Blog e-commerce: 5 dicas de conteúdo para dezembro de 2018

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Manter um blog e-commerce pode gerar mais audiência e mais vendas para a sua loja virtual.
Manter um blog e-commerce pode gerar mais audiência e mais vendas para a sua loja virtual.

Uma vez ao mês, desde janeiro de 2018, tenho publicado aqui no blog da e-Plus uma lista com 5 dicas de conteúdo para blog e-commerce. Chegamos, por fim, ao mês de dezembro e, com isso, à última lista.

Antes, porém, das sugestões de fim de ano, dê uma clicada nos tópicos a seguir e confira as dos meses anteriores:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

O mês de dezembro, por sua vez, é um dos mais valiosos para o comércio eletrônico. Portanto, capriche na produção de conteúdo. Mas sobre o que você poderia escrever nesta época? Veremos!

5 dicas de conteúdo para blog e-commerce em dezembro de 2018

Neste mês de dezembro de 2018, use seu blog e-commerce para escrever sobre:

• Réveillon 2019:

Réveillon é a festa em que se comemora a chegada no ano novo. É um evento muito procurado nos buscadores. A ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google indica que o termo “Réveillon 2019” tem sido pesquisado entre 10 mil e 100 mil vezes mensais. Então, é uma boa oportunidade para escrever listas de lugares onde se pode passar a data. Seus(uas) leitores(as) vão adorar!

• Natal:

Uva passa no blog e-commerce: o humor que o termo carrega pode viralizar seu conteúdo.
Uva passa no blog e-commerce: o humor que o termo carrega pode viralizar seu conteúdo.

Ao lado do Réveillon, o Natal é a melhor data de fim de ano para o comércio eletrônico. Sendo assim, não deixe passar em branco. Escreva listas de presentes para amigos(as) secretos(as). Além disso, que tal entrar nas brincadeiras sobre a “uva passa” que entram em voga no período? Publique, por exemplo, listas de tipos e benefícios da “uva passa”. Pode ser que viralize!

• Datas profissionais e mundiais:

No mês de dezembro teremos os dias do Fonoaudiólogo (9), Palhaço (10), Engenheiro (11), Arquiteto Urbanista (15) e Mecânico (15). Além disso, teremos o Dia Mundial do Voluntário (5). Crie posts que relacionem essas datas com o seu comércio eletrônico. No meio dos artigos, insira “marotamente” um link para um página de produto da sua loja virtual.

• Eventos:

Em dezembro de 2018 ocorrerão ao menos dois grandes eventos comerciais no Brasil. O primeiro é a feira Comic Com Experience, com exposições, palestras e mostras sobre quadrinhos, vídeo-games, séries de TV, etc. O outro é o Prêmio Caio, o qual é voltado para a indústria de eventos e Turismo. Se seu e-commerce é do ramo, então não perca a oportunidade de escrever sobre.

• Planos para 2019:

Na mesma medida em que os finais de anos se aproximam, as pessoas costuma ficar reflexivas. Isto é, começam a pensar sobre as coisas que viveram no passado recente e a projetar o futuro. Ajude-as! Mas como? Publique blog-posts como “Plano de dieta para 2019” ou “Plano de corrida para 2019″, por exemplo. Compreenda como pensa seu consumidor e ajude-o a planejar o próximo ano.

Blog e-commerce não é o mais importante, mas é fundamental

Loja virtual não sobrevive sem audiência. Então, conquiste a audiência com seu blog e-commerce. Publique 365 posts por ano e torne-se uma autoridade requisitada no seu ramo de atividades.
Loja virtual não sobrevive sem audiência. Então, conquiste a audiência com seu blog e-commerce. Publique 365 posts por ano e torne-se uma autoridade requisitada no seu ramo de atividades.

No comércio eletrônico, o blog e-commerce não é a ferramenta mais importante, mas é fundamental. Com ele, você pode criar e publicar conteúdo sob medida, ou seja, que se encaixa exatamente com o que os seus consumidores estão buscando na web.

Ao ganhar a atenção dos consumidores com blog-posts, você poderá encaminhá-los para as páginas de produtos da sua loja virtual e, assim, gerar mais vendas. É o que fazem, por exemplo, o Magazine Luiza, o Submarino e o Extra com seus blogs.

Para escrever e publicar 365 posts por ano (1 post por dia), você gastará em média R$ 10 mil a R$ 20 mil com um(a) bom(ao) redator(a) com formação universitária na área de Jornalismo e/ou Marketing, e especialização em SEO. Não é um preço muito alto se você levar em conta que muitos donos de lojas virtuais gastam R$ 60 mil anuais só com links patrocinados.

Os links patrocinados desaparecem da web assim que você deixa de pagar por eles. Já os blog-posts, por suas vezes, continuam gerando audiência nos meses e anos seguintes, se você mantê-los online. Além de audiência, eles lhe conferem o status de “autoridade” no seu ramo de atuação.

Espero, enfim, que tenha gostado dessa série de artigos sobre dicas de posts para blog e-commerce. Adapte essas sugestões para os próximos anos e, é claro, sempre esteja aberto(a) para novas ideias de conteúdo.