Uma pesquisa realizada com 213 varejistas online cadastrados pelo portal E-commerce Brasil e publicada em outubro de 2017 demonstrou que a preferência dos donos de lojas virtuais quando o assunto é plataforma e-commerce.
De acordo com o estudo, a tríada formada por baixo custo, check-out transparente e criatividade é a mais esperada pelos empreendedores online nos sistemas de criação e gestão de lojas virtuais, nessa ordem:
• 126 assinalaram o “custo” como fator mais importante
• 118 assinalaram o “check-out transparente”
• 115 assinalaram a capacidade do sistema de “criar funcionalidades”
• 113 assinalaram “integração com marketplace”
• 104 assinalaram “usabilidade”
• 091 assinalaram “dashboard completo”
• 010 assinalaram “outros”
Os empreendedores também responderam a uma questão na qual deveriam dar uma nota de 0 a 5 para a pergunta “Quão importante é o preço de uma plataforma para sua operação?”, o que gerou os seguintes resultados:
• 40,4% deram nota 5
• 29,6% deram nota 4
• 25,8% deram nota 3
• 03,8% deram nota 2
• 00,5% deu nota 1
Como se vê, o custo é o fator mais impactante para os empreendedores na hora de optar por um ou por outro sistema e, talvez por isso, empresas fornecedoras de plataformas e-commerce como a Vtex trabalhem com uma ampla faixa de preços, os quais se encaixam ao orçamento dos mais diferentes projetos.