Clubhouse: uma rede social de voz que pode ser útil para o seu e-commerce

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Novidade está dando o que falar!

Clubhouse: uma rede social de voz. Imagem: @vectorjuice
Clubhouse: uma rede social de voz. Imagem: @vectorjuice

Clubhouse é uma nova rede social na qual os usuários se expressam e trocam informações por meio da fala em meio à salas de bate-papo. Trata-se de um recurso que pode ser útil para o e-commerce, pois permite expor produtos e promover eventos do setor, entre outras coisas.

Esta rede social surgiu na história em abril de 2020 por iniciativa do empresário do Vale do Silício, Paul Davison; e pelo ex-funcionário do Google, Rohan Seth. Mas foi em 2021 que ela tornou-se popular devido à aderência de Elon Musk, Ophah Winfrey e outros grandes nomes.

Em fase de teste, por enquanto a Clubhouse está disponível apenas para dispositivos com sistema iOS. É necessário contar com um convite para entrar. Só depois de passar por ajustes finos é que ela será disponibilizada para o sistema Android.

Seja como for, a nova rede social do momento vem funcionando a pleno vapor. Isso certamente se deve ao fato de que o seu funcionamento é muito simples. Continue lendo e descubra!


COMO FUNCIONA A CLUBHOUSE?

A rede social Clubhouse assemelha-se aos sistemas de bate-papo como o da UOL, por exemplo. Isto é, ela conta com salas temáticas, cujas conversas são gerenciadas por moderadores. A diferença é que ao invés de enviarem mensagens de textos os usuários falam.

Para entrar na rede social, um usuário precisa preencher um cadastro. Logo depois, ele ganha um perfil com o qual poderá entrar nas salas. Aí, então, ele pode ouvir o que as pessoas estão falando ou expor o que quer que tenha a dizer.

Diferente do Facebook e de outras redes sociais, a Clubhouse não conta com feed, textos, curtidas, comentários ou vídeos. Ela possui só um único emoji, uma “mãozinha” que o usuário pode “levantar” quando quiser falar algo em uma sala muito cheia.

Como se fosse uma conversa em tempo real, a Clubhouse não permite recuperar áudios antigos. Os usuários também não precisam clicar em um botão “Enviar”. Desse modo, as pessoas podem debater enquanto dirigem, passam roupas ou fazem outra atividade.

Essa rede social conta, ainda, com funções específicas. Por exemplo, o criador da sala pode bloquear todos de modo que só ele possa falar. E existe também a possibilidade de criar chats privados, o que permite conversas mais reservadas.

Vídeo: o fundador Paul Davison fala sobre a rede social Clubhouse (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

CLUBHOUSE PODE SER ÚTIL PARA O E-COMMERCE?

Sim, a Clubhouse pode ser útil para o e-commerce em vários momentos. Ela pode permitir, por exemplo:

Aumentar o conhecimento:

Os usuários podem ouvir grandes nomes do varejo, atacado, e-commerce, Marketing e outras áreas pertinentes e tentar captar informações que possam ser úteis para as suas lojas.

Demonstrar seus produtos e serviços:

Varejistas como você podem criar salas para apresentar uma loja virtual, bem como os seus produtos para públicos específicos.

Levantar debates:

Se você quiser descobrir como um tecnologia funciona ou como aplicar um serviço ao seu e-commerce, então basta abrir uma sala de discussão na Clubhouse.

Promover eventos:

Lance eventos e promova o engajamento via salas de bate-papo da rede social. Não há nada melhor do que um pouco de divulgação boca a boca para engajar o público.

Além disso, você também pode usar a Clubhouse para facilitar a comunicação entre profissionais da sua própria empresa. Faça, por exemplo, reuniões com participantes remotos e aumente o entrosamento da sua equipe. Vale a pena testar essa nova rede social!

Assim que puder clique em “Social commerce” e saiba como usar essa estratégia para vender muito mais!