A partir de hoje publicarei uma vez por mês aqui neste veículo de informação da agência e-commerce e-Plus um post no qual analisarei um grande blog de e-commerce do mercado nacional. Inicialmente, examinarei o blog Ponto Frio.
• Acesse e leia também o artigo: “Como montar um e-commerce” (começando com um blog e-commerce)
O Ponto Frio é uma empresa brasileira fundada em 1946. Hoje, ela atua no varejo online e offline. No ranking Alexa, ocupa as posições 5.725 (global) e 169 (nacional). Os visitantes permanecem no site em média 4min02 (dados de janeiro/2019).
e-Glu do Pinguim: o blog Ponto Frio
O blog Ponto Frio chama-se “e-Glu do Pinguim”. Minha análise leva em conta os aspectos desta mídia tais como eles estavam disponíveis no dia 4 de janeiro de 2019. Acompanhe:
• Design:
Ao realizar uma checagem por meio do aplicativo online “Responsive Design Checker”, descobri que o blog Ponto Frio não é responsivo. Ou seja, ele não se adapta aos diferentes tipos de telas.
Em contrapartida, o nome e-Glu do Pinguim é bem destacado no alto. Logo abaixo dele há um campo de pesquisa e também um menu com várias categorias de produtos. Antes da quebra da página há algumas chamadas para posts diversos.
Depois da quebra da página há mais chamadas, todas elas acompanhadas por fotos. Por fim, no rodapé há blocos de informações divididos em “Categorias”, “Populares no blog” e “Institucional”.
Basicamente, o blog tem uma aparência elegante e bem equilibrada do ponto de vista do Design.
• Conteúdo:
Em geral, o blog Ponto Frio expõe características de produtos para os consumidores online que estão à procura de tirar dúvidas e/ou de reforçar na própria mente os motivos pelos quais devem comprar algo.
Os blog-posts apresentam dicas, comparações, infográficos, listas, etc. Todos os posts têm textos de 600 a 1.000 palavras. Eles são acompanhados por fotos e também por vídeos.
Ao final de cada post há um aplicativo que recomenda a leitura de outros posts. Isso é bem legal porque reduz a taxa de rejeição e, dessa forma, melhora o posicionamento nos sites buscadores.
• Links:
A maioria dos links do blog Ponto Frio envia o leitor para uma página com vários produtos dentro da loja virtual do Ponto Frio. Desse modo, o leitor poderá escolher um dos produtos listados e clicar em “Comprar”.
Esses links são colocados sobre palavras-chave específicas, o que provavelmente são as palavras de cauda longa usadas para classificar o blog em termos SEO em motores de buscas como os do Google, Bing e Yahoo.
É importante dizer que esses links não abrem em uma segunda página. Eles abrem, na verdade, na mesma página do blog. Isso significa, que quando o leitor clica em um link, o blog se fecha e dá lugar à loja virtual.
• Autores:
Os blog-posts dessa mídia são muitas vezes assinados por pessoas reais, entretanto, não há qualquer biografia delas e, por isso, não dá para saber quem elas são. Há artigos que não recebem nenhuma assinatura.
• Periodicidade:
Os artigos do blog Ponto Frio não são datados. Por isso, não pude estabelecer qual a frequência de publicação desta mídia. Pessoalmente, não gosto dessa abordagem.
Certamente, prefiro posts datados, pois isso ajuda o leitor estabelecer a perecibilidade da informação. Além disso, evita a perda de tempo e a frustração de se ler algo que no fim poderá estar desatualizado.
• Banners:
Não visualizei nenhum banner do Ponto Frio e nem de sites parceiros no blog.
• Mobile:
Como escrevi antes, o blog Ponto Frio não é responsivo (não se adapta às telas mobile). Pelo menos isso é o que constato hoje, 4 de janeiro de 2019. Pode ser que isso mude em breve (ou não).
Submeti a URL do blog ao aplicativo Page Speed Insights, que mede a velocidade de carregamento, e descobri que ele possui uma pontuação de 79 pontos para desktop (o que é considerada mediana) e uma pontuação de 23 pontos para mobile (o que é considerada lenta).
• Cultura Organizacional:
A Cultura Organizacional combina com a loja virtual e também com as lojas físicas da rede varejista. Ela emprega o popular pinguim e as cores vermelha, preta e branca. Ou seja, tudo está unificado, como deve ser.
• Procura no Google:
O termo “e-Glu do Pinguim” não tem procura no Google. Apenas o termo “blog Ponto Frio” é que é buscado entre 10 e 100 vezes mensais, segundo a ferramenta de palavras-chave Keyword Planner.
• Conteúdo da audiência:
A mídia tem campo para os leitores inserirem comentários, o que é integrado com o Facebook. A opinião dos consumidores é muito importante, pois ela pode ajudar a loja virtual a vender mais.
• Redes sociais e assinaturas:
Um bom blog deve converter visitantes em assinantes. Neste contexto, o blog Ponto Frio conta com uma caixa de assinatura de Newsletter. O problema é que ela está escondida em meio a fotos e textos muito abaixo da dobra da página.
Há ainda uma caixa que aponta para assinaturas da fanpage do Ponto Frio no Facebook, entretanto, ela também não tem muito destaque. Tanto a caixa de assinatura de newsletter quanto a da fanpage aparecem também ao lado de cada post.
Talvez isso não seja um problema para o Ponto Frio, já que a empresa possui quase 3 milhões de fãs no Facebook. Uouuuuuuu!
Por fim, no cabeçalho e no rodapé de cada post há ícones que possibilitam ao consumidor compartilhar o conteúdo no Facebook, Twitter, Google Plus e Pinterest.
Conclusão sobre o blog Ponto Frio
O blog Ponto Frio tem uma série de problemas como a questão da datação dos posts, a ausência de responsividade e os autores sem biografia. Porém, ele funciona, e isso é o que importa.
Ademais, esta mídia possui muitas boas qualidades. Por exemplo, ela conta com conteúdo multimídia (texto, foto, vídeos, infográficos, etc.), o que possibilita influenciar consumidores com diferentes hábitos de captação de informações.
Então, digo isso para deixar claro que o blog não precisa ser perfeito. Seja como for, ele precisa existir para assim encaminhar leitores para a sua loja virtual. Otimize-o diariamente para assim, com o tempo, aumentar sua audiência e sua eficiência na obtenção de assinaturas e de encaminhamentos para páginas de produtos.