Blog da Saraiva: uma análise completa

9 minutos de leitura
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Lições do blog de uma das maiores livrarias do Brasil para a sua loja virtual

Blog da Saraiva: um canal de comunicação da centenária livraria Saraiva
Blog da Saraiva: um canal de comunicação da centenária livraria Saraiva

Blog da Saraiva é um dos canais de comunicação da livraria de mesmo nome, que possui mais de 100 anos de atuação no mercado brasileiro.

Ele tem como principal finalidade apresentar os lançamentos de múltiplos produtos culturais ao público de internautas de quase todas as idades.

Além disso, este blog visa gerar visitas nas páginas de vendas da loja virtual da livraria, entre outras ações.

Antes, porém, de continuar com a análise, aproveito para informar que o site e-commerce da Saraiva, que comercializa livros, e-books, filmes e outros produtos, está listado nas posições 6.340 global e 221 nacional no ranking Alexa (com dados de maio de 2019).

Vídeo: o poder do blog no e-commerce

BREVE HISTÓRIA DA LIVRARIA SARAIVA

A primeira loja física da livraria Saraiva foi fundada em 1914, no centro da cidade de São Paulo, pelo imigrante português Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva.

Ao longo das décadas seguintes, o empreendimento cresceu até alcançar o número de 36 lojas.

Já em 2008, a empresa adquiriu outra livraria, a Siciliano, que possuía 63 lojas.

Desse modo, passou a ter uma fatia de 20% do mercado de livros nacional.

Nos anos seguintes, a Saraiva criou outras lojas mais, até que chegou a contar com 114 em 17 estados do Brasil.

Todavia, em 2018, fechou 19 delas.

Já o site e-commerce da Saraiva está online na internet desde 1998.

Ele possui uma abordagem multicanal, isto é, que integra a própria loja virtual com as lojas físicas e outros canais de vendas da livraria.

• Para saber como criar uma loja virtual a partir de um blog, acesse e leia o artigo “Como montar um e-commerce”.

CARACTERÍSTICAS DO BLOG DA SARAIVA

São características do blog da livraria Saraiva (com dados de maio de 2019):

• Design:

De acordo com a ferramenta “Mobile Friendly”, do Google, o blog da Saraiva é responsivo. Ou seja, ele adapta-se bem aos múltiplos formatos e tamanhos de telas de smartphones e tablets.

Entretanto, quando submetido ao “Codeorama” e ao “Responsive Design Checker”, tais ferramentas não deram nenhuma resposta.

Quando testado em um aparelho desktop real, percebi os seguintes detalhes no Design da página “home” do referido blog:

  • Logotipo da Saraiva no lado esquerdo, no topo, em uma faixa amarela;
  • Não há um logotipo específico para o blog (só o da livraria mesmo);
  • Na faixa amarela há um menu com Home, Matérias, Eventos e Fotos;
  • Ao lado do menu há um campo de pesquisas (lupa);
  • Antes da dobra da página há chamadas para eventos;
  • Logo abaixo dela há mais chamadas para eventos;
  • Em seguida, há chamadas para fotos;
  • Posteriormente, há um bloco de chamadas para vídeos;
  • Na sequência, há blocos de chamadas para “posts”, “livros”, “filmes”, etc.;
  • Logo depois há banners publicitários para outros sites;
  • Adiante, há chamadas para “Últimas matérias” e “Principais posts”;
  • Por fim, há botões para lojas físicas, autores, atendimento e mídias sociais.
Aspecto geral do blog da Saraiva em um desktop
Aspecto geral do blog da Saraiva em um desktop

Finalmente, abri o blog em um aparelho smartphone e constatei que a sua página home conta com os mesmos itens listadas nos tópicos anteriores, só que com um Design mais compacto.

• Conteúdo:

O blog Saraiva é composto sobretudo por conteúdo sobre livros, músicas, games, vídeos e séries.

Ademais, há uma ala no menu “Matérias” só para HQs (Histórias em Quadrinhos).

Existem, ainda, muitos posts sobre tecnologia.

O tamanho dos textos gira em torno de 300 a até pouco mais de 1.000 palavras.

Plugins de SEO como o Yoast SEO, por exemplo, recomendam no mínimo 300 palavras para textos corriqueiros e mais de 900 palavras para textos estruturais.

Além de textos, os posts contam com fotografias e ilustrações diversas.

Em alguns dos posts são incorporados vídeos publicados no canal que a Saraiva possui no Youtube.

No fim dos artigos há um sistema de recomendação para outros posts.

Não percebi nenhuma preocupação com o uso de palavras-chave SEO nos títulos e subtítulos dos posts, e nem nas imagens.

Provavelmente, os gestores do blog também não assinalam palavras-chave nas tags internas.

Acho a falta de cuidado com as palavras-chave e tags um grande problema, pois buscadores como o Google precisam destas palavras para classificar bem os posts em seus rankings.

Os posts mais bem classificados recebem mais visitas.

O sistema de lincagem do blog Saraiva é um pouco diferente dos blogs das Casas Bahia, Ponto Frio, Extra e Magalu já analisados por mim nos meses anteriores.

