Blog Renner ou Blog da Renner, também chamado de Estilo Renner, é a mídia de comunicação da rede de lojas multinacional brasileira de mesmo nome.
Neste artigo, analisarei esta mídia sob diferentes aspectos na expectativa de ajudar você, empreender(a) e leitor(a), a tirar boas lições para o blog da sua própria loja virtual.
Para seu conhecimento, no momento em que faço este estudo (setembro de 2019), o site da Lojas Renner ocupa a posição 14.533 global e 444 nacional no ranking Alexa.
Antes de mais nada, porém, conheça a seguir uma breve história da Renner.
Acesse e leia também o post “Blog Motorola”.
BREVE HISTÓRIA DA RENNER
A Lojas Renner S.A. é uma rede brasileira de lojas de moda que completará 100 anos de existência em 2022.
Ela foi fundada por Antônio Jacob Renner em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na primeira metade do século 20.
Nos anos 1990, a empresa começou a espalhar suas lojas por outras localidades do país.
Naquela época, os primeiros estados a ganharem lojas da rede Renner além do Rio Grande do Sul foram São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Já na década de 2010, o grupo inaugurou lojas no Uruguai e Argentina.
Dessa forma, a empresa tornou-se uma multinacional.
Em 2018, a Renner foi eleita a Empresa do Ano pelo ranking Melhores e Maiores de EXAME.
- Acesse e leia também o artigo “Blog Dafiti”.
CARACTERÍSTICAS DO BLOG RENNER
Assim como a maior parte dos grandes sites de e-commerce brasileiros, a Renner tem um blog, o qual é denominado Estilo Renner.
Em seguida, você poderá ler uma análise (feita por mim no dia 3 de setembro de 2019) do Design, Conteúdo, Links e outras características do blog Estilo Renner. Confira!
Design:
Submeti o Blog Renner à ferramenta online Reponsive Design Checker, que apontou que o mesmo é responsivo.
Ele se adapta e se molda às telas grandes de 24 polegadas dos computadores desktops e notebooks, às telas médias de tablets como o Apple iPad e também às telas pequenas de smartphones como o Nexus 6, por exemplo.
Nas telas grandes, o Design da página home do blog tem a seguinte aparência:
- Logotipo do blog no topo da página, no lado esquerdo;
- Menu da loja virtual Renner no topo da página;
- Chamada para login ou cadastro na loja virtual;
- Menu de categorias do blog abaixo do menu da loja virtual;
- Campo de pesquisas do blog da Renner;
- Foto de modelo feminina usando roupa da loja, mas sem chamada (situação no dia da análise);
- Chamada para duas matérias do blog logo abaixo da dobra da página;
- Banners publicitários com links para a loja virtual Renner, no lado direito, abaixo da dobra;
- Mais quatro chamadas para matérias do blog;
- Chamada para o Instagram da Renner;
- Chamada para o canal de vídeos da Renner no Youtube;
- Rodapé com dados institucionais, perguntas frequentes, botões para redes sociais, etc.
Importante dizer, muitos desses itens são compactados conforme o tamanho e o formato da tela.
Nas telas de celulares, por exemplo, os menus são escondidos em botões.
Conteúdo:
O blog aborda as categorias Moda, Beleza, Acessórios e Dicas.
No que diz respeito à “Moda”, são abordados assuntos como tendências, outono-inverno, moda feminina, moda masculina e básicos.
Em “Beleza” são tratados temas como bem estar, maquiagem, pele e produtos de beleza.
Já em “Acessórios”, entram em pauta a volta às aulas, moda infantil, mochilas e óculos.
Por fim, em “Dicas”, são apresentadas informações para o bom uso de roupas e acessórios.
Assim como em outros blogs já analisados por mim, não há indício de uso sistemático de palavras-chave SEO nos posts do Estilo Renner.
Os textos possuem geralmente 300 a 600 palavras.
As fotografias que acompanham os textos são muito bonitas.
Há posts com GIFs animados, mas não vi vídeos ou infográficos. Se houverem conteúdos assim, provavelmente eles são em pouca quantidade.
Links:
Há basicamente quatro tipos de links no Blog da Renner, são eles:
- Links para as páginas de categoria da loja virtual:
No meio dos posts, frequentemente encontram-se links que conduzem o leitor para páginas de categoria da loja virtual da rede.
- Links para o Instagram:
Encontrados no meio dos artigos do blog, esse tipo de link leva o leitor para o Instagram, onde há fotografias muito legais, que atiçam a vontade de comprar.
- Links para páginas de produtos:
Esse links são inseridos depois que o post já terminou sob o título “Compre online”.
