No e-commerce, o checkout transparente é o tipo de checkout que mantém os consumidores dentro da sua loja virtual enquanto estes realizam o processo de finalização de uma compra. Com efeito, ele proporciona uma sensação de segurança maior para os consumidores, o que reduz o abandono de carrinho e aumenta a conversão.
Para quem não sabe, o checkout é a parte de um fluxo de compra na qual o sistema da loja faz a verificação do pedido, dos endereços de entrega e dos dados de pagamento, entre outras informações dos consumidores. Trata-se, sem dúvida, de uma das etapas mais importantes da Jornada do Cliente em um site de e-commerce.
Em um checkout padrão ou tradicional, o consumidor é conduzido para uma página de terceiro, geralmente da instituição que processa o pagamento, para averiguação de dados. Isso, contudo, gera um gargalo de credibilidade, já que muitos consumidores podem se sentir inseguros com a mudança de página. Em consequência disso, em muitos casos, ocorre o abandono de carrinho.
Em contrapartida, o checkout transparente mantém o consumidor na loja virtual. A comunicação entre a loja e a instituição que processa o pagamento ainda ocorre, mas nos bastidores ou, de forma técnica, no back-end. Isto é, o consumidor não fica sabendo e não nota nenhuma diferença no front-end da loja online. Assim, ele se sente seguro até que a compra seja finalizada.
VANTAGENS DO CHECKOUT TRANSPARENTE
A principal vantagem do checkout transparente é que, ao manter o consumidor na loja virtual, ele não gera desconfiança. Em outras palavras, a quebra de confiança que ocorre no checkout tradicional, quando o consumidor é conduzido para uma página de uma instituição fora da loja virtual, não ocorre no checkout transparente. O resultado é que o consumidor se sente seguro do início ao fim.
Dessa maneira, o índice de abandono de carrinho na loja virtual que passa a usar o checkout transparente tende a diminuir. Esta, por sua vez, é outra vantagem deste recurso ao lado do consequente aumento da conversão.
Como se pode observar, enfim, o checkout transparente melhora a experiência de compras no e-commerce. Portanto, implante este recurso o quanto antes puder na sua loja virtual. E se precisar de ajuda para fazer isso, lembre-se que sempre poderá contar com a Agência e-Plus. Entre em contato conosco para saber mais!
Assim que puder clique em “VTEX Global Checkout” e conheça um recurso que permite ativar o cross border na sua loja virtual!