Blog Dafiti, também chamado de Dafiti Mag, é uma mídia de comunicação da Dafiti que aborda dicas e tendências de moda e lifestyle.
O Dafiti Group, que controla essa mídia, é também o dono de um dos primeiros comércios eletrônicos de moda a vender calçados em modo 100% online no Brasil.
No momento em que realizo esta análise (julho de 2019), a loja virtual da Dafiti ocupa a posição 5.751 global e 148 nacional no ranking Alexa.
Acesse e leia também o post “Blog Polishop”.
BREVE HISTÓRIA DA DAFITI
A Dafiti é uma empresa varejista do gênero loja online que comercializa roupas, calçados, acessórios, cosméticos e itens para casa.
Fundada em 2011, em São Paulo, pelo brasileiro Philipp Povel em parceria com o francês Thibaud Lecuyer e com os alemães Malte Horeyseck e Malte Huffmann, a empresa teve aporte inicial de R$ 50 milhões da incubadora Rocket Internet.
O empreendimento cresceu rapidamente, de modo que no fim do mesmo ano já contava com filiais na Argentina e no Chile.
Mais adiante, no ano seguinte, a empresa abriria outra filial na Colômbia.
Já em 2015, a loja online fundiu-se com outras duas lojas, a da Tricae e a da Kanui.
Dessa integração surgiu, então, o Dafiti Group, que hoje é o maior grupo de comércio eletrônico de moda e lifestyle Latam.
Acesse e leia também o artigo “Blog da Lu”. Conheça, assim, o blog do Magazine Luiza.
CARACTERÍSTICAS DO BLOG DAFITI
Em seguida, você poderá conferir uma análise completa do Blog Dafiti (com dados de julho de 2019).
Serão comentados itens como o Design, conteúdo, links, autores, periodicidade, banners, mobile, cultura organizacional, procura no Google, conteúdo da audiência, redes sociais e assinaturas.
Design:
Submeti o Dafiti Mag ao Responsive Design Checker, que comprovou que a mídia adapta-se bem às telas grandes dos desktops e notebooks, e também às telas pequenas dos tablets e smartphones.
Isso é sem dúvida um grande ponto positivo.
A responsividade possibilita melhor experiência de leitura, mais interação e diminuição do Bounce Rate.
Quanto ao aspecto geral de Design, a home do blog apresenta (em telas grandes):
- Menu de categorias ao lado da marca Dafiti que conduz o leitor para a loja virtual;
- Logo do blog com o título Dafiti Mag e o subtítulo “Dicas e tendências de moda e lifestyle”;
- Novo menu com botões “para elas”, “para eles”, “achados” que conduz o leitor dentro do blog;
- Campo de busca para pesquisa de posts no blog;
- Mostrador “rolável” com sete chamadas com fotos para posts do blog;
- Dez chamadas com fotos para artigos em sequência;
- Banner “Inspire-se” do lado direito;
- Seletor de páginas ao final das chamadas para posts;
- Rodapé 1 com “marcas mais buscadas” e “top categorias”;
- Rodapé 2 com “social”, “ajuda”, “dafiti”, “lojas”, “pagamento”, “certificações”, etc.
Em telas pequenas vê-se o mesmo conteúdo, só que de forma mais compacta.
Resumindo, em termos de Design, o Dafiti Mag é um blog simples e intuitivo, muito fácil de acessar.
Conteúdo:
O conteúdo gira em torno de assuntos como “Moda e tendências”, “Como usar”, “Estilo de vida”, “Inspiração”, “Beleza”, “Dicas por ocasião”, “Esporte” e “Cuidados pessoais” divididos nas categorias “Para elas” e “Para eles”.
Em geral, os textos são curtos. Eles possuem entre 300 e 600 palavras cada.
A maioria dos artigos conta com uma foto na abertura e nada mais.
Ao que parece, os produtores não fazem uso de plugins como o Yoast SEO, posto que não é visível uma preocupação com o uso de palavras-chave.
Não se vê, por exemplo, a repetição de palavras-chave nos títulos, subtítulos e legendas de fotos.
Enfim, o uso adequado de palavras-chave possibilita indexar os posts em posições melhores nos índices de pesquisas de buscadores como o Google, o que pode melhorar a audiência do blog e também da loja virtual que recebe links dele.
Links:
Há basicamente dois tipos de links nos artigos do Dafiti Mag:
1 – Os links sobre palavras em meio aos textos
2 – Os links inclusos nos botões “Veja mais produtos” entre um parágrafo e outro
Os links do tipo 2 raramente se relacionam com o assunto do texto. Eles são incluídos ao acaso no meio dos artigos.
Ademais, nenhum desses links conduz o leitor para outros artigos do blog.
Praticamente todos eles levam o leitor para páginas de categorias dentro da loja virtual da Dafiti.
Pois bem, eu distribuiria melhor esses links. Isto é, integraria alguns deles com outros artigos do blog e enviaria alguns deles para a loja.
Isso sem dúvida reforçaria tanto o blog quanto a loja.
