Blog Polishop: uma análise completa

8 minutos de leitura
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Blog Polishop é um canal de comunicação da empresa com o público da internet
Blog Polishop é um canal de comunicação da empresa com o público da internet

Blog Polishop, também chamado de Blog da Poli, é uma das mídias de comunicação e principalmente de integração do público com a loja virtual da Polishop.

Pois bem, para quem ainda não conhece, a Polishop é uma rede de lojas omnichannel brasileira.

No momento em que realizo esta análise (junho de 2019), a loja virtual da Polishop ocupa a posição 56.974 global e 1.910 nacional no ranking Alexa.

Vídeo: o poder do blog no e-commerce

Acesse e leia também o artigo “Blog Casas Bahia”.

BREVE HISTÓRIA DA POLISHOP

A rede de lojas Polishop foi fundada no ano 2000 pelo empresário João Appolinário.

Com efeito, esta empresa nasceu omnichannel.

Desde o começo, ela comercializava seus produtos em ao menos três canais:

1 – Na internet
2 – No telefone
3 – Na TV

Dois anos adiante a empresa criou um catálogo em forma de revista impressa.

Posteriormente, lançou uma canal de vendas via Marketing Multinível e uma linha de produtos de beleza.

Atualmente possui mais de 200 lojas físicas em território nacional e também em outros países da América do Sul e do Norte, e na Ásia.

Por fim, o blog e-commerce da empresa serve para captar clientes sobretudo para a sua loja virtual.

Acesse e leia também o post “Blog da Lu”.

CARACTERÍSTICAS DO BLOG POLISHOP

Na sequência, vou analisar o Design, o conteúdo e outras características do Blog Polishop.

A análise tem como base a situação do blog em junho de 2019.

Confira!

Design:

Submeti o Blog da Poli à ferramenta Responsive Design Checker, que não pode testar o blog porque este não é protegido por HTTPS.

Este é certamente um grande problema, pois a falta de segurança pode piorar a classificação de SEO das páginas do blog em buscadores como o Google.

Já o Mobile Friendly Test, do Google, revelou que a página não é otimizada para celular.

Apesar disso, em um teste prático eu percebi que ela se adaptou bem aos diferentes tipos e tamanhos de telas.

Seja como for, no aspecto geral, o blog conta com:

  • Lupa para pesquisas no topo
  • Nome e logotipo do blog posicionados em seguida
  • Menu com opções para as categorias “Beleza”, “Fitness”, “Casa”, “Cozinha” e “Mais lidas”
  • Chamadas para matérias com imagens antes da dobra da página

Já depois da dobra da página há mais chamadas para artigos divididas em categorias diversas, quase todas com fotografias.

Blog da Poli visualizado a partir de um desktop (conteúdo antes da dobra da página)
Blog da Poli visualizado a partir de um desktop (conteúdo antes da dobra da página)

Nos celulares, o mesmo conteúdo pode ser visualizado de forma compacta.

Como se pode observar, o Blog da Poli é bem simples e de fácil assimilação e utilização.

Conteúdo:

O conteúdo do blog gira em torno de dicas de beleza, cozinha, fitness e casa, entre outros assuntos.

Todavia, no meio dos artigos são abordados diversos produtos da loja virtual da Polishop.

Há desde posts curtos, com aproximadamente 300 palavras, a até artigos mais longos, com mais de 900 palavras.

O blog explora conteúdos em formatos de texto, fotos, vídeos, animações, gifs e infográficos, o que é muito bom.

Bem, é assim que se faz um conteúdo rico em informações capaz de captar a atenção de diferentes tipos de públicos.

Não parece haver, contudo, uma preocupação com o uso de palavras-chave SEO nos títulos, subtítulos, alt tags de imagens e em outros pontos cruciais.

Vale lembrar, a otimização SEO possibilita classificar os posts com mais eficiência nos buscadores e dessa forma gerar mais visitas para o blog.

Notei, enfim, que o blog tem um sistema de recomendação de posts relacionados.

Isso sem dúvida permite reduzir o Bounce Rate.

Pode-se ver que esse sistema juntamente com os links internos funciona bem, pois segundo o Alexa a Taxa de Rejeição do site e-commerce da Polishop e seu blog é de apenas 19%.

Os posts do Blog da Poli podem conter basicamente dois tipos de links:

1 – Os que conduzem o leitor para outros posts dentro do blog
2 – Os que conduzem o leitor para páginas de produtos específicas da loja virtual Polishop

Para buscadores como o Google, cada link é um voto que fortalece a página que o recebe.

