Carrinho persistente VTEX: o que é e quais as vantagens de usar no seu e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça este recurso que proporciona mais conveniência aos consumidores da sua loja virtual!

O carrinho persistente VTEX salva as ações dos consumidores e assim oferece mais conveniência. Imagem: @macrovector
O carrinho persistente VTEX salva as ações dos consumidores e assim oferece mais conveniência. Imagem: @macrovector

Carrinho persistente VTEX é um recurso das lojas virtuais produzidas com a plataforma VTEX, o qual salva os produtos que os consumidores inserem no carrinho para uso no futuro. Desse modo, se o cliente fechar a página por algum motivo e voltar depois, os produtos ainda estarão no carrinho.

Esse recurso funciona por meio dos chamados cookies. Os web cookies, para quem não sabe, são arquivos temporários que podem ser armazenados nos navegadores dos dispositivos enquanto os usuários navegam nos sites da web. Os carrinhos VTEX contam com cookies persistentes, que guardam as ações dos consumidores por um longo tempo.

Desse modo, se um consumidor acessa a sua loja virtual, insere um produto no carrinho e depois sai sem finalizar a compra, o carrinho persistente VTEX salva os dados do consumidor e dos produtos. Com efeito, quando no futuro o mesmo consumidor acessar a loja no mesmo dispositivo e mesmo sem fazer login, o produto ainda estará no carrinho.

Além disso, se o consumidor acessar a loja, fizer o login e inserir produtos no carrinho, então os produtos ainda estarão lá futuramente mesmo que o acesso seja feito em outros dispositivos. Ou seja, é um recurso que proporciona maior praticidade. Ele oferece melhor experiência de compra e, por isso, pode aumentar o número de vendas na sua loja virtual.

VANTAGENS DO CARRINHO PERSISTENTE VTEX

O carrinho persistente VTEX oferece algumas boas vantagens aos consumidores do seu e-commerce. A primeira delas é a conveniência para os compradores que estão nas primeiras etapas da Jornada do Cliente. Isto é, os compradores que estão nas fases de conscientização, de consideração e de intenção ainda não querem comprar. Eles estão apenas se informando, comparando os produtos e os preços, verificando o frete, etc.

Dessa maneira, assim que se sintam prontos para comprar, eles podem voltar à sua loja virtual. E se isso acontecer, então será mais conveniente que o produto já esteja no carrinho, bastando ao comprador partir para a compra daí em diante ao invés de procurar e selecionar o produto novamente. Essa praticidade pode gerar muito mais vendas na sua loja online.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX
Vídeo: a performance VTEX!

Outra vantagem do carrinho persistente VTEX é que ele possibilita reduzir o número de carrinhos abandonados. Neste caso, logo depois do consumidor sair da página de vendas da sua loja virtual deixando para trás um carrinho com produto dentro, você poderá enviar e-mails ao consumidor lembrando-o de finalizar a compra. Uma sequência de e-mails bem produzida pode convencer o consumidor a voltar à sua loja e tomar uma decisão de compra.

Uma das empresas que usam o carrinho persistente VTEX é o Walmart Argentina. Aliás, a loja do Walmart também conta com um carrinho de fácil gestão, o qual possui seletor de quantidade e monitoramento de valor mínimo do pedido. Junto com o carrinho persistente, esses recursos proporcionam muito mais conveniência aos consumidores e ajudam a gerar mais vendas para o e-commerce da empresa. Enfim, experimente você também na sua loja virtual!

Assim que puder clique em “Recuperação de carrinho” e conheça quatro formas de fazer o consumidor finalizar a compra!