Buscadores: Google tem 91% de market share; Bing apenas 3%

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça a participação dos motores de buscas no mercado mundial

Foto: essa imagem mostra uma pessoa usando um tablet para pesquisar algo na internet. A tela do tablet mostra uma barra de pesquisa com o texto "pesquisar" em um site buscador. O dedo da pessoa está passando o mouse sobre o ícone de pesquisa, sugerindo que ela está prestes a iniciar uma nova pesquisa. Esta imagem representa a atividade cotidiana comum de busca de informações online.
Google domina participação nos buscadores em todos os cenários, seja nos tablets, smartphones ou desktops. Foto meramente ilustrativa: @rawpixel.com

Buscadores, também chamados de motores de busca, motores de pesquisa ou mecanismos de pesquisa da web, são softwares que, com base em palavras-chave, indexam, classificam e exibem conteúdos nas chamadas Search Engine Results Page (SERP). Entre os motores de busca mais famosos podemos citar, por exemplo, o Google, Bing, Yahoo e Yandex.

Esse tipo de software funciona através de um navegador de internet como o Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Safari ou Google Chrome, entre outros. Funciona basicamente assim: um internauta acessa o buscador de sua preferência por meio de um navegador, insere uma palavra-chave no campo de busca e aperta a tecla Enter. O buscador, então, retorna os resultados de tal pesquisa em uma SERP.

Inscreva-se no canal da @agenciaeplus no Youtube!

Na SERP, o internauta pode escolher o resultado que melhor lhe despertar o interesse e clicar sobre ele. Quando ele faz isso, o buscador o conduz para a página do blog, loja virtual ou outro tipo de site onde o conteúdo está publicado. 

Buscadores no e-commerce

É por meio dos buscadores que empresas de varejo como sua podem elaborar e aplicar estratégias de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO na web. Isto é, você pode publicar conteúdo que mais cedo ou mais tarde será encontrado em um buscador por um internauta que, por sua vez, é um consumidor em potencial que pode vir a ser um cliente do seu e-commerce.

Vídeo: fique por dentro de algumas dicas de SEO para crescer seu e-commerce em 2025 (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Com efeito, com o intuito de demonstrar quais buscadores têm maior relevância para o e-commerce, apresentaremos neste artigo o market share desses softwares no mundo e no Brasil, com base em dados do Statcounter. Confira em seguida!

Vídeo: saiba como usar o SEO no e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

MARKET SHARE DOS BUSCADORES NOS DESKTOPS

De acordo com o portal de estatísticas globais, Statcounter, o Google domina o market share dos buscadores nos computadores de mesa (desktop) no mundo. Conforme este portal, a média de participação do Google no mercado de pesquisas online entre janeiro de 2009 até novembro de 2024 é de 89,39%. O Bing vem em segundo lugar com 4,27%, o Yahoo tem 3,36%, Outros possui 1,99%, Baidu 0,58% e Yandex 0,41%.

Imagem: gráfico sobre buscadores no desktop
Participação dos buscadores nas pesquisas em computadores de mesa (desktops) no mundo. Gráfico: dados da Statcounter com arte da Agência e-Plus via Adobe Express.

OS MECANISMOS DE BUSCAS NOS TABLETS

Ainda conforme o Statcounter, o Google também domina nos tablets com uma participação média de 89,63% entre janeiro de 2009 e novembro de 2024. Logo depois vem o Bing com 4,41%, o Yahoo com 4,23%, Outros tem 0,75%, Baidu possui 0,61% e DuckDuckGo 0,37%. O Yandex, enfim, não tem participação efetiva nesta modalidade.

imagem: gráfico de participação nas buscas nos tablets
Participação dos buscadores nas pesquisas em tablets no mundo. Gráfico: dados da Statcounter com arte da Agência e-Plus via Adobe Express.

PARTICIPAÇÃO NOS SMARTPHONES

Nos smartphones as coisas mudam um pouco, mas mesmo assim a favor do Google. Aqui, o Google possui market share de 95%. Em seguida temos Yahoo com 1,54%, Baidu com 1,29%, Bing 0,79%, Yandex 0,48% e Outros 0,9%.

Imagem: gráfico de participação nas buscas via celular
Participação dos sites de buscas nas pesquisas em smartphones no mundo. Gráfico: dados da Statcounter com arte da Agência e-Plus via Adobe Express.

TODAS AS PLATAFORMAS

Quando se envolvem as pesquisas em todas as plataformas, o Google também vence com 91,3% de participação no mundo. O Bing vem atrás (muito atrás, aliás) com apenas 3,1%. Em seguida, Yahoo vem com 2,77% de market share, Outros com 1,63%, Baidu com 0,82% e Yandex com 0,38%.

Imagem: gráfico sobre sistemas de buscas em todas as plataformas
Participação dos sites de buscas nas pesquisas em todos os dispositivos no mundo. Gráfico: dados da Statcounter com arte da Agência e-Plus via Adobe Express.

OS BUSCADORES NO BRASIL

No Brasil, o Google lidera em todos os setores quando o assunto é market share dos buscadores. Ele possui média de 96,41% de participação no desktop, 97,86% no tablet, impressionantes 98,95% nos smartphones e 96,91% de participação em todas as plataformas.

Neste país, o concorrente mais próximo do Google é o Bing, que nunca conseguiu passar da casa dos 2% de participação nas buscas. Neste cenário, a melhor disputa é pelo distante segundo lugar entre o Bing e o Yahoo.

EM QUAL MOTOR DE BUSCAS FOCAR PARA DIVULGAR E-COMMERCE?

A menos que o seu site de comércio eletrônico esteja na Rússia, onde se usa predominantemente o Yandex; ou na China, onde o Baidu é o principal buscador; você deve focar o seu Inbound Marketing e Marketing de conteúdo no Google.

Inbound Marketing no E-commerce

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “Inbound Marketing para e-commerce” produzido pela Agência e-Plus!

Seja como for, o SEO é muito importante em qualquer um dos casos. Sendo assim, foque sobretudo na produção e publicação de conteúdo rico com otimizações técnicas white hat, onpage, offpage, local e internacional. E mais, adeque seu conteúdo para voice search. Enfim, além de fazer isso com os textos, empregue também nos conteúdos de áudio, fotos e vídeos.