 horas. Os resultados foram simplesmente entusiasmantes, como se pode observar adiante. 

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

RESULTADOS DA COCA-COLA COM A VTEX

Logo depois do lançamento de sua loja virtual com a plataforma VTEX, a Coca-Cola do Chile começou a vender e entregar produtos apenas na cidade de Santiago. Entretanto, com uma procura cada vez maior, passou a abranger áreas cada vez mais distantes. Com isso, a marca obteve:

  • 1900% (20 vezes) de crescimento em 2019 em comparação com 2017;
  • 500% de crescimento em 2020 em comparação com 2019.

Durante a pandemia de Covid-19, os pedidos diários triplicaram, de modo que a empresa precisou rever sua política de entregas. Seja como for, a loja virtual da Coca-Cola no Chile tornou-se o empreendimento digital de maior sucesso da marca no mundo no período.

Resumindo, a Coca-Cola implantou uma loja virtual com a plataforma VTEX e com ela faz sucesso até os dias atuais no Chile. Por essas e outras, vale a pena utilizar essa tecnologia no comércio eletrônico. Migrar para a VTEX ou implementar uma loja virtual do zero com essa plataforma é uma excelente ideia para toda e qualquer empresa. Saiba como fazer isso em seguida!

COMO IMPLEMENTAR UM PROJETO COM TECNOLOGIAS VTEX?

Para implementar um projeto com VTEX, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação em VTEX desde 2015 e, portanto, está habilitada para criar, migrar, integrar, testar, configurar, fazer o upgrade, fazer o redesign, evoluir, escalar, divulgar e gerenciar projetos com essa tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

A Agência e-Plus possui mais de 10 anos de história e é mundialmente reconhecida pelo Quadrante VTEX. Ela já desenvolveu mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Xerox e a Pirelli; a Pierre Cardin e a Le Coq Sportif; o Sonda e a Lojas Torra, por exemplo, em Portugal, Espanha, Costa Rica, Equador, Colômbia, Argentina e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Pois faça como as empresas inteligentes que já fizeram isso! Clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo com a nossa equipe: