Canais de vendas online é o nome com o qual os varejistas costumam chamar os pontos de contato de suas empresas com os consumidores na internet. Nesses pontos de contato, os consumidores compram produtos, que logo depois são entregues em suas casas, local de trabalho ou outro lugar que eles designarem.
Em meados dos anos 1990, isto é, no início do e-commerce, bastava contar com um canal de vendas, o site de comércio eletrônico, para ter sucesso. Mas com a evolução das tecnologias, agora existem inúmeros outros canais como as redes sociais, os apps mensageiros e os apps de compras, entre outros, que adicionam várias camadas de complexidade ao varejo online.
Por conta desta complexidade, os varejistas precisam sempre ficar de olho nas pesquisas, pois isso lhes permite saber para quais canais eles devem alocar mais recursos. Por isso, neste artigo, apresento um estudo recente que aponta justamente isso. Confira adiante!
CANAIS DE VENDAS ONLINE: QUAL A PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES?
A Octadesk, em parceria com a Opinion Box, realizou recentemente o estudo “E-commerce Trens 2023” com 2 mil consumidores brasileiros que fazem compras online com o objetivo de mapear o comportamento deles e gerar insights para varejistas. Neste estudo, perguntou-se aos participantes em quais canais de vendas online eles geralmente fazem compras e:
- 76% responderam que compram em marketplaces ou em lojas virtuais;
- 64% preferem comprar em aplicativos da própria loja;
- 51% gostam dos aplicativos agregadores;
- 25% compram diretamente nas redes sociais;
- 24% vão de sites de classificados;
- 18% compram via Whatsapp;
- 2% preferem comprar em outros canais de vendas online.
Como se pode observar, ainda hoje existe uma predileção pelas lojas virtuais. No entanto, agora elas rivalizam com os marketplaces. Além disso, surgiram outros canais de vendas online interessantes como as redes sociais e o Whatsapp, por exemplo. Desse modo, o próximo desafio dos varejistas é unificá-los.
IMPORTÂNCIA DE UNIFICAR OS CANAIS DE VENDAS ONLINE
Unificar canais de vendas é de extrema urgência e importância porque dessa forma os varejistas podem:
- Oferecer uma experiência de compras contínua e, dessa maneira, mais consistente aos clientes, permitindo que eles pesquisem e encontrem o que precisam em qualquer canal;
- Proporcionar menos gargalos e, portanto, maior eficiência operacional na oferta e entrega de produtos;
- Aumentar a visibilidade, o alcance e a consciência da marca e-commerce em diferentes pontos de contato com o público;
- Contar com uma base maior de dados para análise e insights.
Além disso, a unificação dos canais de vendas online juntamente com os canais físicos possibilita otimizar as experiências de vendas. Isto é, por meio dessa estratégia você poderá criar experiências multicanais como a ship from store, pick up in store e muito mais, e contar também com os benefícios do Marketing Multicanal.
COMO TER UM COMÉRCIO UNIFICADO?
Para unificar os seus canais de vendas online e físicos é necessário investir em uma plataforma de comércio unificado. A VTEX, por exemplo, é esse tipo de plataforma. Ela conta com o sistema VTEX OMS, que integra estoques e permite criar uma prateleira infinita, o que evita rupturas de estoque e proporciona melhor experiência de compras para os clientes.
Você pode implementar a plataforma VTEX e criar um comércio unificado por meio de agências parceiras da VTEX como a Agência e-Plus. A Agência e-Plus atende empresas no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Equador, entre outros países. Para falar sobre o seu projeto conosco, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro agora mesmo: