Blog Motorola, também chamado de Hello Moto, é uma das mídias de comunicação e sobretudo de integração dos consumidores com a loja virtual da Motorola.
De fato, a Motorola possui vários blogs.
Há, por exemplo, um chamado “The Official Motorola Blog”, que é redigido em Língua Inglesa. Existe também uma versão do mesmo em Língua Portuguesa, o que é produzido, acredite, na plataforma Blogspot.
Enfim, analisarei aqui o blog Hello Moto, que parece ser o mais moderno da empresa.
A Motorola, como todos sabem, é uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo.
No momento em que faço este estudo (agosto de 2019), a loja virtual da Motorola ocupa a posição 47.992 global e 1.502 nacional no ranking Alexa.
Acesse e leia também o post “Motorola escolhe VTEX para acelerar transformação digital”.
BREVE HISTÓRIA DA MOTOROLA
Fundada há oito anos, a Motorola Mobility é uma das empresas sucessoras da Morotola, Inc., a qual funcionou entre 1928 e 2011.
Trata-se de uma multinacional de propriedade da Lenovo com sede em Illinois, Estados Unidos.
Atualmente, esta empresa fabrica e comercializa smartphones e acessórios.
Acesse e leia também o artigo “Blog da Saraiva”.
CARACTERÍSTICAS DO BLOG MOTOROLA
Muito bem, agora que você já sabe um pouco sobre a empresa Motorola, confira em seguida um estudo do blog Hello Moto.
Esta análise tem como base a situação do Motorola blog em agosto de 2019, observe:
Design:
Submeti o Blog Motorola à ferramenta online Responsive Design Checker. Dessa forma, constatei que o mesmo se adapta tanto às telas pequenas de smartphones e tablets quanto às telas grandes de notebooks e desktops.
Nas telas grandes, o Design da home do blog tem o seguinte aspecto:
- No topo, logo Motorola e menu com botões que conduzem o leitor para outros sites da marca
- Logo abaixo há um logotipo do blog (nome Hello Moto), mas sem uma logomarca (símbolo)
- Adiante há um menu de categorias, que seleciona artigos por assunto (cidades, style, etc.)
- Ao lado do menu categorias há um botão “Suporte”, que conduz o leitor para outras páginas
- Ao lado do menu de categorias há também uma lupa de pesquisas de posts por palavra-chave
- Em seguida, em um display “rolável” há nove chamadas com fotos para artigos
- Logo depois, o menu de categorias é repetido, mas com um Design diferente
- Após a chamada “dobra da página” há dezenas de chamadas com fotos para posts
- Abaixo das chamadas há um botão denominado “Carregar mais posts”
- Na sequência, existe um espaço de fotos que provém do perfil da marca no Instagram
- Posteriormente, há botões para os perfis da marca no Facebook, Twitter e Instagram
- Por fim, no rodapé, o blog conta com a logomarca e logotipo da Motorola
Pois bem, todos esses elementos também estão presentes nas telas pequenas, só que de forma mais compacta. Em todo caso, o design impressiona.
Conteúdo:
O blog relaciona os produtos da marca Motorola com diversos temas.
Por exemplo, na categoria “cidades”, abordam-se assuntos como arte gráfica, yoga de rua, casas de suco, etc., de cidades como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, entre outras.
Já na categoria “style”, os assuntos dizem respeito sobretudo a estilos de vida.
Em “experiências”, abordam-se diversos tipos de vivências dos consumidores com a marca e seus produtos, além de dicas.
E os posts de “Phone-Life Balance”, por suas vezes, incentivam o uso equilibrado e inteligente dos smartphones.
Em geral, os artigos são pequenos.
Eles contém entre 300 e 600 palavras apenas.
Há conteúdo em texto, vídeo, fotos e até GIFs animados.
Seja como for, em termos de SEO, o Hello Moto deixa a desejar. Primeiro porque os posts são curtos e depois porque não há uma preocupação com as palavras-chave.
Hoje, segundo especialistas em Marketing Digital, os posts maiores, com mais de 900 palavras, têm mais chance de obter melhor classificação no ranking de buscadores como o Google.
Além disso, o uso ostensivo de palavras-chave permite encaixar o texto dentro de assuntos que realmente são procurados pelos internautas.
