Brand Marketing ou Marketing de Marca é uma abordagem de publicidade que visa promover uma marca como um todo, aumentando o seu valor e ampliando a consciência que as pessoas têm sobre ela. Essa abordagem pode ajudar a tornar um e-commerce como o seu muito mais conhecido e relevante no mercado.
Uma marca, para quem nunca pensou sobre o assunto, é um nome e/ou sinal que identifica e diferencia pessoas, empresas, produtos e serviços. Além disso, uma marca confere a esses elementos uma correspondência com características e especificações únicas e exclusivas. Nesse sentido, ela funciona como uma digital.
O Marketing de Marca, por sua vez, ressalta os atributos de uma marca como as cores, slogan, mascote, valores e logo, por exemplo. A ideia com isso é construir um patrimônio de marca (brand equity). Um brand equity forte faz com que os consumidores conheçam e tenham preferência por sua marca. Isso permite expandi-la com o apoio dos consumidores.
COMO CONSTRUIR UMA MARCA FORTE COM BRAND MARKETING
Para construir uma marca e-commerce forte você deve usar o Brand Marketing para criar uma conexão emocional da sua marca com o consumidor. Para criar essa conexão é necessário gerar significados na vida do consumidor, envolvendo-o sobretudo com histórias e valores nos quais ele possa acreditar
Com efeito, suas campanhas de Brand Marketing deve ativar fatores como:
Consistência:
Segundo relatório da Lucidpress citado pelo Oberlo, a apresentação consistente de uma marca pode aumentar a receita em 33%. Para ter consistência, a sua marca deve contar com uma Cultura Organizacional bem desenvolvida. Assim, você poderá usar o Marketing de Marca para transmitir uma imagem coesa aos consumidores.
Transparência:
De acordo com pesquisa da Accenture Strategy, 66% dos consumidores acham que a transparência é uma das melhores qualidades de uma marca. Isso envolve, por exemplo, explicitar a forma como a sua empresa lida com os funcionários e a fonte onde ela obtém seus materiais, etc. Então, comunique-se claramente e de forma verdadeira com os consumidores.
Causas:
Conforme dados da IEG citada por Phin, 87% dos consumidores comprarão um produto porque a empresa que eles apoiam se preocupa com uma causa que é relevante para eles. Portanto, verifique quais causas importam para o seu público-alvo e invista em campanhas de Brand Marketing que possam ressaltar as ações da sua marca neste contexto.
Confiança:
Segundo estudo da Edelman, 81% dos consumidores dizem que precisam confiar na marca antes de fazer uma compra. Desse modo, suas campanhas de Marketing de Marca devem mostrar aos consumidores que a sua empresa é honesta e que realmente se preocupa com o bem-estar deles.
Valores:
De acordo com dados da Fundera citados pelo Small Biz Genius, 89% dos compradores permanecem fiéis às marcas que compartilham seus valores. Isto é, é necessário entender quais os valores do seu público-alvo e incorporá-los à sua marca. Assim, os consumidores que você quer atingir serão realmente impactados pela sua marca.
Ao criar, enfim, campanhas sobre valores, confiança, causas, etc., você aumenta a brand awareness, isto é, a consciência de marca. Assim, os consumidores terão maior conhecimento e intimidade com a sua marca e-commerce lembrando-se dela com mais frequência.
ESTRATÉGIAS DE BRAND MARKETING
Uma das melhores estratégias de Brand Marketing hoje em dia é o uso do conteúdo na web. Para você ter uma ideia, 82% dos consumidores se sentem mais positivos em relação a uma marca depois de ler conteúdo personalizado, conforme dados do Demand Metric citados pelo Small Biz Genius. Com efeito, é possível fortalecer a sua marca por meio de campanhas de Inbound Marketing.
Inbound Marketing no E-commerce
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Mas não é só o Inbound que você pode usar para espalhar conteúdo de marca na web. Use também o Branded Content, que permite promover a identidade de uma marca por meio da contação de histórias. Nesse caso, cada peça publicitária deve ser trabalhada como uma atração. Isto é, a propaganda não deve soar como propaganda, mas como entretenimento.
Além disso, você pode usar redes sociais como o Facebook e o Instagram para fortalecer a sua marca. Essas redes sociais contam com formatos de anúncios como o Stories, por exemplo, que podem ser úteis na apresentação de marcas. Anúncios com fotos e vídeos também podem ajudar você a transmitir seus valores e as causas mais importantes para o seu público com mais facilidade.
Não se esqueça de usar também o Marketing nos seus pontos de vendas físicos. Trabalhe com o Marketing Promocional criando brindes e materiais exclusivos para os seus clientes. Fortaleça, enfim, todos os quesitos da sua marca como as cores, o mascote, a marca sonora, etc.
Assim que puder clique em “Manual de Marca” e aprenda a criar um para o seu e-commerce!