Os canais de venda são meios pelos quais empresas como a sua podem comercializar produtos e serviços com outras empresas, com o governo ou com os consumidores finais. Eles podem ser online e/ou físicos. Os canais físicos, diga-se de passagem, convencionou-se chamá-los “offline”, apesar de muitas vezes terem seus estoques conectados. Seja como for, você pode usar um, combinar vários ou atuar com todos eles no mercado.
Em um mundo pós-pandemia onde, conforme dados citados pela Comestri, 84% dos compradores planejam comprar por meio de aplicativos de varejo, 80% por redes de mídia social, 77% em sites de empresas e 78% em lojas físicas, unificar canais parece ser uma ideia formidável, não é mesmo?
Para fazer isso, porém, antes é preciso conhecer os canais de vendas. Por isso, neste post trago alguns que são os principais e outros que ainda não são tão usados. Confira em seguida!
CANAIS DE VENDA ONLINE E OFFLINE
Conhecer os canais de venda é importante porque lhe ajuda a escolher a melhor opção para iniciar ou para ampliar um negócio. Hoje, esses canais estão distribuídos em duas alas, a online e a offline (físicos). Observe:
Canais de venda offline (físicos)
- Loja física de varejo: é a loja comum voltada para vendas ao consumidor final. Em geral, esse tipo de loja é instalado em ruas com grande movimentação de pessoas;
- Loja de atacado: grande loja física onde o foco é vender para outras empresas. Em outras palavras, é um comércio dedicado ao B2B;
- Pop up store: loja física temporária ideal para apresentar presencialmente os produtos de uma loja virtual e, além disso, divulgar a marca do e-commerce na tentativa de captar novos públicos;
- Guide shop: loja com mostruário, mas sem estoque. Os clientes podem escolher, provar e comprar os produtos via totens ou tablets online. A encomenda é enviada para a casa do comprador via frete;
- Loja autônoma: loja física onde os clientes compram e pagam sem auxílio de funcionários. Trata-se de uma loja onde o trabalho dos funcioários se resume à reposição do estoque e das prateleiras;
- Shopping: centro de compras do mundo físico com lojas de várias marcas e com serviços como estacionamento, áreas de internet, banheiros, ar condicionado e outras comodidades;
- Loja de shopping: voltada às empresas que pretendem vender no referido centro de compras. As lojas de shopping muitas vezes têm um padrão mais alto que as lojas de rua;
- Televendas: são as vendas que ocorrem via telefone, muitas vezes incentivadas por propagandas feitas na TV, rádio, panfletos, revistas, jornais e outros meios de comunicação pré-internet.
Canais de venda online
- Loja virtual: mais moderna interface de vendas online na atualidade, possibilita que o consumidor faça compras via internet e receba os produtos no conforto de sua casa via frete;
- Mobile loja: loja virtual cujo Design é focado nas telas pequenas dos celulares. Sua vitrine digital e seus botões são adaptados para que os consumidores online tenham melhor praticidade de uso;
- Marketplace: shopping online onde atuam várias lojas virtuais. Conta com uma tecnologia chamada “split de pagamento“, que permite ao cliente comprar em várias lojas e fazer um único pagamento;
- Seller: palavra inglesa que significa “vendedor”. É o nome genérico dado à cada loja ou empreendedor digital que realiza vendas dentro de um marketplace;
- Multi loja: várias frentes de lojas virtuais, cada qual com uma marca diferente, mas pertencente ao mesmo dono. Vide case Vizzent / Suzzara para saber mais;
- Landing page: página de venda única com argumentos de vendas persuasivos, a landing page é um dos canais de venda que mais intensificam o desejo de compra;
- Squeeze page: página voltada à captura de e-mail para posterior vendas via E-mail Marketing. Muitas vezes chamada de landing page, a squeeze page foca na criação de leads (contatos);
- Redes sociais: mídias ideiais para interação com os fãs da marca, mas que servem como canais de venda. As vendas, neste caso, podem ocorrer por meio de recursos como o social selling.
Como se pode observar, há muitas opções para se iniciar um negócio. Sendo assim, é importante planejar bem antes de começar. Dessa forma, você poderá encontrar o canal de venda mais promissor e só depois, pouco a pouco, integrar outros mais.
Se, contudo, você já tem vários canais de vendas em operação, o ideal é unificá-los. Dessa maneira será possível oferecer uma experiência de compra melhor aos seus clientes. Este, aliás, é o tema do próximo tópico. Confira!
COMO UNIFICAR
Já pensou em unificar seus canais de vendas? Se você tem, por exemplo, uma loja física, uma loja virtual e um time de televendas, entre outros meios, a unificação é fundamental. Por meio desse processo os estoques são integrados e, então, fica muito mais fácil vender.
A titulo de informação, de acordo com relatório da Business Wire, mais de 86% de todos os gastos com software no varejo agora estão focados no conceito de comércio unificado. A ideia com isso é envolver os consumidores por todos os lados, bem como lhes oferecer uma experiência de compras superior.
Com seus canais de venda unificados você pode oferecer aos consumidores uma experiência omnichannel. Eles poderão, por exemplo, pesquisar na sua loja online, experimentar na loja física, comprar o produto via televendas e depois pedir para entregar em suas casas.
Pois para integrar seus canais de vendas é necessário contar com uma plataforma de comércio unificado. Esse tipo de sistema possui software OMS integrado com o qual é possível transformar seus vários estoques em um só e assim criar uma prateleira infinita.
Com uma prateleira infinita você evita perdas de vendas, pois o cliente dificilmente passará pela experiência de não encontrar um produto no estoque de uma loja física, por exemplo. Como todos os estoques serão um só, então a probabilidade de ocorrer ruptura de estoque diminui consideravelmente.
Estoques unificados significam também mais facilidade para o setor de logística, pois o cliente pode preferir retirar um produto comprado online em uma loja física, por exemplo. Isso reduz ou elimina o custo do frete.
Como visto, em um comércio unificado, todos os seus canais de vendas parecerão um só canal. As vendas ocorrerão de forma contínua, sem gargalos. Isso sem dúvida melhora a experiência de compra. Com o tempo os consumidores perceberão essas facilidades e tenderão a comprar mais com você.
Assim que puder clique também em “O que é VTEX inStore” e conheça um aplicativo que em conjunto com o VTEX OMS possibilita integrar estoques de forma prática.
SUPORTE PARA MONTAR SEU COMÉRCIO UNIFICADO
Unificar canais de vendas não é uma tarefa fácil de se fazer, sendo que em muitos casos é necessário contar com uma equipe qualificada de profissionais. Felizmente, você pode ter acesso a uma equipe assim na Agência e-Plus.
A Agência e-Plus é uma agência de e-commerce e Marketing Digital especializada na plataforma de comércio unificado VTEX. Esta agência atua no mercado desde 2013 e possui em sua cartela de clientes marcas como a Pirelli, a Pierre Cardin, a Speedo, a Vila Romana, a Embelleze, a Wahl Clipper e a Gregory, entre outras, em vários países da América e da Europa.
Para obter o suporte da Agência e-Plus na montagem do seu comércio unificado, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro: