Calendário de Marketing é um documento que permite registrar e programar todas as atividades de divulgação da sua empresa ao longo de um ano. Este recurso é muito importante no e-commerce, pois possibilita planejar ações e prever orçamentos com muita antecedência.
COMO CRIAR UM CALENDÁRIO DE MARKETING?
O primeiro passo para criar um Calendário de Marketing é escolher um software apropriado. O Excel, por exemplo, é um dos mais comuns nesse tipo de projeto. Além disso, você pode usar o Trello ou Evernote, entre outros.
Se você escolher o Excel, então precisará criar e formatar os meses do ano vigente em uma planilha. Já se escolher o Trello ou outro app do tipo, bastará usar a agenda disponível para plotar as atividades.
Lembre-se, o seu Calendário de Marketing deverá conter informações como:
- Feriados;
- Datas do e-commerce e do varejo com os principais eventos da área;
- Datas importantes para o Marketing como a Black Friday, por exemplo;
- Dias das profissões;
- Datas comemorativas em geral;
- Celebrações.
Além disso, você poderá inserir no seu Calendário de Marketing acontecimentos marcantes diários com base no Google Doodles. Desse modo, você sempre terá um motivo para criar um post para o seu blog de e-commerce ou para as suas redes sociais, por exemplo, ou para criar promoções na sua loja virtual.
Uma vez que o seu calendário esteja pronto, comece a planejar as ações de divulgação com antecedência. Com efeito, se houver um evento para o mês de junho, que tal começar a planejar tudo em abril do mesmo ano? Isso sem dúvida lhe ajudará e preparar melhor as suas campanhas de Marketing.
OBTENHA UM MODELO FEITO PELA AGÊNCIA E-PLUS!
Se você não faz ideia de como criar um calendário, então poderá usar o “Calendário de E-commerce e Marketing” de produção da Agência e-Plus. É totalmente grátis. Clique no botão a seguir e faça o download do recurso agora mesmo: