No e-commerce, o chat ao vivo é o nome dado ao app ou recurso de bate-papo por texto ou vídeo que pode ser integrado a uma loja virtual e que permite que um vendedor converse com um consumidor em tempo real. Desse modo, essa ferramenta permite tirar dúvidas e objeções, mostrar produtos, bem como anotar o contato dos visitantes da loja, entre outras ações.
Em franco crescimento, o investimento das empresas neste canal de comunicação pode chegar a US $987,3 milhões até 2023, de acordo com dados do Business 2 Community. Como se pode observar, o investimento é pesado e aproveitar essa tendência pode proporcionar algumas vantagens sobre os seus concorrentes.
VANTAGENS DO CHAT AO VIVO
São muitas as vantagens de implantar o chat ao vivo na sua loja virtual. Para você ter uma ideia, de acordo com infográfico da Invesp:
- 73% dos consumidores consideram o bate-papo ao vivo a maneira mais satisfatória de se comunicar com uma empresa;
- 77% dos clientes não farão uma compra se não houver suporte por chat ao vivo;
- 42% dos consumidores selecionaram o chat ao vivo como seu método preferido de fornecer informações de contato, mais do que qualquer outro método de geração de leads;
- 92% de taxa de satisfação do cliente é o que possui o chat ao vivo;
- 44% dos consumidores online dizem que ter perguntas respondidas por uma pessoa ao vivo no meio de uma compra online é um dos recursos mais importantes que um site pode oferecer;
- 63% dos consumidores são mais propensos a retornar a um site que oferece chat ao vivo;
- 73% dos consumidores ficam satisfeitos com uma experiência de chat ao vivo em comparação com e-mail (51%) e telefone (44%);
- 60% mais gastos com compras é o que geram os consumidores que usam o chat ao vivo em relação aos que não usam;
- 38% dos consumidores disseram que já fizeram uma compra devido a uma boa sessão de chat ao vivo.
Além disso, vale dizer, a implantação de um app de chat ao vivo na sua loja virtual pode causar um aumento de 20% na conversão. Ainda conforme o infográfico da Invesp, os consumidores que conversam ao vivo na loja são 2,8 vezes mais propensos a converter do que aqueles que não conversam. Ao que parece, o recurso permite oferecer um melhor atendimento ao público.
COMO IMPLANTAR O RECURSO NA SUA LOJA VIRTUAL
A forma mais fácil de contar com um chat ao vivo na sua loja virtual é integrar um app do tipo à sua plataforma e-commerce por meio de uma API, em um processo plug and play. Assim, ao invés de desenvolver um app do zero, você poderá contar com um já pronto e testado.
Existem vários apps de chat ao vivo no mercado, os quais possuem ótimas qualidades. Você pode usar, por exemplo, o Zendesk, o Livechat ou o Jivochat. Outras opções são o Omnichat e o Movidesk, entre outros.
Esses apps de chat ao vivo possuem recursos muito interessantes como sistemas de automação de mensagens, sistemas de notificações e transferências de sessões de atendimento, por exemplo. Além disso, eles contam com respostas gravadas, apontamento de horas, integração com apps mensageiros como o WhatsApp e muito mais. Vale a pena experimentar um deles na sua loja virtual!
Assim que puder clique em “Atendimento ao cliente” e saiba por que isso é tão importante!