Isso é importante porque quanto mais os posts forem encontrados nos buscadores, maior será a audiência orgânica.
Links:
Há basicamente três tipos de links no Blog Motorola, são eles:
1 – Links para páginas externas de blogs e sites de terceiros
2 – Links para páginas internas do próprio blog Hello Moto
3 – Links para a loja virtual da Motorola
Dessa maneira, o blog fortalece o blog, a loja virtual e ainda cria uma ligação com sites externos, os quais podem eventualmente devolver a gentileza e apontar um link para a Motorola.
Quanto mais links provenientes de outros sites melhor, pois isso fortalece o SEO do blog.
Autores:
Não há autores humanos que assinam os posts.
Todos os posts do Hello Moto são assinados pela empresa Motorola.
Periodicidade:
Os artigos possuem data de publicação, por isso, é possível determinar sua periodicidade.
Em média, a Motorola publica 20 a 25 posts mensais.
É uma boa média, ao meu ver.
Desse modo, o blog reabastece o consumidor com conteúdo novo quase diariamente, o que mantém o interesse.
Banners:
O blog não possui banners apontados para outros blogs, sites ou lojas.
Mobile:
Como dito anteriormente, de acordo com teste realizado no Responsive Design Checker, o blog Hello Moto é responsivo.
Isto é, ele adapta-se aos múltiplos formatos e tamanhos de telas.
Sendo assim, ele facilita a leitura e reduz o Bounce Rate.
Eu também testei o blog no PageSpeed Insights, que apontou pontuação 31 (considerada de velocidade lenta) em dispositivos móveis; e pontuação 51 (considerada de velocidade média) em desktops.
Como medidas de otimização, o PageSpeed Insights recomenda o adiamento de imagens fora da tela, a definição de uma tamanho adequado para as fotos, a disponibilização de imagens em formatos de última geração, a redução dos tempos de resposta do servidor, entre outras providências.
Cultura Organizacional:
Cultura Organizacional abrange as filosofias e símbolos que identificam uma marca.
Neste ponto, o blog Hello Moto é rapidamente identificado como propriedade da Motorola devido à logomarca e logotipo inseridos no topo da home page do mesmo.
O próprio blog tem um logotipo expressivo.
Para que, no entanto, ele obtenha uma maior “personalidade”, seria interessante criar-lhe uma logomarca.
Procura no Google:
A palavra-chave “Blog Motorola” é buscada entre 10 e 100 vezes mensais no Google, conforme a ferramenta Keyword Planner.
Conteúdo da audiência:
Os comentários estão desativados, por isso, o blog não tem conteúdo da audiência.
O conteúdo da audiência é importante porque ele inspira outros consumidores a comprarem os produtos da marca.
Redes sociais e assinaturas:
Os posts contam com botões de compartilhamento no Facebook, Twitter, Pinterest e G+.
Todavia, o G+ foi desativado.
O blog tem, ainda, botões para os perfis da Motorola no Facebook, Twitter e Instagram.
Não há formulários de captura de e-mail.
É uma pena, pois assinantes de e-mail podem ser convertidos em compradores por meio de campanhas de E-mail Marketing.
Ademais, o blog também não trabalha com notificações push.
Seria, portanto, de grande valia instalar um plugin como o Signal para assim começar a fidelizar leitores por meio desse tipo de notificação.
Acesse e leia também o post “Blog Polishop“.
CONCLUSÃO SOBRE O BLOG MOTOROLA
O Blog Motorola tem um Design impecável.
Entretanto, ele conta com os mesmos problemas de SEO de todos os demais blogs que analisei.
Em outras palavras, ele não tem um controle severo de palavras-chave, os posts são pequenos, as fotos pesadas causam lentidão e os comentários estão desativados.
Sugiro, para corrigir esses problemas, que os produtores deste blog instalem, atualizem e utilizem efetivamente o plugin Yoast SEO.
Contudo, ainda assim, o Hello Moto tem o seu valor e vale a pena continuá-lo.
Ele sem dúvida ajuda os leitores a tomarem decisões de compra.
Porém, uma boa otimização SEO tornaria ele muito mais interessante.