No blog Saraiva há basicamente dois tipos de links:

1 – Links para outros posts:

Aparecem em azul em meio aos parágrafos de textos.

Quando alguém clica sobre eles, abre-se um novo post do blog.

Às vezes, a nova página abre-se sem que atual seja fechada.

Em outras oportunidades, a nova abre sobre a antiga.

2 – Links para a loja virtual:

No meio dos posts há também links para páginas de vendas da loja virtual Saraiva.

Estes são destacados em um bloco contornado por uma linha cinza.

Eles contém a imagem, nome, código e preço de um produto, e um botão “Quero este produto”.

Blog da Saraiva: no meio dos posts, link em destaque e com botão para páginas de vendas da livraria
Blog da Saraiva: no meio dos posts, link em destaque e com botão para páginas de vendas da livraria

Este tipo de destaque para os links voltados para a loja virtual não é visto em nenhum dos demais blogs já analisados por mim aqui no blog da e-Plus.

Seja como for, eu gostei desta tática.

Acho que vale a pena aplicá-la.

Provavelmente deve haver plugins só para isso em plataformas de blogs como a WordPress, por exemplo.

• Autores:

No Saraiva blog, os posts são assinados por autores humanos e não pela empresa Saraiva.

No entanto, assim como nos demais blogs que analisei, não existe uma biografia disponível para que possamos conhecer melhor estes autores.

Na minha opinião, é importante mencionar a biografia dos autores, pois dessa forma o leitor poderá saber melhor se está lendo um texto escrito por um especialista ou se por alguém que está se aventurando no ramo.

• Periodicidade:

Os blog-posts do blog Saraiva são datados.

Por isso, é possível verificar que a periodicidade de publicação é de ao menos 1 post a cada 10 dias, mais ou menos.

A datação é importante, pois mostra ao leitor se a notícia ainda está atual e evita que ele perca tempo com algo que já perdeu a validade.

• Banners:

Aqui o blog da Saraiva se mostra novamente diferente dos demais blogs que já analisei.

Seus posts contam com banners nas laterais, os quais possuem anúncios da plataforma Google Adsense.

Se uma pessoa clica nestes banners, esta é encaminhada para sites terceiros.

Parece ruim para a Saraiva.

Em contrapartida, quando alguém clica em um banner, a Saraiva recebe alguns centavos de dólares do Google.

É uma renda extra para a livraria.

• Mobile:

Apesar de ser responsivo, o blog Saraiva é lento nas tecnologias móveis.

Conforme teste do PageSpeed Insights, o blog recebeu pontuação 13 (considerada de velocidade lenta) no mobile e 67 (considerada de velocidade média) no desktop.

Para fins de otimização, o PageSpeed Insights recomenda definir um tamanho para fotos adequadamente, disponibilizar imagens em formatos de última geração, codificar as imagens com eficiência e outras providências.

• Cultura Organizacional:

O blog Saraiva não conta com um logotipo.

Ele emprega o mesmo logotipo da livraria.

Desse modo, as cores e os símbolos são os mesmos em todos os canais online e offline.

Isso, sem dúvida, unifica os canais de venda e proporciona credibilidade.

Entretanto, se o blog contasse com um logotipo próprio, penso que isso lhe proporcionaria maior personalidade.

Ele se destacaria e, assim, poderia até ser transformado em algo maior e mais interessante.

• Procura no Google:

A palavra-chave “blog da Saraiva” é buscada 40 vezes mensais no Google.

• Conteúdo da audiência:

Não há uma sessão de comentários habilitada no blog, de modo que não há conteúdo da audiência.

É uma pena, pois o conteúdo dos leitores pode ajudar outros leitores a tomarem uma decisão de compra.

• Redes sociais e assinaturas:

O blog da Saraiva não conta com formulário de captura de assinantes de E-mail Marketing.

Acho isso um erro, pois uma boa lista de e-mails é ouro para varejistas online.

Mensagens de e-mail permitem educar os leitores até leva-los às compras.

Botões para compartilhamento em redes sociais ficam no topo dos posts, no blog da Saraiva
Botões para compartilhamento em redes sociais ficam no topo dos posts, no blog da Saraiva

Já os botões para as redes sociais ficam disponíveis no rodapé.

Os posts, por suas vezes, possuem botões de compartilhamento para as principais redes sociais e também via e-mail.

CONCLUSÃO SOBRE O BLOG DA SARAIVA

O blog da Saraiva é muito bom, porém, acho que os seus gestores deveriam trabalhar melhor a questão das palavras-chave SEO; o formato, o tamanho e o “peso” das imagens; e inserir nele um formulário de captura de e-mails.

O que mais gostei neste blog, contudo, foram os links em destaque, com imagem de produto e botão que envia o leitor diretamente para uma página de venda específica da livraria.

Achei isso demais.

Fiquei pensando que deveria implementar algo parecido aqui no blog da e-Plus.

No geral, acho que os gestores de conteúdo da Saraiva estão de parabéns.

Informar os leitores é fundamental para ajudá-los a irem às compras.

Além do mais, um bom blog é também muito bom para criar uma atmosfera de influência sobre os internautas.