Cadeia de suprimentos, também chamada de supply chain, é o nome dado ao conjunto de processos que ocorrem desde a origem até o uso de um produto pelo consumidor final. Ou seja, ela abrange desde a compra da matéria-prima para a fabricação do produto até o pós-venda.
De forma básica, a cadeia de suprimentos envolve 7 processos distintos, confira em seguida:
- Planejamento de compras;
- Homologação e cotação de fornecedores;
- Fabricação;
- Armazenagem;
- Vendas;
- Entregas e devoluções;
- Pós venda e captação de feedbacks.
Neste contexto, o objetivo de um profissional que trabalha neste ramo é tratar desses processos de forma holística para assim criar uma cadeia de suprimentos de alto desempenho. Desse modo, ele deve pensar estratégias para reduzir custos e melhorar os resultados da empresa como um todo.
CADEIA DE SUPRIMENTOS: NÚMEROS, TENDÊNCIAS E IMPACTOS NO E-COMMERCE
A cadeia de suprimentos exerce um enorme impacto nas empresas de qualquer setor e também nas empresas de e-commerce como a sua. Para você ter uma ideia, 79% das empresas com supply chain de alto desempenho obtêm crescimento de receita maior do que a média, de acordo com dados de infográfico da Invesp. Além disso, negócios com cadeia de suprimentos otimizada têm custos 15% menores e dinheiro três vezes mais rápido para ciclos de caixa.
Neste cenário, os processos que mais demandam atenção na cadeia de suprimentos são o de envio e atendimento. Conforme a Invesp, 73% das empresas sofrem pressão para melhorar ou expandir a sua capacidade de entrega de produtos. E 30% das empresas destacam como prioridade para o futuro a necessidade de responder às exigências dos clientes de forma mais rápida.
Contudo, apesar de tamanho impacto, cerca de 57% das empresas têm pouca visibilidade de sua cadeia de suprimentos. Ademais, quase 63% não possuem nenhuma tecnologia para monitorar o desempenho da supply chain.
COMO OTIMIZAR?
O primeiro passo para otimizar a sua cadeia de suprimentos é adquirir um software Supply Chain Management (SCM). Esse tipo de software conta com módulos para planejamento de rede logística, programação de transporte, sequenciamento de produto e reposição automática de estoques, por exemplo.
Além disso, um SCM pode integrar-se com outros sistemas com um Enterprise Resource Planning (ERP), o que possibilita levantar dados sobre a sua cadeia de suprimentos de uma forma muito mais abrangente, eficiente e rápida. Desse modo, você poderá analisar todos os seus processos de forma holística e criar estratégias para melhoria.
A administração e a otimização da sua cadeia de suprimentos também pode requerer outros tipos de softwares como um Customer Relationship Management (CRM) e um Warehouse Management System (WMS), bem como um sistema de gestão de entregas como o VTEX Tracking.
Outro ponto crucial para a otimização da supply chain é contar com profissionais capazes de lidar com esses softwares e tomar as decisões certas nos momentos certos para a melhoria dos processos.
Seja como for, se a gestão da cadeia de suprimentos for bem feita, a sua empresa de e-commerce poderá obter vantagens como um maior controle sobre imprevistos e maior capacidade para lidar com problemas e solucioná-los.
Enfim, uma boa gestão de supply chain pode reduzir os gargalos nos seus processos tornando-os mais eficientes. Dessa maneira, você poderá reduzir seus custos estratégicos e operacionais, o que proporcionará mais lucro no fim das contas.
Assim que puder clique em “Atraso na entrega de produtos” e saiba qual o impacto disso no e-commerce!