Bolsa de estudo VTEX: empresa quer acelerar mulheres no e-commerce

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Prioridade é a inclusão de pessoas que se identificam com o gênero feminino no mercado de trabalho

Bolsa de estudos VTEX WiD, uma oportunidade para mulheres. Imagem: acervo VTEX/Stoa
Bolsa de estudos VTEX WiD, uma oportunidade para mulheres. Imagem: acervo VTEX/Stoa

Abertas as inscrições para o Women in Digital (WiD), um programa de treinamento online que conta com bolsa de estudo VTEX. Esse projeto tem como objetivo acelerar a carreira de mulheres cis e trans na área de comércio digital. Mas mais do que apenas formação, ele visa ajudar essas pessoas a conquistarem um emprego. Espera-se, dessa forma, reduzir as desigualdades sistêmicas do mercado de trabalho.

O WiD é fruto de uma parceria entre o hub de educação profissional Stoa e a empresa multinacional brasileira de soluções para e-commerce e omnichannel, a VTEX. O programa é grátis do início ao fim e oferece ao todo 40 vagas nesta edição. As inscrições vão até o dia 17 de abril de 2021 e podem ser feitas diretamente na página do WiD.

Poderão participar do WiD as pessoas acima de 18 anos que se identificam com o gênero feminino e que se interessem por tecnologia e mercado digital. Além disso, como pré requisito, é necessário estar cursando o último ano de faculdade ou já ter se formado há no máximo um ano em qualquer curso de qualquer instituição universitária.

MAIS SOBRE A BOLSA DE ESTUDO VTEX

De acordo com o Censo de Educação Superior de 2018, as mulheres representam 57% do total de pessoas matriculadas em faculdades do Brasil. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), apenas 17% delas atuam na área digital.

Neste cenário, a bolsa de estudos VTEX visa sobretudo acelerar as mulheres no e-commerce. Com efeito, a prioridade é a diversidade de gênero. Ademais, a empresa também tem como meta a expansão de seus negócios no Brasil e exterior, e para isso precisa cada vez mais de pessoas capacitadas.

COMO SERÁ O TREINAMENTO

O treinamento WiD ocorre ao longo de seis semanas por meio de aulas online ao vivo. Ministram o curso, professoras e mentoras referências na área, sendo 70 delas funcionárias da própria VTEX. As alunas passam por mais de 100 horas de treinamentos. Elas aprendem, por exemplo:

  • Fazer aquisição de clientes;
  • Criar uma experiência de compra;
  • Reter clientes;
  • Realizar um bom pós compras;
  • Criar e administrar negócios online;
  • Usar a tecnologia e-commerce (ênfase na plataforma VTEX).
https://youtu.be/n3M5_Y60fBg
Vídeo: conheça a plataforma VTEX

O WiD contempla capacitação técnica, sessões de mentoria e oportunidades de networking. Além disso, as mulheres que concluírem o curso recebem uma certificação de Analista de E-commerce e entram para o processo seletivo da VTEX. Vale lembrar, enfim, que na edição anterior do WiD, 97% das alunas conseguiram um emprego.

Assim que puder clique em “Profissão e-commerce” e conheça os principais ofícios do setor.