Campanha de Marketing é o termo que nomeia um grupo de estratégias e táticas que visam divulgar uma marca, produto ou serviço no mercado. Seu principal recurso são os anúncios, os quais podem veicular em vários tipos de plataformas online e offline.
Hoje, é comum que uma campanha de Marketing para e-commerce envolva muito mais meios digitais na web. Assim, usam-se principalmente os anúncios patrocinados para e-commerce, que podem veicular sobretudo nas redes sociais, no Google e em seus sites parceiros.
Seja como for, a pergunda do dia é: como você pode iniciar a sua campanha de Marketing para divulgar a sua loja virtual? Responder a esta questão é o propósito deste post. Então, continue a ler e fique sabendo como proceder agora.
CAMPANHA DE MARKETING: CRIANDO UM BRIEFING
O primeiro passo para criar a sua campanha de Marketing é gerar um Briefing, um documento formal muito usado em agências de publicidade. É por meio desse documento que você vai planejar um passo a passo para as suas principais ações de divulgação.
Por meio do Briefing é possível coordenar vários tipos de campanhas, tais como as de:
- Marketing Promocional: divulgue com brindes, panfletos, etc.;
- Digital Marketing: anuncie com links patrocinados, E-mail Marketing, etc.;
- Marketing de Conteúdo: envolva os consumidores com textos, vídeos, fotos, etc.
Além disso, com o Briefing dá para orientar campanhas de Endomarketing, Social Media Marketing, People Marketing, Remarketing, SEO Marketing, Inbound Marketing e por aí vai. É com esse documento que você vai levantar dados como:
- Histórico: dados da sua empresa, marcas, produtos e serviços;
- Problema: o que você busca solucionar com a sua campanha de Marketing;
- Meta: os resultados que espera alcançar após a conclusão da campanha;
- Ações: os procedimentos que serão feitos para alcançar os resultados;
- Áreas: os públicos-alvo, os segmentos que a campanha deverá atingir;
- Pesquisas: o cenário econômico, a SWOT, o público-alvo, a Buyer Persona, etc.;
- Concorrentes: as análises dos e-commerces rivais;
- Benchmarking: a captação e a adaptação de boas práticas dos e-commerces rivais;
- Orçamento: o total disponível para fazer as ações de campanha;
- Plano: a formalização das metas de curto, médio e de longo prazo.
Com efeito, uma vez que o Briefing esteja pronto, você deve pôr em prática as ações nele inscritas tendo em vista atingir as metas propostas. De fato, como você poderá saber no próximo tópico, documentar as suas ações de Marketing aumenta as suas chances de sucesso.
IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR SUA CAMPANHA DE MARKETING
Recentemente, a empresa norte-americana desenvolvedora de softwares CoSchedule realizou um estudo no qual aponta que a organização e a documentação das estratégias de Marketing fazem uma enorme diferença para o bem e para os lucros de empresas como a sua. De acordo com o relatório:
- 674% mais chance de relatar sucesso é o que obtêm os profissionais de Marketing que sabem se organizar;
- 426% mais chance de relatar sucesso é o que obtêm os profissionais de Marketing que usam um software de gerenciamento de projeto para coordenar suas estratégias de Marketing;
- 414% maiores são as chances dos profissionais relatarem sucesso em suas campanhas de Marketing quando eles documentam as suas estratégias;
- 331% maiores são as chances de sucesso dos profissionais que planejam proativamente as suas estratégias de Marketing em relação a seus pares que não planejam.
Vale dizer que um planejamento bem feito agiliza a execução dos projetos de Marketing. E, neste contexto, o relatório da CoSchedule aponta que os profissionais de Marketing mais ágeis têm 469% mais chances de relatar sucesso. Por isso, sempre inicie sua campanha de Marketing pela documentação e planejamento.
Além disso, o relatório da CoSchedule demonstra que os profissionais de Marketing que sabem definir metas, que nada mais são do que indicadores de performance, são 377% mais bem-sucedidos do que aqueles que não o fazem.
IMPORTÂNCIA DE MEDIR A PERFORMANCE
Medir a performance é tão importante quanto fazer um plano para campanha de Marketing. Para fazer isso, você pode usar softwares como o Google Analytics, o Google Ads e o Microsoft Clarity, entre outros. Todavia, os recursos principais para medir a performance são as Key Performance Indicators (KPI) e as métricas.
Uma KPI é uma meta a ser batida ao longo de um período. Ela é muitas vezes confundida com “métrica”, mas não é a mesma coisa. Uma métrica é um parâmetro a ser medido como a “taxa de conversão”, o “retorno do investimento” e a “taxa de cliques”, por exemplo. Sendo assim, você pode estipular uma KPI (meta) para cada uma das suas métricas de Marketing.
Uma das métricas mais importantes que você deve medir e otimizar nas suas campanhas de Marketing é a taxa de conversão. Para você ter uma ideia, conforme dados da Adobe citados pela Startup Bonsay, as empresas de maior conversão gastam pelo menos 5% de seu orçamento com a otimização da taxa de conversão.
Apesar disso, de acordo com informações do CXL Intitute também cidadas pela Startup Bonsay, 68% das pequenas empresas não têm nenhuma estratégia documentada de otimização da taxa de conversão.
Documentar a taxa de conversão, contudo, é uma tarefa simples. Basta registrar, em um software de planejamento, a sua atual taxa de conversão e estipular uma KPI para o próximo mês. Por exemplo, se a taxa de conversão da sua capanha de Google Ads é 1% no mês de fevereiro, então estipule uma KPI de 2% para o mês de março. Descreva também as ações que deverá fazer ao longo do mês de março para bater a sua meta de 2%. Simples assim. E você pode fazer o mesmo com as demais métricas das suas campanhas de Marketing.
SUPORTE PARA PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E PERFORMANCE DE CAMPANHAS DE MARKETING
Se você tem um e-commerce, mas ainda não sabe muito bem como lidar com as campanhas de Marketing, não se preocupe. Você sempre poderá contratar o suporte de uma agência de Marketing Digital para lhe ajudar.
A Agência e-Plus, por exemplo, é uma agência de Marketing Digital, agência de Google Ads e Meta Ads, agência de Inbound Marketing e agência de performance com foco total em empresas de e-commerce, e com atuação no Brasil e em mais de dez países.
Entre os serviços de Marketing disponibilizados pela Agência e-Plus para empresas como a sua estão a “Análise de dados CRO“, ideal para acompanhar as principais KPIs da sua operação de e-commerce e lhe ajudar a evoluir sempre; e a “Gestão de Mídias Pagas” para gerar tráfego pago para a sua loja virtual. Para contratar, clique no botão em seguida e inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro: