Cliente oculto: como usar esse recurso no e-commerce?

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Conheça também os tipos e as vantagens!

O cliente oculto é um profissional que avalia as suas equipes de vendas e atendimento. Imagem: @pikisuperstar
O cliente oculto é um profissional que avalia as suas equipes de vendas e atendimento. Imagem: @pikisuperstar

Cliente oculto, também chamado de cliente misterioso ou mystery shopper, é um profissional que empresas como a sua podem contratar para avaliar a qualidade dos seus serviços de vendas e de atendimento.

Em outras palavras, como um ator, esse profissional representa, isto é, se faz parecer um cliente. Assim, ele entra em contato com a sua equipe de vendas e atendimento via telefone, app mensageiro, rede social, chat, presencialmente ou por outro recurso de comunicação e verifica como é a interação.

Logo depois, o mystery shopper produz um relatório onde aponta pontos críticos e pontos de melhoria na comunicação, nos argumentos de vendas, na postura dos profissionais de vendas e atendimento, na organização da loja, nas formas de pagamento e na exposição dos produtos, entre outros fatores.

TIPOS DE CLIENTE OCULTO

Os tipos de cliente oculto podem ser classificados de acordo com o canal de vendas ou de atendimento para o qual são contratados para atuar. Desse modo, podemos dizer que existem clientes ocultos para canais como:

  • Telefone
  • Presencial
  • Aplicativos mensageiros como o Whatsapp
  • Redes sociais
  • Chats em lojas virtuais
  • E-mail

Seja como for, o objetivo é sempre o mesmo, que é avaliar o serviço prestado por vendedores e atendentes. Ao usar o cliente oculto para realizar esse processo, a sua empresa pode obter muitos benefícios em troca. Continue lendo e fique por dentro!

VANTAGENS DO CLIENTE OCULTO

Ao trabalhar com clientes ocultos, a sua empresa pode obter várias vantagens. Por meio desse profissional é possível, por exemplo:

  • Obter uma análise imparcial acerca dos seus serviços de vendas e atendimento;
  • Identificar erros nos seus processos de vendas e de atendimento;
  • Descobrir se existe ou não uma padronização no atendimento;
  • Descobrir se a promessa da sua marca está sendo entregue adequadamente.

Com efeito, ao compreender melhor o funcionamento dos seus times de vendas e atendimento fica muito mais fácil fazer otimizações, pois você saberá exatamente quais são os pontos que precisam ser melhorados.

Vídeo: conheça os benefícios de um bom atendimento no e-commerce!

COMO USAR NO SEU E-COMMERCE?

Use o cliente oculto no seu e-commerce sobretudo para avaliar o desempenho das suas equipes de vendas e de atendimento no telefone, nos chats e nos apps mensageiros. Não se esqueça de avaliar também a performance das suas equipes nas redes sociais. Dê o seu jeito!

Assim que puder clique em “Atendimento amigável” e saiba qual a importância disso no e-commerce!