Chatbots são softwares com Inteligência Artificial que simulam a interação humana em meio a um ambiente de chat. Um chatbot fornece respostas pré-programadas e personalizadas para as pessoas em sites da web. Desse modo, ele pode ser utilizads para atender consumidores em lojas virtuais, marketplaces e outros sites de e-commerce.
O uso de chatbots têm tido uma grande adesão no comércio eletrônico. Para você ter uma ideia, de acordo com previsão da Insider Intelligence, os gastos dos consumidores no varejo em todo o mundo por meio dos chatbots atingirão US $142 bilhões em 2024. Isso é dezenas de vezes mais que os US $2,8 bilhões obtidos em 2019.
O potencial da ferramenta é grande. De fato, os chatbots podem proporcionar múltiplos benefícios para a operação de um e-commerce. Ele imprime maior velocidade no atendimento e elimina custos, entre outras vantagens. Continue lendo e saiba mais sobre isso agora mesmo!
7 VANTAGENS DE USAR OS CHATBOTS NO E-COMMERCE
Ao implementar um chatbot no seu e-commerce você pode obter vantagens como:
1 – Experiência de atendimento positiva:
Os chatbots podem oferecer melhor experiência de atendimento. A saber, 87,2% dos consumidores têm experiências neutras ou positivas com chatbots. Apenas 12,8% relatam experiências negativas com esse recurso, de acordo com dados da Drift citados pelo blog da Startup Bonzai.
2 – Resolução de ponta a ponta:
Conforme informações do Comm100 também citadas pelo blog da Startup Bonsai, os chatbots lidam com 68,9% dos chats do início ao fim. Ou seja, esse recurso consegue oferecer uma resolução de ponta a ponta para a maioria dos consumidores.
3 – Gerar leads de qualidade:
Ainda segundo o blog da Startup Bonsai com informações da Drift, 55% das empresas que usam chatbots geram mais leads de alta qualidade. Além disso, os chatbots conseguem capturar um grande número de leads, pois funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
4 – Respostas rápidas:
Os chatbots proporcionam um atendimento mais rápido aos consumidores. De acordo com dados da UserLike, 68% dos entrevistados de um estudo citaram que um dos aspectos mais positivos do chatbot é que ele responde rapidamente.
5 – Redução dos carrinhos abandonados:
Um estudo citado na Chatbots Magazine demonstra que o uso do chatbot pode reduzir os carrinhos abandonados. A experiência constatou que a integração de chatbots de carrinhos abandonados no Facebook Messenger aumenta a receita de comércio eletrônico em 7 a 25%.
6 – Maior aceitação no varejo:
Os consumidores que compram no varejo online são os que mais aceitam os chatbots. Conforme dados da Invesp, 38% deles aceitam os chatbots. Enquanto isso, na área de cuidados de saúde a aceitação é de 27%, em telecomunicações 25% e no setor bancário 20%.
7 – Liberação de tempo:
Conforme dados da Invesp, 34% dos executivos dizem que o tempo que liberam por meio dos chatbots permite que eles se concentrem no pensamento profundo e na criação. Em outras palavras, os chatbots liberam tempo para você otimizar a sua empresa.
Ademais, vale dizer, segundo estimativa da Juniper Research, ao automatizarem múltiplas atividades como as de atendimento e suporte, os chatbots podem ajudar as empresas a economizarem até US $8 bilhões até o final de 2022.
Como se pode observar, pode valer muito a pena implantar um chatbot na sua loja virtual. Lembrando que é muito fácil implantar esse recurso, já que para isso basta integrar uma ferramenta como a Livechat ou Movidesk, por exemplo. Enfim, implante e faça seus testes!
Assim que puder clique em “Soluções de chat” e conheça 5 ferramentas de atendimento para loja virtual!