Cadeia de suprimentos: o que é e qual o impacto no e-commerce?

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Saiba como otimizar e aumentar a eficiência da supply chain!

Na operação de uma empresa, a cadeia de suprimentos (supply chain) envolve todos os processos que vão desde a aquisição da matéria-prima, passando pela fabricação, venda e entrega de um produto ao cliente final, até o pós-venda. Imagem: @vectorjuice
Na operação de uma empresa, a cadeia de suprimentos (supply chain) envolve todos os processos que vão desde a aquisição da matéria-prima, passando pela fabricação, venda e entrega de um produto ao cliente final, até o pós-venda. Imagem: @vectorjuice

Cadeia de suprimentos, também chamada de supply chain, é o nome dado ao conjunto de  processos que ocorrem desde a origem até o uso de um produto pelo consumidor final. Ou seja, ela abrange desde a compra da matéria-prima para a fabricação do produto até o pós-venda.

De forma básica, a cadeia de suprimentos envolve 7 processos distintos, confira em seguida:

  1. Planejamento de compras;
  2. Homologação e cotação de fornecedores;
  3. Fabricação;
  4. Armazenagem;
  5. Vendas;
  6. Entregas e devoluções;
  7. Pós venda e captação de feedbacks.

Neste contexto, o objetivo de um profissional que trabalha neste ramo é tratar desses processos de forma holística para assim criar uma cadeia de suprimentos de alto desempenho. Desse modo, ele deve pensar estratégias para reduzir custos e melhorar os resultados da empresa como um todo.

CADEIA DE SUPRIMENTOS: NÚMEROS, TENDÊNCIAS E IMPACTOS NO E-COMMERCE

A cadeia de suprimentos exerce um enorme impacto nas empresas de qualquer setor e também nas empresas de e-commerce como a sua. Para você ter uma ideia, 79% das empresas com supply chain de alto desempenho obtêm crescimento de receita maior do que a média, de acordo com dados de infográfico da Invesp. Além disso, negócios com cadeia de suprimentos otimizada têm custos 15% menores e dinheiro três vezes mais rápido para ciclos de caixa.

Neste cenário, os  processos que mais demandam atenção na cadeia de suprimentos são o de envio e atendimento. Conforme a Invesp, 73% das empresas sofrem pressão para melhorar ou expandir a sua capacidade de entrega de produtos. E 30% das empresas destacam como prioridade para o futuro  a necessidade de responder às exigências dos clientes de forma mais rápida.

Contudo, apesar de tamanho impacto, cerca de 57% das empresas têm pouca visibilidade de sua cadeia de suprimentos. Ademais, quase 63% não possuem nenhuma tecnologia para monitorar o desempenho da supply chain.

COMO OTIMIZAR?

O primeiro passo para otimizar a sua cadeia de suprimentos é adquirir um software Supply Chain Management (SCM). Esse tipo de software conta com módulos para planejamento de rede logística, programação de transporte, sequenciamento de produto e  reposição automática de estoques, por exemplo.

Além disso, um SCM pode integrar-se com outros sistemas com um Enterprise Resource Planning (ERP), o que possibilita levantar dados sobre a sua cadeia de suprimentos de uma forma muito mais abrangente, eficiente e rápida. Desse modo, você poderá analisar todos os seus processos de forma holística e criar estratégias para melhoria.

A administração  e a otimização da sua cadeia de suprimentos também pode requerer outros tipos de softwares como um Customer Relationship Management (CRM) e um Warehouse Management System (WMS), bem como um sistema de gestão de entregas como o VTEX Tracking.

Vídeo: conheça o VTEX Tracking!

Outro ponto crucial para a otimização da supply chain é contar com profissionais capazes de lidar com esses softwares e tomar as decisões certas nos momentos certos para a melhoria dos processos.

Seja como for, se a gestão da cadeia de suprimentos for bem feita, a sua empresa de e-commerce poderá obter vantagens como um maior controle sobre imprevistos e maior capacidade para lidar com problemas e solucioná-los.

Enfim, uma boa gestão de supply chain pode reduzir os gargalos nos seus processos tornando-os mais eficientes. Dessa maneira, você poderá reduzir seus custos estratégicos e operacionais, o que proporcionará mais lucro no fim das contas.

Assim que puder clique em “Atraso na entrega de produtos” e saiba qual o impacto disso no e-commerce!