Chat na loja virtual, também chamado de bate-papo ou chat ao vivo em loja virtual, é uma forma de atendimento que permite que consumidores e vendedores interajam em tempo real. Desse modo, é possível tirar dúvidas, apresentar produtos e gerar engajamento, entre outras vantagens.
Canal de comunicação com tendência de crescimento, o investimento em chat ao vivo pode atingir US $987,3 milhões até 2023, de acordo com informações do Business 2 Community. Como se pode observar, o investimento no recurso é pesado e não é por menos. Saiba mais em seguida!
7 MOTIVOS PARA USAR CHAT NA LOJA VIRTUAL
Existem vários motivos para você começar a usar chat na loja virtual. Por exemplo, por meio desse recurso é possível obter:
1 – Aumento da receita:
De acordo com dados da LTV Plus citados em um post do blog Tech Jury, o uso de chat na loja virtual pode melhorar as conversões de vendas em até 12%. De fato, consumidores que conseguem tirar dúvidas de imediato têm maior tendência a realizar uma compra.
2 – Aumento no valor do pedido:
Os clientes que conseguem conversar com um vendedor ou atendente via chat antes de fazer uma compra podem gerar pedidos com um valor 10% maior do que a média, conforme informações da Forrester citadas no blog ICMI.
3 – Maior fidelização:
Uma pesquisa da Emarketer citada em um post já mencionado do blog Tech Jury revela que 63% dos consumidores têm maior propensão a retornar a um site que possua chat. Ou seja, conversas entre vendedores e consumidores podem gerar maior fidelização.
4 – Melhor experiência de atendimento:
Para cerca de 73% dos consumidores, o chat em loja virtual é a forma mais satisfatória de comunicação que uma empresa pode oferecer, conforme dados da Invest citados em artigo do blog 99Firms. Se a ideia, portanto, é atender bem, então vale a pela implantar o chat no seu e-commerce.
5 – Mais agilidade nas respostas:
Ainda de acordo com o já mencionado post do blog da 99Firms, 79% dos consumidores prezam pelo chat ao vivo em loja virtual porque por meio desse recurso é possível obter respostas imediatas às suas dúvidas.
6 – Conscientização sobre produtos:
Um estudo da AMA citado pela 99Firms informa que o chat ao vivo pode ser usado ao longo de toda a Jornada do Consumidor. Dessa maneira, em 29% dos casos ele pode ser empregado na fase de conscientização de produtos.
7 – Leads mais valiosos:
De acordo com a ICMI citada pelo Super Office, os visitantes de sites que interagem com a empresa via chat valem 4,5 vezes mais do que outros visitantes que não o fazem. Toda vez que alguém interage via chat demonstra desejo de comprar algo e, por isso, o seu valor é maior.
Se é tão bom assim, então como implantar o chat na loja virtual? Esse é o tema do próximo tópico. Continue lendo!
COMO IMPLANTAR UM CHAT NA LOJA VIRTUAL?
A melhor forma de implantar um chat ao vivo na loja virtual é contar com uma plataforma headless como a VTEX, por exemplo. Por meio dessa plataforma e-commerce você pode integrar apps de chat de empresas terceiras por meio de APIs em um processo plug and play.
Desse modo, ao invés de desenvolver uma solução de chat do zero você pode usar uma que já está pronta e testada. Há várias delas, sendo algumas das mais populares o Omnichat, o Jivochat e o LiveChat.
Essas soluções contam com recursos como sistemas de notificações, transferência de sessões de atendimento, respostas gravadas, integração com apps mensageiros como o WhatsApp, sistemas de automação, apontamento de horas e muito mais. Vale a pena experimentar.
Assim que puder clique em “5 soluções de chat para lojas virtuais” e conheça apps de bate-papo incríveis para implementar no seu e-commerce!