Captura de demanda: o que é e o que isso tem a ver com o seu e-commerce?

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3 formas de chamar a atenção dos consumidores que já estão prontos para fazer uma compra

Foto: homem sorridente com camisa listrada emerge de um fundo amarelo, gritando em um megafone. Essa imagem remete ao tráfego pago, uma das estratégias para captura de demanda.
O tráfego pago é uma das melhores estratégias para a captura de demanda. Foto meramente ilustrativa: @master1305

No Marketing e no e-commerce, a captura de demanda é a ação de convencer os consumidores que já sabem que necessitam de um determinado produto para lhes solucionar um problema, a comprarem este produto na sua loja virtual ao invés de fazerem isso na loja do seu concorrente. Em resumo, a demanda já existe, você só precisa captá-la.

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Desse modo, enquanto na geração de demanda, que é outro conceito do Marketing e do e-commerce, os consumidores ainda não sabem que têm um problema e, portanto, ainda não têm necessidade de um produto; na captação de demanda essa necessidade já existe e, sendo assim, você só precisa dar o empurrãozinho final, que é persuadir o consumidor a fazer a compra.

Sabendo disso, mostraremos em seguida algumas ótimas estratégias para você, comerciante online, realizar a captura de demanda. Em outras palavras, diremos o que fazer para transformar os consumidores que já sabem o que precisam comprar a se tornarem os seus clientes. Continue lendo!

3 ESTRATÉGIAS PARA CAPTURA DE DEMANDA

O primeiro passo para realizar a captura de demanda no seu e-commerce é estar ciente de que neste ponto se deve usar um discurso persuasivo. Isto é, todo o seu conteúdo que se destina para este propósito deve conter gatilhos de vendas como os de Cialdini ou os do Neuromarketing.

Com isso em mente, comece a utilizar estratégias de captura de demanda como:

Tráfego pago:

Invista na produção e veiculação de anúncios na web. Para isso, use plataformas como a Google Ads e a Meta Ads, por exemplo. Assim, quando um consumidor procurar seu produto no Google, o seu anúncio aparecerá no topo da página, facilitando o clique. O mesmo acontecerá no Facebook, Instagram e outras mídias da Meta. Isso gerará tráfego pago qualificado para sua loja virtual, aumentando suas vendas.

Tráfego pago

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Tráfego orgânico:

O tráfego orgânico também é uma ótima estratégia para captura de demanda. No entanto, sua implementação não é instantânea como os anúncios patrocinados. De fato, artigos de blog e páginas de vendas de lojas online com ótimo SEO podem demorar meses até começarem a aparecer nas primeiras colocações das SERPs. Entretanto, quando isso ocorrer, essas páginas passarão a gerar um tráfego qualificado pelo qual não precisará pagar.

Vídeo: saiba como usar o SEO para gerar mais tráfego orgânico (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

E-mail Marketing:

Esta é uma excelente estratégia, sendo ainda melhor se você usar dentro de um projeto de Inbound Marketing. Desse modo, você poderá capturar leads (contatos) utilizando uma plataforma de Inbound como a RD Station, por exemplo. Essa plataforma lhe ajudará sobretudo a segmentar os leads. Com efeito, você poderá distribuir conteúdo persuasivo via E-mail Marketing para esses leads de forma personalizada. Isso certamente pode aumentar muito sua conversão de vendas.

Inbound Marketing no E-commerce

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Enfim, tráfego pago, tráfego orgânico e E-mail Marketing são ferramentas muito boas para captação de demanda. O investimento nessas ferramentas não é tão alto e, por isso, o acesso a elas é facilitado. Além disso, elas podem gerar um bom retorno sobre o investimento. Ao potencializar a captura de demanda dessa maneira no seu e-commerce, é certo que alcançará algumas vantagens no mercado. Saiba mais em seguida!

VANTAGENS DA CAPTURA DE DEMANDA

Ao investir na captura de demanda no seu e-commerce você poderá obter vantagens como:

  • Maior capacidade de enviar ofertas sob medida, o que sem dúvida pode aumentar sua conversão;
  • Melhor aproveitamento da demanda disponível e consequente aumento das vendas;
  • Aumento da competitividade, isto é, do seu poder de vendas frente aos seus concorrentes.

Por estes e outros benefícios, é de extrema importância que você comece a utilizar ferramentas de tráfego pago, tráfego orgânico e E-mail Marketing, entre outras, no seu comércio online. Descubra, em seguida, como implementá-las!

COMO IMPLEMENTAR A CAPTURA DE DEMANDA?

Para implementar ferramentas de tráfego pago, tráfego orgânico e E-mail Marketing e, dessa maneira, aumentar a captura de demanda, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação nas melhores plataformas de Marketing para este propósito, tais como a RD Station, Google Ads e Meta Ads. Ela tem credibilidade, portanto, para implementar, testar, configurar, otimizar, atualizar, evoluir, escalar e gerenciar projetos neste sentido. Além disso, ela fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Saiba mais sobre a Agência e-Plus!

A Agência e-Plus atua no mercado de desenvolvimento de e-commerce e aplicação de Marketing Digital desde 2013. Neste meio tempo, ela já realizou mais de 400 grandes projetos para empresas como a Rede Torra, Drogaria Globo e Sonda, por exemplo, no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Equador e Costa Rica, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: