Foi publicado no final de agosto, pela Ebit, o relatório WebShoppers 38, que aponta sobretudo o desempenho das categorias e-commerce no primeiro semestre de 2018. De acordo com esse estudo, a categoria “Cosméticos” ultrapassou “Moda” em número de pedidos. Confira!
Desempenho das categorias e-commerce em 2018
Conforme o WebShoppers 38, as 10 categorias com maiores percentuais de volume de pedidos no primeiro semestre de 2018 fora as seguintes:
1. 15,0% – “Saúde, cosméticos e perfumaria”
2. 14,5% – “Moda e acessórios”
3. 10,9% – “Casa e decoração”
4. 09,8% – “Eletrodomésticos”
5. 07,7% – “Telefonia e celulares”
6. 07,7% – “Esporte e lazer”
7. 07,6% – “Livros, assinaturas e apostilas”
8. 05,1% – “Informática”
9. 03,8% – “Eletrônicos”
10. 02,2% – “Alimentos e bebidas”
Já, no entanto, quando se trata de volume financeiro (faturamento), as 10 categorias e-commerce com os melhores percentuais no período foram:
1. 18,9% – “Telefonia e celulares”
2. 17,9% – “Eletrodomésticos”
3. 11,2% – “Eletrônicos”
4. 09,8% – “Informática”
5. 09,5% – “Casa e decoração”
6. 06,2% – “Saúde, cosméticos e perfumaria”
7. 06,0% – “Moda e acessórios”
8. 04,2% – “Esporte e lazer”
9. 02,4% – “Acessórios automotivos”
10. 02,3% – “Livros, assinaturas e apostilas”
Na edição 37 do mesmo estudo, a categoria “Saúde, cosméticos e perfumaria” ocupava o segundo lugar na lista de pedidos e o sétimo na lista de faturamento, em ambos os casos atrás de “Moda”. Agora, como se pode observar, ela ultrapassou “Moda” nos dois quesitos.
Categorias e-commerce em crescimento
Ainda conforme o WebShoppers 38, algumas categorias apresentaram crescimento considerável de 2017 para 2018, são elas:
• Eletrônicos: cresceu 17% em número de pedidos e 30% em faturamento
• Casa e decoração: cresceu 11% em pedidos e 29% em faturamento
• Saúde, cosméticos e perfumaria: 33% em pedidos e 45% em faturamento
Nesse contexto, o estudo demonstrou enfim que a categoria “Esportes e lazer” obteve um crescimento de 35% no volume de pedidos no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Categorias e-commerce que mais ofereceram frete grátis
Mas de 50% dos pedidos de “Moda e acessórios” e de “Telefonia e celulares” foram enviados aos clientes sem taxa de entrega. Essas foram as categorias e-commerce em que os consumidores mais usufruíram de frete grátis até o momento, em 2018.
Um quadro publicado no relatório WebShoppers 38 expõe que o mercado geral tem realizado mais entregas com frete grátis do que as lojas virtuais top 10 do Brasil, desde o primeiro trimestre de 2015, quando houve um empate em 43%, confira:
Ademais, leia também o artigo “9 categorias que mais faturam no e-commerce” e tenha uma base melhor para a escolha da categoria mais adequada para o caso de quando você for criar uma loja virtual.