O checkout na loja virtual é talvez a etapa mais importante de um comércio eletrônico. Sim, pois é nesta etapa em que o consumidor finalmente decide se vai ou não comprar um produto e se tornar cliente. E quanto maior o tempo de espera, maior a chance dele desistir. Por isso, o checkout precisa ser ágil para que as pessoas comprem sem sequer pestanejar.
Mas como agilizar esse processo? É o que você vai ficar sabendo agora. Continue lendo!
COMO AGILIZAR O CHECKOUT NA LOJA VIRTUAL
O que fazer para agilizar o checkout na loja virtual? Bem, que tal, por exemplo:
01 – Melhorar a velocidade da sua loja virtual
Teste a sua loja virtual em ferramentas como a Page Speed Insights. Observe assim os relatórios que essa ferramenta irá mostrar. Mas principalmente tente aplicar as soluções que ela fornece. Você poderá ter que otimizar suas fotos, adiar imagens fora da tela, compactar textos, entre outras coisas. Dá um trabalhão, mas você precisa fazer isso para ter um checkout mais ágil.
02 – Criar uma loja virtual responsiva
Use a melhor plataforma e-commerce que lhe permita criar uma loja virtual responsiva. Isto é, a sua loja online precisa se adaptar aos vários tamanhos e formatos de telas de computadores de dispositivos móveis. Do contrário, vai ficar muito difícil e vagaroso para os consumidores preencherem os cadastros de checkout. Melhore isso!
03 – Contar com cadastro simples
Peça para os consumidores inserirem no cadastro de checkout apenas os dados mais necessários. Evite usar essa etapa para coletar informações irrelevantes. Não faça desse cadastro uma pesquisa do Ibope, pois não é o caso agora. Peça apenas nome e e-mail a princípio, mais à frente peça o endereço e por aí vai.
04 – Usar formulários intuitivos
Crie formulários intuitivos para o momento do cadastro. Em outras palavras, produza formulários com campos que possam ser facilmente reconhecidos. Em hipótese alguma faça o consumidor ler uma instrução para poder compreender ao que se refere cada campo do formulário. Tudo precisa estar bem visível e fácil de assimilar.
05 – Incluir um link para editar o carrinho de compras
Insira na etapa de checkout um link discreto para que o consumidor possa editar o carrinho sem precisar procurar o botão que retorna para a homepage da loja. Muitas vezes o consumidor esquece de adicionar um produto ao carrinho e assim precisa voltar rápido para a loja virtual. O link vai ajudá-lo nesse processo. No mais, saia do caminho e deixe o consumidor comprar.
06 – Ordenar as formas de pagamento
Coloque as formas de pagamento mais usadas na sua loja virtual em primeiro lugar na lista. Desse modo, os compradores poderão finalizar um pedido de forma mais ágil. Por motivos óbvios, evite incluir os métodos de pagamento mais usados no final da lista. Se puder, inclua ícones intuitivos que permitam encontrar cada método rapidamente.
07 – Eliminar distrações
Mantenha a página de checkout o mais limpa possível. Isso significa que ela não deve ter anúncios de nenhuma forma. Evite também incluir imagens chamativas. Exceção feita ao link para editar o carrinho de compras, não inclua mais nenhum link que faça com que o consumidor saia da página de checkout.
08 – Incluir as datas de entrega nos métodos de envio
Liste as várias opções de entrega, cada qual com sua data de envio. Assim, o consumidor não perderá tempo tentando saber qual delas tem o melhor custo-benefício. Ou seja, o consumidor não terá que abrir chamados para saber quando o produto será entregue. Ao listar os dias das entregas, porém, certifique-se de incluir aí o tempo de processamento e pagamento do pedido.
09 – Permitir redefinição de senha
Deixe claro que o comprador pode redefinir a senha quando desejar. Navegadores como o Chrome salvam as senhas usadas para entrar em lojas virtuais, mas quando o histórico é limpo, as senhas podem sumir. Dessa forma, ponha um link sobre a frase “Esqueceu sua senha” que leve o consumidor para uma página de redefinição. Assim o processo fica mais rápido.
10 – Informar de forma adequada
Explique os possíveis erros de preenchimento de cadastro do jeito certo. Por exemplo, ao invés de retornar a palavra “recusado”, retorne “parece haver um problema com o seu cartão. Digite novamente o seu número, por favor”. E ao invés de “CEP inexistente” retorne “Queremos garantir que seu produto chegue à sua residência. Por favor, digite seu CEP outra vez”.
Além de otimizar cada item dessa lista, procure incluir um mapa com as etapas do checkout. Por exemplo, “etapa 1: pedido”; “etapa 2: pagamento”; “etapa 3: transporte”, etc. Isso vai evitar que o consumidor fique ansioso. Saber qual é o início, o meio e o fim do processo é algo que tranquiliza o comprador.
APERFEIÇOE O CHECKOUT NA LOJA VIRTUAL
Não menos importante do que a lista de otimizações que acabou de ler é o fato de que você precisa testar. O que funciona para uma loja virtual pode não funcionar para outra, pois o público tem idades diferentes, gostos diferentes e modos diferentes de navegar na internet. Por isso, faça testes o tempo todo e corrija o que for preciso. Use para tanto as ferramentas do Marketing de Performance.
Assim que puder clique em “SmartCheckout” e conheça esta função da plataforma VTEX.