O Ciclo PDCA, também chamado de Ciclo de Deming, é uma metodologia de gestão que viabiliza que uma empresa como a sua possa estabelecer uma cultura de melhoria contínua na performance ao longo do tempo. Do idioma Inglês, a sigla PDCA significa Plan, Do, Check e Act ou, em Português, Planejar, Fazer, Checar e Agir.
O físico, engenheiro e estatístico estadunidense Walter Andrew Shewhart (1891-1967), que é considerado o pai do controle estatístico de qualidade, criou o Ciclo PDCA nos anos 1920. Contudo, foi outro estatístico dos EUA, o professor William Edwards Deming (1900-1993), quem popularizou o recurso nos anos 1950 ao proferir palestras sobre qualidade para empresários japoneses.
COMO USAR O CICLO PDCA NO E-COMMERCE?
Para usar o Ciclo PDCA no e-commerce ou em qualquer outro tipo de empreendimento, basta seguir suas 4 etapas e 8 passos, os quais apresento logo em seguida:
Etapa 1: Planejar
O “Passo 1” é identificar um problema que, neste momento, desestabiliza ou reduz a performance da sua empresa e-commerce. Na sequência, no “Passo 2”, realize um desdobramento do problema, isto é, verifique quais são os detalhes da pendência. Logo depois, no “Passo 3”, use o Diagrama de Ishikawa para descobrir o que está causando o problema. E, no “Passo 4”, crie um plano de ação.
Etapa 2: Fazer
Prossiga, então, para o “Passo 5” do Ciclo PDCA, que é executar o plano de ação. Neste ponto, use o método Kanban, que permite cambiar as tarefas do plano entre “a realizar”, “em andamento” e “finalizado”. Se preferir, faça uso de apps como o Trello, que possibilita que equipes de trabalho possam acompanhar a realização das tarefas online.
Etapa 3: Checar
Quando terminar de executar seu plano de ação ou enquanto o plano é colocado em prática, inicie o “Passo 6” do Ciclo PDCA, que diz respeito a verificar os resultados. Faça, neste ponto, uma análise de desvios, a qual permitirá que você descubra quais foram os desvios negativos e os desvios positivos. Desse modo, você conseguirá entender quais ações foram boas e quais não.
Etapa 4: Agir
Agora é a hora de implantar o “Passo 7”. Para fazer isso, analise os desvios, verifique sobretudo as ações que não deram certo. No lugar delas, crie ações corretivas. E siga, enfim, para o “Passo 8”, que é padronizar as ações que deram bons resultados. Padronizar significa documentar para que a ação possa ser repetida com exatidão no futuro pelas mesmas pessoas ou por outras pessoas.
COMO O CICLO PDCA PODE MELHORAR A PERFORMANCE DO SEU E-COMMERCE?
O Ciclo PDCA pode ser usado em várias oportunidades no e-commerce. Use-o, por exemplo, para melhorar a performance do seu time de back-office. O recurso também pode servir para otimizar processos de vendas online, entre outros fatores. Dê o seu jeito!
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