Cadastro de clientes: como fazer isso no e-commerce?

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Saiba qual a importância de realizar este procedimento!

O cadastro de clientes gera uma base de dados que pode ser usada para inteligência de Marketing. Imagem: @vectorjuice
O cadastro de clientes gera uma base de dados que pode ser usada para inteligência de Marketing. Imagem: @vectorjuice

No e-commerce, o cadastro de clientes é o nome dado ao processo de inscrição e organização de informações de contato, dados de pagamento e endereços de entrega dos compradores de uma loja virtual. Esse processo pode ser feito pelo próprio cliente ao acessar a loja, por exemplo. Mas também pode ser realizado por um atendente do chat ao vivo ou via app mensageiro, entre outras formas.

Um cliente, vale lembrar, é um consumidor que fez ao menos uma compra. Portanto, o cadastro de clientes gera uma lista de compradores, os quais têm potencial para se tornar fregueses. Um freguês, enfim, é um cliente que compra mais de uma vez, isto é, um freguês é um cliente assíduo.

Uma das vantagens de realizar o cadastro de clientes, aliás, é potencializar a geração de fregueses. Isso porque se puder contar com uma lista com dados de clientes, você sem dúvida poderá usá-la para fazer promoções de produtos mais certeiras e, assim, gerar mais vendas.

De fato, o cadastro de clientes permite ter acesso aos dados pessoais, hábitos de consumo e preferências das pessoas que compram na sua loja virtual. Então, você pode usar essas informações para inteligência de Marketing e automação de Marketing, bem como para melhorar a comunicação, o atendimento e o pós-vendas; e para a retenção de clientes, entre outros fatores.

Vídeo: saiba mais sobre retenção de clientes!

COMO FAZER O CADASTRO DE CLIENTES NO E-COMMERCE?

Para fazer um cadastro de clientes eficiente na sua loja virtual é preciso primeiramente configurar a sua plataforma e-commerce para solicitar dados como nome, endereço, telefone, e-mail e dados de pagamento dos clientes. Desse modo, quando um cliente clicar sobre o botão “Entre ou cadastre-se”, ele terá acesso a um formulário no qual poderá inscrever esses dados.

Além disso, você deve treinar os seus atendentes e vendedores para que coletem essas e outras informações dos clientes enquanto conversam com eles nos chats ao vivo na loja online e nos aplicativos mensageiros como o Whatsapp e Messenger, por exemplo.

Vídeo: importância de fazer um bom atendimento ao cliente nos canais de vendas online e offline

Se você estiver usando uma plataforma headless como a VTEX, então será possível integrar o seu cadastro de clientes com uma plataforma de automação de Marketing. Isso permitirá automatizar o envio de mensagens de e-mails para esses clientes. Ou seja, você poderá gerar fluxos de comunicação tendo em vista conduzir os seus clientes para as próximas compras. Eis o poder do cadastro de clientes!

Assim que puder clique em “Cluster de clientes” e saiba como essa estratégia pode aumentar as vendas no seu e-commerce!