Olá, olá, minhas amigas e amigos leitores do blog da Agência e-Plus! Neste ano de 2023 venho apresentar para vocês uma nova série de conteúdo. Desta vez, uma vez ao mês, vou comentar aqui os grandes cases de sucesso da VTEX. Hoje, por exemplo, mostrarei como a famosa marca de hipermercados Carrefour Brasil obteve um crescimento de 30% na taxa de conversão após migração para a plataforma VTEX IO. Acompanhe em seguida!
CONHEÇA O CARREFOUR BRASIL
O Carrefour é uma tradicional marca francesa de hipermercados fundada em 1959. É uma empresa que conta com um batalhão de mais de 300 mil funcionários. Estes colaboradores atuam em aproximadamente 14 mil unidades em 40 países, sendo um destes países o Brasil.
O Carrefour Brasil, como o chamam aqui, iniciou suas operações em 1975. Em quase 50 anos de história em território nacional, implantou 817 lojas, entre as quais 241 hipermercados e 41 supermercados. Hoje, a marca vende mais de 25 milhões de produtos ao ano no país.
Com a evolução do comércio eletrônico nos anos 2000, o Carrefour Brasil chegou a implantar um e-commerce, mas o desativou em 2012 por falta de estratégia e de resultados. Por quatro anos, a empresa ficou sem e-commerce no Brasil.
A reentrada do Carrefour Brasil no e-commerce em 2016 ajudou a empresa a prosperar no mundo online. Todavia, a plataforma e-commerce monolítica impedia o crescimento. Então, em 2019, os diretores da marca resolveram mudar de plataforma. É aqui que entra a VTEX. Continue lendo!
O PROJETO CARREFOUR + VTEX IO
O projeto dos diretores do Carrefour Brasil é transformar a famosa marca de hipermercados na principal fornecedora de e-commerce do setor de mercados no Brasil. Para colocar isso em prática, eles chegaram à conclusão de que seria necessário uma plataforma e-commerce mais moderna. Por isso, escolheram migrar da antiga plataforma monolítica para a VTEX IO.
A VTEX IO, para quem ainda não conhece, é uma plataforma low-code e, sendo assim, permite que os desenvolvedores criem aplicações por meios declarativos ou por métodos como “apontar e clicar, arrastar e soltar”. Desse modo, ela possibilita unir componentes pré-programados, além de estilos de design pré-definidos, com o objetivo de transformá-los em apps ou em lojas online, por exemplo, de um jeito mais prático e fácil.
Com efeito, por meio da VTEX IO, varejistas como você podem desenvolver e combinar serviços e aplicativos próprios, da VTEX e de terceiros e, dessa maneira, criar soluções personalizadas para o seu comércio online e comércio unificado.
O projeto de migração envolveu a participação de cerca de 16 empresas, bem como equipes da VTEX e departamentos internos do próprio Carrefour Brasil. Além da migração, foi realizado um processo de mudança cultural na empresa para adaptar colaboradores acostumados com a antiga tecnologia monolítica para a nova tecnologia headless da VTEX.
Ao todo, foram migrados 7 milhões de SKUs e 13 milhões de clientes para a VTEX. Devido à escalabilidade e às funcionalidade de gestão de master data da VTEX, o processo foi um sucesso. A migração, concluída em apenas 5 meses, em 2019, permitiu a criação de uma nova gama de soluções e experiências para os consumidores da loja e marketplace do Carrefour Brasil. Saiba mais em seguida!
SOLUÇÕES
Após a migração da loja virtual e marketplace do Carrefour Brasil para a plataforma VTEX IO, a marca de hipermercados passou a contar com novas e melhores formas de fazer promoções online.
Além disso, a empresa agora pode oferecer experiências omnichannel e regionalizadas. Em outras palavras, os consumidores podem escolher receber em casa os produtos comprados online, retirar na loja ou em um um ponto físico à escolha, entre outras experiências de entrega.
Outra solução importante implementada no e-commerce Carrefour Brasil foi o SmartCheckout, uma tecnologia que possibilita que os consumidores possam finalizar compras com apenas um clique e sem necessidade de inserir senha. O checkout mais rápido favorece as compras por impulso.
Com a migração para a VTEX IO, o e-commerce do Carrefour Brasil também aumentou as opções de pagamento para o cliente online, passou a contar com um sistema de buscas internas personalizado, e ampliou as suas ferramentas de pós-vendas. Estas e outras mudanças e novidades aceleraram as vendas da empresa no país.
RESULTADOS DO PROJETO CARREFOUR + VTEX
O projeto de migração da loja virtual e marketplace do Carrefour Brasil para a plataforma VTEX IO rendeu ótimos frutos. O Carrefour obteve uma melhora de 168% nos índices do Net Promoter Score, revelando maior satisfação dos consumidores com a marca. Além disso, o Carrefour Brasil conquistou um crescimento de 30% na taxa de conversão.
Agora, a empresa pode focar em cada vez mais melhorias personalizadas, as quais podem ser implementadas com facilidade por meio das tecnologias headless da VTEX. Com isso, a tendência é crescer cada vez mais no e-commerce e afirmar a marca como uma das melhores do mundo no setor de mercados.
COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM VTEX?
Para implantar projetos com as tecnologias VTEX na sua empresa é necessário contar com o suporte de uma agência especializada. A Agência e-Plus, por exemplo, é parceira e certificada VTEX desde 2015.
Com uma lista com mais de 300 clientes, a Agência e-Plus já desenvolveu lojas virtuais para empresas do Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Chile e outros países da América e Europa.
Vale mencionar, a Agência e-Plus é reconhecida globalmente pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimento avançado na área técnica.
Para contratar a Agência e-Plus para projetos de e-commerce com as tecnologias VTEX basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via aplicativo mensageiro: