Brand Persona é uma personagem semi fictícia que personifica os valores de marca. Desse modo, ela é um recurso que pode ser usado como porta-voz de uma marca perante o público. Além disso, ela tem como objetivo aproximar valores da marca com os valores dos consumidores.
Um bom exemplo de Brand Persona é a Nat Natura da Natura, uma personagem que existe apenas no mundo digital. A saber, a Nat Natura é definida como consultora de beleza, influenciadora digital, apoiadora de causas socioambientais e porta-voz da marca Natura.
Outra Brand Persona muito conhecida é a Lu do Magalu. No Instagram, o Magazine Luiza informa que esta personagem é uma influenciadora virtual 3D, criadora de conteúdo e especialista digital do Magalu. Ela é baseada na empreendedora Luiza Trajano.
Como se pode observar, tanto a Nat Natura quanto a Lu do Magalu transmitem os valores de suas marcas. Mas, mais do que isso, elas funcionam como ferramentas que permitem melhorar o relacionamento com o público e gerar mais engajamento, entre outros benefícios.
BENEFÍCIOS DE USAR UMA BRAND PERSONA NO E-COMMERCE
Existem várias vantagens de usar uma Brand Persona no e-commerce. Por meio desse recurso você pode, por exemplo:
- Transmitir a voz da sua marca para o público;
- Contar histórias que aproximam os valores da sua marca aos valores dos consumidores;
- Aumentar a identificação do público com a sua marca;
- Criar campanhas de Brand Marketing mais otimizadas;
- Melhorar o relacionamento da sua marca com o público.
Ademais, uma Brand Persona pode ser também um diferencial competitivo. É que muitos consumidores costumam comprar de marcas com as quais se identificam. E ao transmitir os valores da marca, uma Brand Persona pode gerar essa identificação.
COMO CRIAR UM PORTA-VOZ PARA O SEU E-COMMERCE
Para criar uma Brand Persona para o seu e-commerce você deve primeiramente desenvolver uma Cultura Organizacional. Para quem não sabe, uma Cultura Organizacional é composta pelos eixos Missão, Visão e Valores.
Desse modo, ao criar a personagem que será a porta-voz do seu e-commerce assim como a Nat Natura e a Lu do Magalu, você deve impregná-la com os conceitos descritos na Missão, Visão e Valores da sua empresa.
Além disso, use também os conceitos que desenvolveu no seu Manual de Marca, bem como os pontos-chave da sua marca e-commerce. Junte tudo isso na hora de criar a sua Brand Persona. Desenvolva o visual, o modo de falar, as características pessoais da personagem.
Depois, para fazer o ajuste final, aproxime a personalidade da personagem aos valores do seu público. Isto é, integre à personagem alguns elementos como gírias e trejeitos que o seu público usa. Assim, a Brand Persona será mais verossímil às pessoas do mundo real.
Assim que puder clique em “Mascote para e-commerce” e conheça 7 marcas que usam o recurso!