Em Marketing Digital e em Inbound Marketing, o calendário editorial é um documento que serve para programar a publicação de conteúdo e as ações de divulgação ao longo de um período como um ano, por exemplo. Ele pode ser usado em e-commerces como o seu sobretudo para organizar as tarefas e alinhar a sua equipe.
Para criar esse documento é comum o uso de softwares de planilhas como o Excel. Contudo, se quiser, você pode fazê-lo por meio de um app como o Google Calendar. Ou, se preferir, use um sistema como o Trello, o Asana, o SabeSim ou outro equivalente, que proporciona maior controle sobre a programação e a execução das ações.
Uma vez que você tenha definido a ferramenta que irá usar para criar o calendário, o passo seguinte é selecionar as informações que irá inserir no documento. Como você poderá saber em seguida, é importante incluir as suas metas, as ações, os canais, o público, as datas e outros parâmetros. Observe!
QUAIS INFORMAÇÕES COLOCAR EM UM CALENDÁRIO EDITORIAL
Ao criar um calendário editorial, você deve primeiramente definir quais os objetivos que pretende alcançar ao longo de um período como um ano, por exemplo, com o seu conteúdo e com as suas ações de divulgação. Então, informe no contexto geral do documento se você visa obter mais visitantes, mais leads, mais clientes ou outra meta.
Logo depois, ao plotar as ações no calendário, certifique-se de que cada uma delas contenha os seguintes dados:
- Canal: o blog, a rede social, a loja virtual ou outro canal onde a ação ocorrerá;
- Formato: post, mensagens de e-mail, promoção, anúncio, vídeo ou outro tipo;
- Meta: indicar se o conteúdo é para o Topo de Funil, o Meio de Funil ou o Fundo de Funil;
- Proporção: definir o tamanho ou a quantidade de palavras que o conteúdo deverá ter;
- Tema: o assunto que o conteúdo irá tratar;
- Palavras-chave: os termos-chave SEO que o conteúdo deverá conter;
- Data: o prazo para a produção e a data da publicação;
- Público: a persona para a qual o conteúdo será entregue;
- Responsabilidade: a pessoa ou a equipe que fará o conteúdo ou a tarefa.
Assim que pronto, o calendário deve ser compartilhado com a sua equipe para que todos possam saber quais as suas responsabilidades ao longo do ano. Além disso, ao compartilhar esse documento você possibilita que o seu time possa visualizar as suas ações de Marketing como um todo, o que facilita a geração de ideias, entre outras vantagens.
VANTAGES DE USAR UM CALENDÁRIO EDITORIAL
Um calendário editorial pode proporcionar vários benefícios à sua operação de comércio eletrônico. Ele oferece, por exemplo, mais:
- Organização: evita redundâncias e atrasos, e ajuda a equilibrar a criação de conteúdo;
- Alinhamento: dispõe os dados por igual para toda a equipe e mantém todos informados;
- Controle: programa a publicação de conteúdo sem dar margem para erros;
- Frequência: estimula a assiduidade para publicação de conteúdo e divulgação do e-commerce;
- Ideação: permite que seu time olhe o quadro geral e gere insights para melhorias;
- Avaliação: possibilita usar os resultados anteriores para melhorar os resultados futuros.
Sendo assim, se você ainda não tem um calendário editorial para programar a publicação de conteúdo e as ações de divulgação do seu e-commerce, é uma boa ideia começar a criar um. Comece, então, a produzir a sua programação para o próximo ano agora mesmo!
Assim que puder clique em “Atualização de conteúdo” e entenda como realizar esse processo!