Brand awareness é um termo da Língua Inglesa que significa literalmente “consciência de marca”. Trata-se de uma métrica que expõe o quanto uma marca como a do seu e-commerce, por exemplo, está presente na mente e no coração dos consumidores.
De acordo com o professor de Marketing da Universidade da Califórnia, David A. Aaker, existem quatro níveis de classificação da consciência de marca. Acompanhe em seguida:
- Unaware (inconsciente): quando a maioria dos consumidores desconhece a marca;
- Recognition (reconhecimento): boa parte das pessoas reconhecem uma marca quando vista;
- Recall (lembrança): as pessoas lembram da marca no dia a dia sem mesmo vê-la ou ver seus produtos;
- Top of mind (todo da mente): a marca mais lembrada pela maioria dos consumidores.
As marcas top of mind, vale dizer, estão em um nível tão alto que os consumidores chegam a confundir o produto com a marca. Ao invés de dizer lâmina de barbear, por exemplo, o público diz Gillette. Ao invés de palha de aço diz-se Bombril e daí por diante.
Obviamente, quanto mais uma marca é lembrada, isto é, quanto maior o seu percentual de brand awareness, maior também é a demanda pelos seus produtos. Consequentemente, maiores são as vendas.
Além disso, as marcas mais lembradas geram mais propaganda boca a boca. Elas contam com maior validação do público. Por isso, elas têm maior credibilidade no mercado. Assim, inspiram mais confiança para as compras.
Desse modo, fazem bem os varejistas que tentam aumentar o percentual de brand awareness de seus e-commerces e lojas físicas. Mas como fazer isso? É o que você fica sabendo no próximo tópico. Continue lendo!
PRIMEIRO PASSO PARA AUMENTAR O BRAND AWARENESS
O primeiro passo para aumentar a consciência de marca do seu e-commerce é medir o nível atual. Para tanto, você precisa fazer uso de algumas ferramentas de medição. Existem muitas delas e você deve usar de preferência todas. Confira:
- Brandformance: medição do retorno do investimento feito em campanhas de branding;
- Pesquisa qualitativa: realização de perguntas sobre a marca por meio de questionários;
- Pesquisa de satisfação: métodos como o Net Promoter Score medem a lealdade dos clientes;
- Menções: número de comentários, curtidas, compartilhamentos e menções nas redes sociais;
- Clipping: serviço de coleta de informações publicadas sobre a marca na imprensa.
Logo depois de mensurar, você poderá trabalhar com cada métrica em particular. Ou, se preferir, poderá criar uma fórmula capaz de agregar todos esses números em um percentual. Em seguida, crie uma Key Performance Indicator (KPI) com a qual seja possível impulsionar melhorias contínuas.
Uma KPI, caso não saiba, é uma meta a ser batida em um período. Dessa forma, se o seu percentual de consciência de marca foi de 50% no mês atual, então você poderá criar uma KPI assim: “aumentar o brand awareness para 53% no próximo mês”.
Lembre-se de renovar (aumentar) a meta mensalmente. Além disso, liste abaixo da KPI as ações que irá realizar para conseguir bater a meta no período proposto. No próximo tópico eu apresento algumas possíveis ações. Confira!
AÇÕES QUE PODEM AUMENTAR A CONSCIÊNCIA DE MARCA
Para aumentar o percentual de brand awareness, invista em (clique nos links em verde para ler conteúdo mais aprofundado sobre cada item):
- Campanhas de Branding: comece criando um bom nome para a sua loja virtual. Desenvolva uma cultura organizacional. Tenha símbolos, mascote, áudio marca e outros recursos. Crie um manual de marca. Faça tudo o que puder para ter uma marca forte.
- Campanhas de Branded Content: crie histórias envolventes as quais transmitam os valores da sua marca para o público. Mas ao invés de trabalhar essas histórias como “propaganda”, faça com que elas se pareçam como uma “atração” um divertimento.
- Melhoria do produto: se você for fabricante, então melhore o seu produto continuamente. Se você for revendedor, então invista na melhoria contínua da experiência de compras na sua loja virtual. Faça, desse modo, que o consumidor perceba que a sua credibilidade só aumenta.
- Marketing: faça campanhas com links patrocinados e com conteúdo SEO. Aumente a sua presença nas redes sociais. Faça parceria com influenciadores e patrocine eventos, entre outras coisas. Deixe a sua marca sempre em evidência.
- Programas de referência: crie um sistema em que os seus clientes atuais ganham descontos, cashback, frete grátis ou outro benefício ao recomendarem outros clientes para a sua loja virtual. Isto é, dê uma recompensa para quem promover a sua marca.
Comece, então, a melhorar a consciência de marca. Aumente a presença da sua marca na mente e no coração dos consumidores. Melhore a credibilidade e faça com que as pessoas lembrem do seu e-commerce o tempo todo.
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