São posicionados quatro, oito e às vezes 12 chamadas, cada qual com uma foto e um link que desemboca em uma página de produto específica da loja virtual da Renner.
- Posts mais lidos:
No final de cada post, logo depois dos links do tipo “Compre online”, há os links intitulados “Posts mais lidos”.
Esses links, obviamente, conduzem o leitor para outros artigos dentro do blog Estilo Renner.
Autores:
Os artigos publicados no Blog da Renner não têm autores.
Aliás, eles não levam sequer o logo ou “assinatura” da própria Renner.
Periodicidade:
Os artigos não são datados, isto é, não apresentam data de publicação.
Todavia, as datas aparecem nos resultados de buscas feitas no campo de pesquisas do blog.
Só assim é que é possível notar que há publicações semanais de artigos.
Banners:
Na página home do blog há dois tipos de banners, um pequeno e outro grande logo abaixo.
Entretanto, as diferenças acabam aí.
É que ambos conduzem o leitor para páginas de categorias dentro da loja virtual.
Uma vez na página de categorias, o leitor-consumidor deve escolher o item desejado para só então “cair” em uma página de produto específica onde poderá realizar uma compra.
Mobile:
Como dito anteriormente, o Blog Renner é responsivo.
Ele adapta-se a todo tipo de tela e, dessa forma, facilita a leitura e reduz o Bounce Rate.
Além disso, de acordo com o Page Speed Insights, o blog Estilo Renner tem pontuação 90 (considerada de velocidade rápida) em dispositivos móveis; e pontuação 96 (considerada igualmente de velocidade rápida) em desktops.
Este é, sem dúvida, o melhor dos blogs de e-commerce em termos de velocidade já analisados por mim até agora aqui no blog da e-Plus.
Cultura Organizacional:
Cultura Organizacional é um conceito que abrange as filosofias e políticas de uma empresa (Missão, Visão e Valores, por exemplo) e também seus símbolos, cores e aspectos comunicacionais em geral.
Neste aspecto, o blog Renner tem um logotipo, o que lhe confere uma “personalidade” distinta da loja virtual, sem contudo separar-se definitivamente dela.
Procura no Google:
A palavra-chave “Blog Renner” é buscada 140 vezes mensais segundo o Ubersuggest.
Conteúdo da audiência:
O conteúdo da audiência é fundamental para fomentar decisões de compra.
De acordo com pesquisa da Lett, a avaliação de clientes é uma dos tipos de informação mais relevante no e-commerce para a conversão de vendas.
Ela chega a ser mais importante nesse aspecto até mesmo do que as próprias informações do produto em questão.
Nesse ponto, o blog Renner tem a parte de comentários ativada, entretanto, os leitores não deixam muitos comentários por lá.
Mas nada que não possa ser aprimorado.
Redes sociais e assinaturas:
No topo e no rodapé de cada post há botões de compartilhamento para o Facebook, Twitter e Pinterest.
Ademais, no rodapé do blog há botões que conduzem o leitor para as fanpages da Renner no Instagram, Youtube e outras redes sociais.
Não encontrei, no blog, nenhum campo para a captura de assinantes de E-mail Marketing.
- Acesse e leia também o post “Blog Polishop”.
CONCLUSÃO SOBRE O BLOG RENNER
O Blog Renner tem seus pontos negativos e positivos assim como qualquer outro blog.
Dentre os negativos, o primeiro deles é o tamanho dos posts, que são pequenos.
O ideal em termos de SEO, hoje em dia, é publicar textos com no mínimo 900 palavras.
Falando em SEO, não notei o uso sistemático de palavras-chave.
Em termos de SEO, é importante que as palavras-chave mais buscadas na internet sejam inseridas nos títulos, subtítulos, legendas e tags internas dos posts.
Ademais, o Blog da Renner não tem campo para captura de e-mails para uso em E-mail Marketing, que é fundamental para melhor conversão de vendas.
E, enfim, alguns dos links abrem em páginas de categorias e não em páginas de produtos, o que força o leitor a procurar um produto. Bem, nem todo mundo tem paciência para fazer isso.
Já quanto aos pontos positivos, o Estilo Renner tem um logotipo, que lhe confere um estilo próprio sem contudo separá-lo da loja virtual da rede.
Além disso, ele é um blog muito veloz, segundo o Page Speed Insights.
E, por fim, esse blog expõe lindas fotografias, que aumentam o desejo de compra.
Agora que você conhece o Blog Renner, use essas informações para criar um blog melhor para a sua própria loja virtual.
Ganhe os consumidores pelo conteúdo!
É um trabalho que leva tempo, mas dá bons frutos.
- Acesse e leia também o artigo “Blog da Saraiva”.