Além disso, os links que enviaria para a loja não seriam para as páginas de categorias, mas para páginas específicas de produtos.
Ou seja, eu direcionaria o leitor de modo que ele ficasse o mais próximo possível de tomar uma decisão de compra.
Para tanto, eu passaria a ter mais cuidado na hora de inserir os links do tipo 2. Em outras palavras, eu só incluiria links que possuíssem estrita relação com o assunto tratado no parágrafo anterior.
Autores:
Tal como em outros blogs já analisados por mim aqui no site da especialista em e-commerce e em Marketing Digital, agência e-Plus, o blog da Dafiti possui autores, mas eles não têm biografias.
O que quero dizer é que, de fato, todos os posts são assinados por pessoas. Porém, ninguém sabe quem são elas, pois não há nenhuma informação sobre a profissão ou história delas.
Sendo assim, não dá para saber se quem produziu o conteúdo foi um especialista ou se foi um estagiário da empresa.
Então, fica a dica: se você for trabalhar com autores, procure fornecer uma biografia deles para que os leitores possam saber com quem estão lidando.
Periodicidade:
Os posts do Dafiti Mag não têm data, por isso, não dá para saber qual a periodicidade de publicação.
Sempre recomendo a inclusão das datas nos artigos, pois isso ajuda o leitor a identificar se o post é novo ou se está desatualizado.
Deixar o leitor ler todo um conteúdo só para no fim descobrir que aquilo não serve mais é fazê-lo perder tempo, o que não é bom nem para ele e nem para a sua marca.
Banners:
O blog tem um banner denominado “Inspire-se” na lateral direita.
Quem clica nele é encaminhado para uma página de categoria dentro da loja virtual da Dafiti.
Não há banners do tipo “Ad sense” para outros sites.
Mobile:
De acordo com o Google Mobile Friendly Test, o Blog Dafiti é otimizado para dispositivos móveis.
Já no teste no PageSpeed Insights, também do Google, o Dafiti Mag ficou com uma pontuação 41 (considerada de velocidade lenta) em dispositivos móveis; e pontuação 84 (considerada de velocidade média) em desktops.
Para fins de otimização, o PageSpeed Insights recomenda a definição de um tamanho adequado para as imagens, o adiamento de imagens fora da tela, a disponibilização de imagens em formatos de última geração e a eliminação de recursos que impedem a renderização, entre outras medidas.
Cultura Organizacional:
Em geral, as cores e o formato do blog combinam com a loja virtual.
Isso é bom, porque unifica a marca, possibilita que o público a assimile com mais facilidade e evita problemas relacionados à falta de credibilidade.
Ademais, o Blog Dafiti possui uma logomarca denominada Dafiti Mag, todavia não tem um logotipo.
Acho que um logotipo conferiria maior personalidade ao blog e o tornaria mais poderoso.
Procura no Google:
A palavra-chave “Blog Dafiti” é buscada entre 10 e 100 vezes mensais no Google, segundo a Keyword Planner.
Conteúdo da audiência:
O campo de comentários está acionado no blog, contudo, os posts recebem pouquíssimas intervenções dos leitores.
A maioria dos posts que visualizei não tinha nenhum comentário.
Redes Sociais e assinaturas:
O campo de comentários é integrado ao Facebook.
Além disso, ao final dos posts há botões para compartilhamento de conteúdo no Twitter, Facebook, Pinterest e Google Plus.
O Google Plus, como todos sabem, já não existe mais.
Com efeito, o blog também não tem formulário de captura de e-mails. Acho que deveria ter, pois uma boa lista qualificada de E-mail Marketing é uma mina de ouro no comércio eletrônico.
Por fim, não encontrei botões para as fanpages da Dafiti em lugar algum do blog.
Acesse e leia também o post “Blog do Extra”.
CONCLUSÃO SOBRE O BLOG DAFITI
O blog Dafiti é uma mídia de comunicação muito semelhante aos demais blogs que analisei até aqui como o da Casas Bahia, Ponto Frio e Saraiva, entre outros.
Assim como boa parte dos outros blogs, o Dafiti Mag não leva o SEO a sério.
Praticamente não se nota uma otimização de palavras-chave, por exemplo.
Ao meu modo de ver, o SEO deve ser levado a sério, pois ele possibilita classificar bem os posts nos buscadores e permite que os consumidores encontrem o conteúdo que estão procurando com facilidade e principalmente no seu blog e não no blog do concorrente.
Além do mais, o Blog Dafiti não tem formulário de captura de e-mail, que poderia fornecer leads para o sistema de E-mail Marketing da empresa.
Esses leads, por suas vezes, poderiam ser preparados via mensagens de correio eletrônico até se sentirem prontos para fazer uma compra na loja virtual do grupo.
Por outro lado, o blog consegue atrair, encantar e tirar dúvidas de muitos consumidores. Seus links provavelmente conduzem muitos potenciais compradores para a loja virtual. Então, mesmo com alguns pequenos problemas, o Blog Dafiti está no caminho certo.