BOPIS é a sigla para “Buy Online Pick Up In Store”, que em Português significa “compre online e retire na loja”. É um método de entrega dos produtos do seu comércio eletrônico, o qual tem se tornado cada vez mais popular, pois alivia o frete para os clientes.
Para você ter uma ideia do quão popular, 10% de todas as vendas serão entregues por meio de métodos de retirada em pontos físicos como o BOPIS, os lockers e os pick up points até 2025, de acordo com dados de infográfico da Invesp.
Além de popular, o BOPIS funciona de forma simples. Na hora em que um cliente estiver para finalizar uma compra, a sua loja virtual expõe para ele a opção para retirar na loja física. Aí, então, o cliente pode escolher a loja e a hora mais adequada para retirar o produto que comprou online.
Em seguida, a sua equipe embala o produto e aguarda a retirada. Caso, contudo, a loja em questão não tenha o produto no estoque, você pode realocar o item do Centro de Distribuição, da dark store ou da sua loja física mais próxima.
POR QUE IMPLANTAR O BOPIS NO SEU E-COMMERCE?
Existem muitas razões para você implantar o Buy Online Pick Up In Store no seu e-commerce. Para começar, conforme o já citado infográfico da Invesp, 50% dos clientes decidiram comprar online por causa da opção do BOPIS e 75% dos que usaram o BOPIS provavelmente farão uma compra adicional.
Além disso, ainda segundo os números da Invesp, 77% dos consumidores preferem usar o BOPIS para ver os produtos antes de levá-los, o que é uma questão de praticidade. E outros 65% preferem usar o recurso para evitar os custos de envio, isto é, para diminuir ou eliminar o valor do frete.
Já de acordo com dados da Shopify, 59% dos consumidores estão interessados em opções de compras do tipo BOPIS. Outros 30% escolheram essa opção de atendimento de pedidos pela primeira vez desde que a pandemia foi declarada. E 64% dizem que estão optando pela retirada na loja com mais frequência do que antes da pandemia ser declarada.
E, por fim, vale mencionar, de acordo com a Digital Commerce 360 citada pela Fil Small Business, as três principais razões pelas quais os compradores preferem BOPIS são conveniência (50%), evitar entrar em uma loja (47%) e gerenciamento de tempo (46%).
Esses números demonstram que o BOPIS é uma tendência e que, sobretudo, ele pode melhorar a experiência de compras. Desse modo, pode valer muito a pena implantar esse recurso no seu e-commerce.
COMO IMPLANTAR O RECURSO?
O primeiro passo para implantar o BOPIS é contar com uma loja virtual e uma rede de lojas físicas. Lembrando que você deve reservar uma área nas suas lojas físicas para armazenar, empacotar e despachar os produtos comprados online.
Além disso, também serão necessários softwares como uma plataforma e-commerce headless e um sistema de gestão de pedidos moderno. Só para informar, a VTEX conta com tecnologias assim, que possibilitam implantar o recurso.
O mais difícil, contudo, é a contratação de pessoal. De acordo com a RIS News citada pela já mencionada Fit Small Business, cerca de 73% dos varejistas citaram “ter a equipe necessária” como um dos maiores desafios para o cumprimento do BOPIS. Enquanto isso, a precisão do estoque (43%), o treinamento de equipe (39%), a conscientização do cliente (27%) e limitação ou falta de tecnologia (18%) foram citadas como desafios de menor escala.
Seja como for, implantar o BOPIS no seu e-commerce pode proporcionar mais conveniência e experiência de compras aos consumidores. Isso, por sua vez, pode culminar em maior quantidade de vendas. Portanto, vale a pena experimentar.
Por último, mas não menos importante, caso precise de ajuda para implantar o BOPIS no seu e-commerce, saiba que sempre poderá recorrer à ajuda da Agência e-Plus. Para entrar em contato com nossa equipe, clique no botão do WhatsApp no canto direito e inicie uma conversa!
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