Dessa maneira, páginas com mais links ficam mais fortes e tendem a aparecer mais nas primeiras posições dos resultados de buscas.

Autores:

Os artigos não são assinados por pessoas como em outros blogs já analisados por mim.

Em outras palavras, todos os artigos do Blog da Poli são publicados em nome do próprio blog.

Periodicidade:

Os artigos não são datados.

Sendo assim, não foi possível detectar a periodicidade de publicação dos posts.

Sempre recomendo que a data seja incluída nos artigos, pois dessa forma os leitores podem saber de antemão se a informação está ultrapassada ou se é nova.

Ao datar os posts você evita que o leitor perca tempo e se frustre com informações que não servem mais e que, portanto, não são relevantes para ele.

Banners:

Dentro de cada artigo do Blog Polishop há um banner que não leva para sites externos e nem está conectado à redes de displays de anúncios como a do Google.

Banner do Blog da Poli
Banner do Blog da Poli

Esses banners aparecem do lado direito do post nos desktops e no final de cada post nos aparelhos mobile.

Se um leitor do blog clicar em um desses banners, ele cai direto em uma página de produto da loja virtual Polishop.

Para inserção dos banners, os gestores do blog usam o plugin WP Bannerize, do WordPress.

Mobile:

Como dito anteriormente, segundo teste realizado no Google Mobile Friendly Test o blog da Poli não é otimizado para celular.

Já no teste no PageSpeed Insights, também do Google, o blog ficou com uma pontuação 45 (considerada de velocidade lenta) em dispositivos móveis; e pontuação 85 (considerada de velocidade média) em desktops.

Para fins de otimização, o PageSpeed recomenda adiar imagens fora da tela, eliminar recursos que impedem a renderização, remover CSS não utilizado e reduzir o CSS, entre outras providências.

Cultura Organizacional:

O Blog da Poli possui um logotipo bem simples, com um coração como símbolo.

Logo do Blog Polishop
Logo do Blog Polishop

De fato, ele não lembra nem de longe o logotipo da Polishop.

Um leitor desavisado, que não conhece a marca, pode pensar que o Blog da Poli é de alguma pessoa chamada Poliana, por exemplo.

Então, faria muito bem ao blog se os gestores melhorassem o logotipo e realizassem uma identificação melhor com a marca Polishop.

Em outras palavras, neste ponto acho necessário trabalhar melhor a Cultura Organizacional de modo a unificar as cores, os símbolos e a filosofia do blog com os demais canais de vendas da empresa, sem no entanto tirar a “personalidade” do blog.

Procura no Google:

O termo-chave “Blog Polishop” é buscado 30 vezes mensais no Google segundo a ferramenta Ubersuggest.

Conteúdo da audiência:

Alguns posts do blog recebem muitos comentários e outros nenhum.

O blog possui um plugin Facebook Comments, que faz com que todos os logados comentem com seus perfis da referida rede social.

Há quem diga que os comentários realizados por leitores em posts funcionam como fator de classificação do Google, e isso deve ser verdade. Sendo assim, quanto mais comentários melhor.

Redes sociais e assinaturas:

Os posts contam com botões de compartilhamento no Facebook e no Twitter.

Ademais, o blog tem botões para as fangapes da Polishop no Instagram, no Youtube e no Facebook.

Não encontrei neste blog nenhum formulário de captura de e-mails, o que é uma pena.

Ao trabalhar com E-mail Marketing você pode educar pouco a pouco os leitores indecisos até que eles façam uma compra na sua loja virtual.

Acesse e leia também o post “Blog Ponto Frio“.

CONCLUSÃO SOBRE O BLOG POLISHOP

O blog Polishop tem seus problemas, assim como qualquer outro blog, todavia o importante é que a marca tem um blog.

Dentre os principais problemas estão a falta de HTTPS e a falta de rigor na otimização SEO com palavras-chaves.

Em contrapartida, o blog tem como ponto forte o sistema de links internos e os banners que conduzem os leitores diretamente para as páginas de vendas da loja virtual da Polishop.

Além disso, as cores e símbolos da Cultura Organizacional da marca praticamente inexistem no blog. Contudo, há de se levar em conta que ao menos o blog possui um logotipo, que por mais simples que seja confere personalidade e algum destaque.

Com algumas melhorias, com certeza o Blog Polishop poderá dar muito mais resultados para a marca.