Cientistas da USP desenvolvem software que detecta ações fraudulentas em sistemas de recomendações de produtos no e-commerce

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Cuide do conteúdo da audiência e deixe o caminho livre para os bons fregueses!

Sistema detecta fraudes nas recomendações de produtos feitas por usuários no e-commerce
Sistema detecta fraudes nas recomendações de produtos feitas por usuários no e-commerce

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) desenvolveu recentemente, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), um software que descobre se há ações fraudulentas em sistemas de recomendações de produtos no e-commerce.

Chamado de Online-Recommendation Fraud Excluder (Orfel), o software distingue e separa os usuários com comportamento suspeito em lojas como o Google Play ou Amazon, as quais possuem um sistema de recomendação por notas (estrelas).

De acordo com informações dos pesquisadores divulgadas no Jornal da USP, o Orfel é capaz de detectar:

• Padrão lockstep, no qual grupos de usuários entram nos sistemas de recomendação das lojas virtuais e atribuem notas ruins aos produtos, diminuem sua credibilidade e, assim, desestimulam a compra;

• Ações coordenadas de grupos de usuários em momentos aleatórios;

• Posts (reviews de produtos) fraudulentos;

• Promoção ilegítima em páginas no Facebook.

Os pesquisadores afirmam que o Orfel consegue detectar até 95% dos ataques maliciosos aos sistemas de recomendações. Segundo eles, o software é mais eficiente que o similar CopyCatch que, até agora, era considerado o mais avançado no ramo.

O Orfel separa os usuários mal intencionados e deixa a cargo do administrador de e-commerce decidir se deve ou não bani-los e deletar os dados deles do sistema de recomendações.

O programa Orfel ainda não está, contudo, disponível no mercado. Mas para quem, como você, se preocupa com as resenhas feitas pelos consumidores, não deixe de conferir também o sistema da TrustVox, que detecta opiniões fraudulentas realizadas por consumidores nas páginas de produtos da sua loja virtual. Cuide do conteúdo da audiência e deixe o caminho livre para os bons fregueses!