Buscadores, também chamados de motores de busca, motores de pesquisa ou mecanismos de pesquisa da web, são softwares que, com base em palavras-chave, indexam, classificam e exibem conteúdos nas chamadas Search Engine Results Page (SERP). Entre os motores de busca mais famosos podemos citar, por exemplo, o Google, Bing, Yahoo e Yandex.
Esse tipo de software funciona através de um navegador de internet como o Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Safari ou Google Chrome, entre outros. Funciona basicamente assim: um internauta acessa o buscador de sua preferência por meio de um navegador, insere uma palavra-chave no campo de busca e aperta a tecla Enter. O buscador, então, retorna os resultados de tal pesquisa em uma SERP.
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Na SERP, o internauta pode escolher o resultado que melhor lhe despertar o interesse e clicar sobre ele. Quando ele faz isso, o buscador o conduz para a página do blog, loja virtual ou outro tipo de site onde o conteúdo está publicado.
Buscadores no e-commerce
É por meio dos buscadores que empresas de varejo como sua podem elaborar e aplicar estratégias de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO na web. Isto é, você pode publicar conteúdo que mais cedo ou mais tarde será encontrado em um buscador por um internauta que, por sua vez, é um consumidor em potencial que pode vir a ser um cliente do seu e-commerce.
Com efeito, com o intuito de demonstrar quais buscadores têm maior relevância para o e-commerce, apresentaremos neste artigo o market share desses softwares no mundo e no Brasil, com base em dados do Statcounter. Confira em seguida!
MARKET SHARE DOS BUSCADORES NOS DESKTOPS
De acordo com o portal de estatísticas globais, Statcounter, o Google domina o market share dos buscadores nos computadores de mesa (desktop) no mundo. Conforme este portal, a média de participação do Google no mercado de pesquisas online entre janeiro de 2009 até novembro de 2024 é de 89,39%. O Bing vem em segundo lugar com 4,27%, o Yahoo tem 3,36%, Outros possui 1,99%, Baidu 0,58% e Yandex 0,41%.
OS MECANISMOS DE BUSCAS NOS TABLETS
Ainda conforme o Statcounter, o Google também domina nos tablets com uma participação média de 89,63% entre janeiro de 2009 e novembro de 2024. Logo depois vem o Bing com 4,41%, o Yahoo com 4,23%, Outros tem 0,75%, Baidu possui 0,61% e DuckDuckGo 0,37%. O Yandex, enfim, não tem participação efetiva nesta modalidade.
PARTICIPAÇÃO NOS SMARTPHONES
Nos smartphones as coisas mudam um pouco, mas mesmo assim a favor do Google. Aqui, o Google possui market share de 95%. Em seguida temos Yahoo com 1,54%, Baidu com 1,29%, Bing 0,79%, Yandex 0,48% e Outros 0,9%.
TODAS AS PLATAFORMAS
Quando se envolvem as pesquisas em todas as plataformas, o Google também vence com 91,3% de participação no mundo. O Bing vem atrás (muito atrás, aliás) com apenas 3,1%. Em seguida, Yahoo vem com 2,77% de market share, Outros com 1,63%, Baidu com 0,82% e Yandex com 0,38%.
OS BUSCADORES NO BRASIL
No Brasil, o Google lidera em todos os setores quando o assunto é market share dos buscadores. Ele possui média de 96,41% de participação no desktop, 97,86% no tablet, impressionantes 98,95% nos smartphones e 96,91% de participação em todas as plataformas.
Neste país, o concorrente mais próximo do Google é o Bing, que nunca conseguiu passar da casa dos 2% de participação nas buscas. Neste cenário, a melhor disputa é pelo distante segundo lugar entre o Bing e o Yahoo.
EM QUAL MOTOR DE BUSCAS FOCAR PARA DIVULGAR E-COMMERCE?
A menos que o seu site de comércio eletrônico esteja na Rússia, onde se usa predominantemente o Yandex; ou na China, onde o Baidu é o principal buscador; você deve focar o seu Inbound Marketing e Marketing de conteúdo no Google.
Inbound Marketing no E-commerce
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Seja como for, o SEO é muito importante em qualquer um dos casos. Sendo assim, foque sobretudo na produção e publicação de conteúdo rico com otimizações técnicas white hat, onpage, offpage, local e internacional. E mais, adeque seu conteúdo para voice search. Enfim, além de fazer isso com os textos, empregue também nos conteúdos de áudio, fotos e vídeos.