Blog de e-commerce é, ao mesmo tempo, um canal de comunicação e uma fonte de conteúdo para os consumidores do seu nicho de negócios. Trata-se de uma das principais mídias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing online.
Este canal de comunicação pode conter o logotipo e logomarca da sua empresa e existir de forma integrada com uma loja virtual, com um marketplace e/ou com um site corporativo, por exemplo. Desse modo, um blog é um complemento do seu negócio.
Uma de suas melhores características, no entanto, é o fato de que cada artigo publicado ganha uma URL diferente. Desse modo, cada página de conteúdo (chamada de post) de um blog leva uma mensagem distinta e pode ser compartilhada separadamente com os leitores.
Daí, então, você pode abordar múltiplos assuntos dentro do seu nicho de negócios em posts separados, e assim fazer a cabeça de consumidores que estão em diferentes estágios de compras, entre outras vantagens.
Pois bem, confira em seguida alguns exemplos de blogs de e-commerce e inspire-se!
- Antes, porém, clique em “Marketing de Conteúdo para e-commerce” para ler um post complementar. Conheça, assim, as vantagens, formatos e dicas de uso deste recurso.
BLOG DE E-COMMERCE: 11 EXEMPLOS PARA VOCÊ SE INSPIRAR
Ao longo de 2019 analisei 11 blogs de e-commerce famosos e publiquei o resultado disso em artigos separados aqui no blog da e-Plus. Em cada análise levei em consideração 11 quesitos, são eles:
- Design
- Conteúdo
- Sistema de links
- Autores
- Periodicidade
- Banners
- Mobile
- Procura no Google
- Conteúdo da audiência
- Redes sociais e assinaturas
Neste contexto, os blogs analisados foram os seguintes (clique sobre os nomes para acessar):
1 – Aliexpress
2 – Samsung
3 – Renner
4 – Motorola
5 – Dafiti
6 – Polishop
7 – Saraiva
8 – Magazine Luiza
9 – Extra
10 – Casas Bahia
11 – Ponto Frio
Com efeito, ao ler estas análises você poderá descobrir como funcionam os blogs de grandes players do e-commerce na atualidade e evitar seus erros. Além disso, será possível conhecer onde eles acertam e incluir isso no seu próprio blog de e-commerce.
Vale mencionar, praticamente todos os blogs analisados foram criados depois da loja virtual. Há, todavia, empresas que começam realizando um bom Marketing de Conteúdo via blog para só depois criar uma loja online. É o que você poderá conhecer no próximo tópico. Confira!
COMO INICIAR UMA LOJA VIRTUAL COMEÇANDO PELO BLOG DE E-COMMERCE?
Uma boa parcela de empreendedores(as) online prefere iniciar um negócio por meio de um blog do que via loja virtual. Neste caso, antes de começar a vender alguma coisa, realiza-se todo um trabalho de captação e engajamento de público via Marketing de Conteúdo.
É o caso, por exemplo, da especialista em organização e arrumação Marie Kondo, que recentemente abriu a loja online Shop KonMari, mas antes de fazer isso produziu muito conteúdo em formatos de livros, séries no NetFlix e posts no blog KonMari.
Seja como for, de acordo com o livro “Conteúdo S.A.” de Joe Pulizzi, um negócio baseado em conteúdo deve levar em consideração seis etapas, são elas:
1 – O ponto ideal:
Criação dos primeiros conteúdos e captação dos primeiros leitores.
2 – O ajuste do conteúdo:
Diferenciação de outros produtores de conteúdo do mesmo nicho.
3 – A construção da base:
Escolher o canal (livro, revista, etc.) que neste caso é o blog.
4 – O cultivo do público:
Cadastro de assinantes de E-mail Marketing, redes sociais, etc.
5 – A diversificação:
Lançamento de outros canais como revista, livro, canal de vídeo, etc.
6 – A monetização:
Venda de softwares, cursos, produtos via loja virtual, por exemplo.
Resumindo, criar um público pode demorar um bocado, pois requer desenvolver uma marca com boa reputação antes de começar a vender algo. Contudo, este caminho proporciona mais segurança, uma vez que pode-se ajustar muita coisa antes de abrir uma empresa e-commerce.
O conteúdo é, portanto, uma boa forma de se chegar ao sucesso no comércio eletrônico. Porém, é importante saber produzi-lo. Observe, em seguida, algumas técnicas que você poderá usar neste processo.
- Clique também em “Como montar um e-commerce começando com um blog e-commerce” para ler um post complementar.
