Brooksfield Donna: um case de sucesso com tecnologia VTEX

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Agência e-Plus realiza a migração da loja virtual Brooksfield Donna para a plataforma VTEX

Brooksfield Donna é uma marca feminina de roupas de alto padrão. Foto: @faldesign
Brooksfield Donna é uma marca feminina de roupas de alto padrão. Foto: @faldesign

Já está no ar, na internet, o novo case de sucesso da Agência e-Plus com as tecnologias VTEX. Nesta oportunidade, a equipe da agência fez a migração da loja virtual da marca Brooksfield Donna para a plataforma VTEX. Os resultados desse projeto você confere logo em seguida. Continue lendo!

SOBRE O CLIENTE: CONHEÇA A MARCA BROOKSFIELD DONNA

Brooksfield Donna é uma marca do Grupo Via Veneto, o qual também é o detentor das marcas Brooksfield, Brooksfield Jr e Harry’s. O Grupo Via Veneto é uma empresa brasileira fundada em 1975, em São Paulo.

A primeira marca da empresa, a Brooksfield, foi lançada em 1988 com o objetivo de atender ao público masculino com moda de alto padrão. Rapidamente, a Brooksfield tornou-se desse modo uma das marcas mais importantes do Brasil e mundialmente conhecida.

Já em 1990, o Grupo Via Veneto lançou a Harry’s, uma marca que surgiu a partir da demanda de moda esporte chique masculina. E em 1999, a empresa lançou também a Brooksfield Jr, voltada para o público masculino infanto juvenil.

A marca Brooksfield Donna, enfim, nasceu em 2007 com o intuito de atender a mulher contemporânea que prioriza a sofisticação, a qualidade, o requinte e o conceito. A marca foca, dessa maneira, em coleções de qualidade impecável, looks casuais e em alfaiataria.

Com cada vez maior notoriedade, a marca Brooksfield Donna conta atualmente com 35 lojas físicas com presença sobretudo em grandes shoppings brasileiros. Em março de 2022, por exemplo, a marca abriu a sua maior loja no Brasil em um espaço de 600m² dentro do Shopping da Bahia, em Salvador.

Em 2017, a Brooksfield Donna lançou o seu primeiro e-commerce tendo em vista atender ao novo perfil de clientes que abrange mulheres atuais, modernas e conectadas. Agora, a marca investe em uma migração com o objetivo de modernizar o seu próprio e-commerce. Acompanhe!

PROJETO DA BROOKSFIELD DONNA: MIGRAÇÃO PARA PLATAFORMA VTEX

A diretoria da Brooksfield Donna procurou a Agência e-Plus com um objetivo bem claro. A ideia era fazer migração de sua loja virtual, no ar desde 2017, para uma plataforma e-commerce mais moderna, isto é, capaz de oferecer mais oportunidades para o crescimento online. A plataforma escolhida no caso foi a VTEX.

A principal meta do projeto era fazer uma migração para a plataforma VTEX no menor tempo possível. Além disso, era imprescindível tomar o máximo cuidado possível com os redirecionamentos de páginas (redirect), já que um erro neste aspecto poderia comprometer as visitas orgânicas que a loja virtual da marca recebe do Google, o que geraria perdas de vendas.

No mais, junto com o projeto veio o desafio de entregar no meio digital um canal de vendas tão poderoso quanto o das lojas físicas da Brooksfield Donna. Ou seja, o desafio era entregar no meio digital a mesma experiência que a marca já entrega no meio físico há mais de 15 anos. Pois confira adiante como isso se desenrolou!

Layout completo da nova loja virtual
Layout completo da nova loja virtual

SOLUÇÕES

A Agência e-Plus realizou a migração da loja virtual da Brooksfield Donna em um tempo relativamente curto. A equipe usou um layout sofisticado e limpo, que o próprio cliente forneceu para o projeto. Sobre este layout, a agência desenvolveu algumas features como:

  • Instafeed;
  • Campos com possibilidade de inserção de vídeo na home;
  • Banners minimalistas em texto;
  • Área “Compre junto” nas páginas de produto simples;
  • Tabela de cuidados com as peças de roupa;
  • Opções de compartilhamento dos produtos.
Área "Compre junto" da nova loja virtual Brooksfield Donna
Área “Compre junto” da nova loja virtual Brooksfield Donna

Além disso, usando tecnologias como a GraphQL e React disponíveis na plataforma VTEX IO, a equipe de implantação da Agência e-Plus realizou algumas modificações no carrinho de compras da loja virtual da Brooksfield Donna, as quais trouxeram novas utilidades ao projeto, tais como:

  • Vitrine interativa com opções de seleção de tamanho de produto e adição ao minicart;
  • Recurso para acrescentar cupom de desconto e código do lojista ao minicart;
  • Campo para inserção do código do vendedor diretamente no minicart;
  • Campo para consulta de frete no minicart.
Vídeo: experiência de compra na Brooksfield Donna com o minicart implantado pela Agência e-Plus

Como se pode observar, a migração da loja virtual da Brooksfield Donna para a plataforma VTEX foi um grande sucesso. Com efeito, agora a marca poderá usar toda a capacidade da nova plataforma e do layout para aumentar as suas vendas online.

RESULTADOS DO PROJETO BROOKSFIELD DONNA

A nova loja virtual da Brooksfield Donna proporciona ao consumidor final um ambiente elegante e limpo para as compras. Assim, o consumidor pode ter uma experiência de compras sofisticada e ao mesmo tempo rápida, como ocorre nas lojas físicas da marca.

Com um minicart com funções para cálculo de frete, inserção de cupom e código do vendedor, entre outros recursos, a loja virtual da Brooksfield Donna oferece melhor usabilidade ao consumidor final, que desse modo pode fazer compras de forma mais prática.

Além disso, a plataforma VTEX fornece maior estabilidade para a loja virtual da Brooksfield Donna, o que permite que a marca possa fazer vendas sem travamentos em momentos de picos de acessos. A VTEX oferece maior escalabilidade online para a marca, que agora pode atingir a mesma excelência de suas lojas físicas.

  • Assim que puder clique em “Vizzent” e conheça um case da Agência e-Plus com tecnologias VTEX no ramo calçadista!