Tem novidade no setor de vendas de eletricidade. Brasil Comercializadora inaugura marketplace de energia. Com esta ferramenta online a instituição pretende sobretudo automatizar e facilitar as negociações no “mercado livre”.
A saber, o “mercado livre” aqui mencionado é uma situação na qual empresas como academias, mercados, fábricas, etc., compram energia de diferentes concessionárias. Essas empresas negociam preços, período, pagamento, quantidade de energia e outras condições.
Ele é diferente o “mercado cativo”, onde é possível comprar de apenas uma concessionária. Sendo assim, neste caso a empresa compradora precisa acatar todos os termos da organização vendedora. Em outras palavras, não há como negociar.
No “mercado livre” desde quando fundada, em 2012, a Brasil Comercializadora dá um passo adiante ao lançar um marketplace. Com essa ideia, a instituição evolui na transformação digital, o que certamente lhe conferirá mais poder de atuação em médio e longo prazo.
Confira, em seguida, como funciona o referido marketplace. Conheça as vantagens de se cadastrar e aderir ao mesmo. Descubra, enfim, como começar a criar seu próprio marketplace em qualquer segmento de negócios!
Assim que puder clique também em “O que é marketplace” para ler um post complementar.
BRASIL COMERCIALIZADORA INAUGURA MARKEPLACE: VEJA AGORA COMO FUNCIONA
O Brasil Comercializadora marketplace funciona da seguinte forma:
- Cadastro
Compradores e vendedores de energia realizam cadastro na plataforma. Para tanto, eles assinalam um perfil (vide tópico seguinte). Posteriormente, deve-se informar o CNPJ, nome da empresa, nome de usuário, e-mail e senha.
- Perfil
Dentre os perfis que podem ser assinalados estão os de autoprodutores, comercializadores, consumidores especiais e livres, distribuidores, exportadores, importadores, geradores e produtores independentes.
- Cards
As propostas de compra e venda são exibidas em formatos de cards online. Cada card contém um lote de energia com informações como “denominação”, “tipo”, “data”, “disponibilidade”, “quantidade”, etc., além dos botões “Comprar” e “Indicação”.
- Contra propostas
Após escolha de um serviço, comprador preenche um formulário, no qual fornece dados fundamentais para fechamento do negócio. Ele pode fazer uma contra proposta. Ademais, pode-se tirar dúvidas em tempo real com os traders da Brasil Comercializadora via chat.
Além disso, o marketplace conta com sistema de “notificações push”. Desse modo, ao assinarem esse serviço, os usuários da plataforma são avisados quando surgem novas propostas e respostas para suas contra propostas.
Acesse e leia também o nosso artigo “Vivo lança marketplace”. Conheça, assim, a plataforma de soluções de transformação digital dos tipos SaaS e IaaS da Telefônica Brasil.
VANTAGENS DO MARKETPLACE DA BRASIL COMERCIALIZADORA
De acordo com o anunciado na imprensa, no marketplace Brasil Comercializadora as empresas compradoras e vendedoras de energia poderão usufruir de benefícios como:
- Negociações com mais segurança;
- Exibição mais prática das principais informações de cada serviço;
- Mais velocidade na apresentação das ofertas;
- Mais facilidade na tomada de decisões;
- Mais agilidade nas negociações;
- Mais informações sobre os serviços;
- Mais transparência nos processos de compra e venda de energia.
Vale lembrar, a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel) estima redução de 20% no consumo de energia devido à crise de Covid-19. Isso, por sua vez, poderá gerar prejuízo de R$ 5 bilhões em 2020 neste ramo de atividades. Neste cenário, ao facilitar a compra de energia via internet, um marketplace pode funcionar também como uma medida de recuperação.
Quando puder clique em “Plataforma de Comércio Unificado”. Aprenda, dessa maneira, como integrar canais de vendas físicos e online para melhorar a experiência de compra dos consumidores.
COMO MONTAR UM MARKETPLACE NO SEU SETOR DE ATIVIDADES
Qual o seu setor de atividades? Você é do ramo de Alimentos, Moda ou Informática? De Eletrônicos, Bebidas ou Cosméticos? Não importa. O que importa é que seja lá qual for sua área de atuação há espaço para a criação de um marketplace.
Em um marketplace você pode faturar uma comissão sobre as vendas realizadas por terceiros. Imagine contar, por exemplo, com um marketplace com 100 vendedores e que cada um deles comercialize R$ 20 mil mensais. Juntos, eles faturariam R$ 2 milhões. Neste cenário, uma comissão de 5% renderia R$ 100 mil ao dono do marketplace no período informado.
Observe que mencionei apenas 100 vendedores. Mas para você ter uma ideia, há empresas que começam com 200 mil vendedores, como é o caso do Grupo Martins, que em 2019 lançou um marketplace no Brasil.
Seja como for, o primeiro passo para iniciar seu marketplace é realizar um planejamento. Faça isso usando ferramentas de empreendedorismo como o Business Model Canvas e o Plano de Negócios, entre outras. Logo depois, procure investidores que possam apostar na sua ideia. Finalmente, abra uma empresa (caso ainda não tenha uma).
Com toda a parte burocrática pronta, contrate uma agência e-commerce para desenvolver o marketplace. Prefira as agências que usam plataformas como a VTEX, que conta com CMS 100% editável, o que facilita a criação e otimização do layout/Design. Enfim, lance o marketplace e invista em Marketing Digital tanto para captar compradores quanto para captar novos vendedores.
Acesse e leia também o nosso artigo “Como criar um marketplace”. Obtenha, assim, dicas básicas para montar o seu shopping de produtos e/ou serviços online!