TÉCNICAS SEO E PALAVRAS-CHAVE NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Quando você produz conteúdo para a internet, o ideal é fazê-lo por meio do uso das chamadas técnicas SEO. Isso certamente lhe ajudará a indexar e ranquear seus artigos em boas posições em buscadores como o Google, Bing e Yahoo, entre outros.
Acho que não preciso nem dizer que quanto melhor posicionado estiverem seus artigos nos motores de buscas, mais facilmente os internautas os encontrarão e mais audiência o seu blog terá, não é mesmo?
Bem, chega de conversa. Vamos às técnicas!
Técnicas SEO On Page e Off Page
O básico das técnicas SEO é a inclusão de palavras-chave nos posts. Mas não são quaisquer palavras-chave. Têm que ser aquelas mais buscadas online e que se relacionam com o seu negócio. Para selecioná-las recomendo o uso de ferramentas como o Ubersuggest.
Ao criar um post, insira a palavra-chave que selecionou para ele no título, em alguns subtítulos e tags de imagens. Coloque-a também no resumo e repita-a algumas vezes ao longo do artigo. Assim, o sistema de buscas a lerá e exibirá o link do post para quem a estiver procurando.
Estas, entretanto, são técnicas de SEO On Page (de otimização dentro do blog). Existem, porém, as técnicas Off Page (de otimização fora do blog), as quais dizem respeito à captação de links de sites relevantes para os seus posts. Quanto mais links, mais seus posts sobem de conceito e também no ranqueamento dos buscadores.
Por fim, para trabalhar com SEO use plugins como o Yoast SEO, que monitoram a qualidade do seu artigo e lhe ajudam a otimizá-lo. Ok? Dito isso, o que poderia se tornar conteúdo no seu blog? Continue lendo para obter algumas ideias.
DICAS DE CONTEÚDO PARA BLOG DE E-COMMERCE
Em 2018 publiquei uma série de artigos sobre ideias de conteúdo para blogs. Eles reúnem cinco ideias para cada mês do ano. Obviamente, você não precisa seguir isso à risca. Contudo, ao ler isso você poderá se lembrar de assuntos relevantes para seus leitores. Bem, clique nos meses para acessar:
Certifique-se de produzir conteúdo variado. Além disso, publique textos que forneçam soluções para consumidores que estão em diferentes estágios da Jornada de Compra. Assim, as suas chances de sucesso aumentarão com certeza.
E se você não tiver tempo para escrever posts, ora, então contrate um blogger!
COMO CONTRATAR UM BLOGGER PROFISSIONAL?
Se você não tem o dom para criar textos para blogs, então o jeito é contratar um profissional do setor, o qual é chamado de blogger.
O salário de um blogger varia de mais ou menos R$ 1.500,00 a até R$ 3.100,00. A média geral paga para este profissional, entretanto, é R$ 2.100,00.
Ao invés de contratar um blogger com carteira assinada, talvez seja uma boa ideia fazê-lo por projeto. Por exemplo, você pode pagar um determinado valor para que o blogger produza e 10 ou 20 textos e os insira no seu blog.
Se o blogger for realmente habilidoso tanto na arte de escrever quanto na de integrar técnicas SEO aos artigos, então pode valer muito a pena. O que aconselho, então, é contratar 5 a 10 bloggers por projeto e, ao final, escolher o melhor deles e mantê-lo como fornecedor. Capiti?
- Clique em “Blogger Profissional” para ler um post complementar. Conheça, desse modo, as habilidades desse trabalhador.
IMPORTÂNCIA DO BLOG NO E-COMMERCE
Ao manter um blog e-commerce com conteúdo atualizado você poderá obter benefícios como:
- Mais visitantes: sua audiência aumenta e posteriormente você poderá enviar leitores engajados para as páginas de vendas da sua futura loja virtual;
- Mais assinantes: ao inserir um formulário de captura de e-mails no seu blog você aumenta o seu número de assinantes, ou seja, de pessoas que estão realmente interessadas nos seus produtos;
- Maior credibilidade: o ditado “Na internet, conteúdo é rei” continua em voga. Se você se comunica com os internautas periodicamente, eles lhe veem como uma autoridade no ramo.
Como se pode ver, o blog de e-commerce é uma ferramenta e tanto para quem está pensando em criar uma loja virtual no futuro e, mais do que isso, para quem está pensando em desenvolver uma marca com alto poder de engajamento.
- Acesse e leia também o post “Por que é importante ter um blog e-commerce e publicar conteúdo regularmente”.