O blog do Extra, também chamado de Tudo Extra, é um canal de comunicação da famosa rede varejista com o público brasileiro de consumidores(as). Para a empresa, ele é sobretudo um recurso de Inbound Marketing voltado para a captura de assinantes de E-mail Marketing. Já para os consumidores, ele é um meio de informação de produtos e serviços.
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Antes, porém, de continuar a expor mais informações sobre esse blog, eu gostaria de mencionar que a marca Extra surgiu em 1989 na esteira da marca Jumbo. Hoje, esta rede abrange minimercados, supermercados e hipermercados offline integrados com uma loja virtual de grande porte. Essa rede é comandada pela empresa Multivarejo.
Enfim, o site e-commerce Extra comercializa produtos eletrônicos, calçados, alimentos e móveis, entre outras dezenas de categorias. Ele está listado nas posições 4.867 global e 164 nacional no ranking Alexa (com dados de março de 2019).
Tudo Extra: o blog do Extra
São características do blog do Extra (conforme análise realizada em março de 2019):
• Design:
A ferramenta online “Codeorama” mostrou-me que o Tudo Extra é um blog responsivo. Ou seja, ele se adapta aos variados tamanhos e formatos de telas de smartphones, tablets, notebooks e computadores de mesa.
Entretanto, quando submeti o mesmo blog à ferramenta “Mobile Friendly”, do Google, esta citou que os elementos clicáveis estão muito próximos uns dos outros. Além do mais, o conteúdo pode ser mais largo do que a tela em alguns dispositivos móveis.
Seja como for, nas telas grandes o logotipo e o nome do blog, o campo de buscas, o menu de departamentos e um mostrador de artigos são exibidos antes da quebra da página. Já no mobile, a maior parte desses recursos esconde-se atrás de ícones como o da lupa, por exemplo, e de botões.
Abaixo da dobra da página há chamadas para ao menos uma dezena de artigos. Esses artigos têm tags de departamentos como “Brinquedos”, “Livros”, “Esportes”, etc. É diferente do blog Casas Bahia em um ponto. Enquanto neste usam-se cores diferentes para cada categoria, no blog do Extra emprega apenas uma cor.
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Para concluir, a home page do Tudo Extra não contém formulário de captura de e-mail. Este, por sua vez, só pode ser notado à direita quando o(a) usuário(a) abre um artigo para ler. A captura de e-mails é fundamental para as campanhas de divulgação via E-mail Marketing para e-commerce.
No geral, o blog tem um Design simples e limpo, isto é, livre de banners e anúncios.
• Conteúdo:
A missão do blog do Extra é tirar as dúvidas dos(as) leitores(as). Essas dúvidas podem se referir aos produtos e serviços do mundo e-commerce e também omnichannel. Além disso, ele serve para expor novidades de produtos e serviços que venham ser comercializados na loja virtual da rede.
Cada artigo tem em média 300 a 900 palavras. O mínimo aceitável para fins de SEO é 300. O ideal, contudo, são posts com 900 ou mais palavras. Enfim, desde que a internet surgiu na história, o “conteúdo é rei”. Isto é, quem tem mais conteúdo ganha o jogo.
Ainda sobre SEO, percebo que não há um controle severo de palavras-chave no Tudo Extra, as quais raramente são repetidas nos títulos, subtítulos, descrições, fotografias, urls, etc., de cada post, como mandam as boas práticas dessa atividade.
Os posts contam com muitas fotografias. Se o controle de palavras-chave fosse mais rigoroso, essas imagens poderiam aumentar bastante o número de visitas ao blog. Algumas dessas imagens são integradas a infográficos, que os(as) leitores amam.
No final de cada post há sugestões para a leitura de três outros posts. Isso é importante porque ajuda o(a) leitor(a) a encontrar conteúdo similar e/ou complementar. E, com isso, diminui-se a Taxa de Rejeição (Bounce Rate).
• Links:
A maioria dos links inseridos em meio aos posts do blog do Extra encaminham os(as) leitores(as) para páginas de categorias de produtos. Logo em seguida, o(a) leitor(a) poderá escolher um produto e clicar sobre ele para ser encaminhado(a) para a página de venda.
Ademais, encontrei alguns poucos links que se conectam diretamente à página de venda de um produto específico. Quando isso ocorre, queima-se uma etapa do fluxo. Ou seja, elimina-se um clique e coloca-se o(a) leitor(a) mais perto de realizar uma compra e se tornar um(a) cliente.
De acordo com as técnicas SEO mais divulgadas na internet, cada link é um voto de credibilidade para a página de destino, o que aumenta o poder desta na classificação orgânica. Dessa maneira, podemos dizer que os links do blog do Extra fortalecem as páginas de vendas, mas principalmente as páginas de categorias da loja virtual.
• Autores:
Boa parte dos posts leva uma assinatura, mas os(as) autores(as) que os assinam não têm biografia. Em outras palavras, não é impossível saber se eles(as) são ou não especialistas no assunto a que se propuseram a escrever.
Se o(a) autor(a) possuir credibilidade em seu ramo de atividade, então compensa inserir uma pequena biografia ao final. Isso aumentará o valor da informação para o(a) consumidor(a) que está tirando dúvidas ou mesmo se preparando para fazer uma compra.
• Periodicidade:
Tal qual o blog Casas Bahia e o blog Ponto Frio, o Tudo Extra não divulga a data de publicação dos posts. Sendo assim, não pude identificar a periodicidade das informações. A publicação da data, ao meu ver, pode ajudar o(a) leitor(a) a saber se a informação está ultrapassada ou não com muito mais praticidade.
• Banners:
O blog do Extra não contém banners de anúncios ou links patrocinados.
• Mobile:
Testei o blog do Extra no “PageSpeed Insights”, que me mostrou que este tem pontuação 33 (considerada de velocidade lenta) nos dispositivos móveis, e 71 (considerada de velocidade média) nos computadores desktop.
O aplicativo analisador mencionou que para aumentar a velocidade do Tudo Extra será preciso tomar providências como reduzir os tempos de respostas do servidor (TTFB), eliminar recursos que impedem a renderização e ativar a compactação de textos, entre outras.
No teste de responsividade do Codeorama, o conteúdo se adaptou a múltiplas telas. Mas no teste Mobile Friendly do Google, o conteúdo não se encaixou a uma tela.
• Cultura Organizacional:
A Cultura Organizacional abarca a Missão, a Visão, os Valores e, além disso, os símbolos, as cores, as formas de transmitir uma mensagem. Quando essas coisas estão bem integradas em todos os canais de vendas, elas unificam a marca, o que faz com que a sensação de credibilidade aumente nos consumidores.
Pois bem, apesar do blog do Extra contar com a característica cor vermelha da rede Extra, ele não apresenta o logotipo da rede. Esse logotipo só aparece no rodapé da página. Então, ao meu ver, seria uma ótima ideia colocar os dois logotipos juntos no topo para que todos vejam que o Tudo Extra é realmente o blog da rede Extra.
• Procura no Google:
A palavra-chave “blog do Extra” é buscada entre 10 e 100 vezes mensais no Google. O termo “Tudo Extra” tem o mesmo número de pesquisas.
• Conteúdo da audiência:
O blog Tudo Extra conta com caixa de comentários ativa no final de cada post. Essa caixa é integrada com o Facebook. Isso significa que o(a) leitor(a) pode compartilhar seu comentário nesta rede social.
O conteúdo da audiência é importante porque muitos(as) consumidores(as) só tomam uma decisão de compra depois de ler a opinião de outros(as) consumidores(as). Além disso, eles possibilitam que você dono(a) de loja virtual descubra quais produtos do seu mix são realmente relevantes para o seu público-alvo.
• Redes sociais e assinaturas:
No início de cada post há botões para as mídias sociais. Encontrei um botão de compartilhamento para o Twitter e outro para o Pinterest. Para o Facebook há apenas um botão “curtir”.
Não encontrei, contudo, nenhum botão para a fanpage do Extra. Seria importante contar com um, pois isso permitiria ao Extra aumentar o seu número de assinantes nesta importante mídia social.
Conclusão sobre o blog do Extra:
O blog do Extra é em tudo muito semelhante aos blogs da Casas Bahia e Ponto Frio. Ele conta com muitas imagens e textos com 300 a 900 palavras repletos de links que se conectam às páginas de categorias e páginas de vendas da loja virtual.
Dentre os principais fatores que podem ser melhorados estão a realização de um controle mais rigoroso do uso das palavras-chave, o uso de um Design mais responsivo e mais veloz.
Todavia, mesmo com esses pequenos problemas, o blog do Extra cumpre sua função principal, que é a de tirar dúvidas do consumidor e colocá-lo mais próximo de uma decisão de compra.