Certificação Google Ads é um documento oficial que atesta que uma empresa ou profissional possui a habilidade de planejar, executar e otimizar campanhas de anúncios patrocinados nas mídias da empresa Google e em seus sites parceiros.
Essa certificação é ideal para agências de Marketing e agências de performance. Todavia, ela pode ser obtida por profissionais avulsos. Desse modo, você dono(a) de loja virtual poderá incentivar seus colaboradores de Marketing para que eles obtenham a credencial e assim sejam profissionais mais qualificados.
COMO OBTER UMA CERTIFICAÇÃO GOOGLE ADS?
A primeira coisa que você precisa fazer para obter um credenciamento em links patrocinados é criar uma conta no Google. Em seguida, você deve usar e-mail e senha dessa conta para fazer login na plataforma Skillshop, popularmente chamada de Google Ads Academy.
Uma vez dentro da Skillshop você terá acesso a seis tipos de habilitações em anúncios patrocinados. Clique nos links para conhecer cada uma delas:
Ao entrar em cada uma dessas páginas, a primeira coisa que se vê é um texto de introdução da certificação. Ajuste o seu navegador de modo que ele possa fazer a tradução automática para a Língua Portuguesa, se desejar. Leia o conteúdo até chegar na parte das provas.
Provas e conteúdo de apoio
Repare que há dois tipos de provas. Uma pré prova opcional e a prova oficial. Ambas são gratuitas. Recomendo fazer as duas começando pela opcional. Entretanto, antes de iniciar qualquer uma delas é possível estudar o tema.
Os tópicos para estudo ficam disponíveis logo abaixo das chamadas para as provas. Clique em cada tópico para dessa maneira iniciar seu aprendizado. Quando se sentir pronto(a) faça a prova oficial.
Você e/ou os seus colaboradores terão 75 minutos para dar suas respostas. Cada qual precisará obter pontuação de no mínimo 80% para obter a certificação. Se não passar não se preocupe, pois a prova poderá ser refeita no dia seguinte.
VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO GOOGLE ADS PARA EMPRESAS DE E-COMMERCE
Como dito no início deste artigo, a Certificação Google Ads é importante sobretudo para agências de Marketing, pois ela demonstra que os funcionários destas estão melhor preparados para criar, executar e gerenciar campanhas de anúncios para empresas clientes. Mas além disso, ela também proporciona vantagens para empresas de e-commerce que contam com departamento de Marketing próprio.
Quando o(a) dono(a) de um e-commerce submete seus funcionários aos treinamentos e testes do Google Ads, ele(a) os está preparando para lidar melhor com os anúncios da sua própria empresa.
Sendo assim, ele(a) poderá contar com anúncios patrocinados melhores, que custam menos e que geram mais visitas, leads e vendas em sua loja virtual, multi loja ou marketplace, por exemplo. Ademais, a certificação vai agregar mais valor aos próprios funcionários, o que fará com que eles trabalhem mais felizes e motivados.
BENEFÍCIOS DE CONTRATAR AGÊNCIAS COM SELO GOOGLE PARTNER
Quem no e-commerce não tem departamento de Marketing precisa contar com os serviços de uma agência de Marketing ou agência de performance como a e-Plus. Neste caso é fundamental verificar se a empresa é credenciada Google Partner.
Agências com credenciamento Google Partner passaram pelo treinamento e obtiveram as certificações Google Ads. Por isso, elas estão um passo à frente das demais no que diz respeito à gestão de campanhas de links patrocinados.
A agência e-Plus possui selo Google Partner desde 2015. De lá para cá ela tem cuidado das campanhas de anúncios de diversas empresas de e-commerce. Caso queira experimentar o serviço de links patrocinados para e-commerce fornecido pela e-Plus, clique no botão em seguida e entre em contato: