O blog da Lu é o blog do Magazine Luiza, que de fato é um dos mais famosos blogs de e-commerce brasileiros. Ele é uma mídia que serve sobretudo para apresentar as novidades tecnológicas aos consumidores, segundo definição da própria rede de lojas.
Uma das primeiras menções a esta mídia na web ocorre em 2010. Naquele ano, Rita Gallo publica no site Centro Empresarial a matéria “Trajetória de sucesso”, na qual expõe que o referido blog reúne novidades, tendências e conteúdos sobre produtos.
Posteriormente, em 2011, Camila Renaux publica o artigo “Magazine Luiza estrutura social commerce no Orkut e Facebook”, onde menciona o blog. “É um modelo de SAC 2.0 perfeito, criado para fornecer conteúdo sobre produtos”, escreve.
Hoje, o blog da Lu faz parte de um contexto maior de Marketing de Conteúdo da empresa chamado “Missão Digital”. Este, por sua vez, conta com quatro categorias de conteúdo distintas, que aponto em seguida:
1 – Cultura Digital
2 – Aplicativos
3 – Vídeos
4 – Blog da Lu
Enfim, todos esses meios de informação têm a presença marcante da Lu. Antes que você me pergunte, a Lu é uma personagem digital (vide imagem que abre este post). Ela sem dúvida humaniza o conteúdo e gera maior integração e interação com o público.
Breve história do Magazine Luiza
Antes de analisar o blog da Lu, apresentarei brevemente o Magazine Luiza. O nascimento desta rede brasileira de lojas ocorre em 1957. Naquele ano, o casal Pelegrino e Luiza Trajano compram uma loja chamada Cristaleira. Essa loja é sediada na cidade de Franca, no interior de São Paulo.
O empreendimento cresce e, em 1976, os sócios aumentam e o número de lojas também. O grupo possuía, então, filiais nas cidades paulistas de Barretos e Igarapava. Mais tarde, em 1981, seria implantado um sistema de computação nestas lojas.
• Para saber como montar uma loja virtual a partir de um blog, acesse e leia o artigo “Como montar um e-commerce” disponível aqui no blog da agência e-Plus.
Com o passar dos anos, o número de lojas físicas só aumentou. A rede espalhou-se por cidades de outros estados brasileiros. Já em 1992, iniciou-se o comércio eletrônico da empresa, que funcionava em um terminal sem conexão com a internet. A web seria liberada para fins comerciais no Brasil somente em 1995.
O crescimento seguiu constante nos anos seguintes. Até que em 2011 a empresa abriu o capital, tornando-se uma das mais populares na Bolsa de Valores do Brasil. E em 2014, o Magazine lançara um aplicativo para smartphones, que complementava sua estratégia e-commerce.
Para concluir, atualmente o site e-commerce do Magazine Luiza, com sua loja virtual e blogs, está listado nas posições 2.680 global e 64 nacional no ranking Alexa (com dados de abril de 2019).
Características do blog da Lu
Adiante, analisarei (com base em dados do início de abril de 2019) o blog da Lu no que diz respeito ao Design, conteúdo, links internos, autores, periodicidade, banners, mobile, Cultura Organizacional, procura no Google, conteúdo da audiência, redes sociais e assinaturas. Confira:
• Design:
Primeiramente, submeti o blog da Lu ao aplicativo “Responsive Design Checker”, que demonstrou que a mídia é responsiva. Isto é, no teste ela se adaptou a todos os formatos e tamanhos de telas, desde os smartphones até os desktops, passando pelos tablets.
A home do blog conta com o logotipo “Missão digital” no topo. Ao lado dele há um campo para pesquisas e um botão para “entrar com Facebook”. Logo abaixo existe um menu com botões para outros canais de conteúdo, tais como Instagram e Twitter, por exemplo. Há também um menu de categorias e um botão para um fórum.
Na sequência, antes da dobra da página, há o logotipo do blog integrado com a sua personagem digital, a Lu, com a inscrição “Aqui eu conto todas as novidades sobre tecnologia”. Mais abaixo, há chamadas para duas matérias em destaque, que ficam dentro de quadros lilás.
Depois da dobra da página são expostas as chamadas para as demais matérias em ordem da mais atual para a menos atual. Todas as chamadas contam com fotografias.
Por fim, no rodapé, são apresentados novamente o logo da “Missão Digital” e os ícones para as outras mídias de conteúdo do Magazine Luiza. O blog da Lu é, dessa forma, visualmente simples.
• Conteúdo:
Os textos publicados no blog da Lu possuem entre 300 e 900 palavras. Cada um deles é acompanhado por 3 a 5 fotografias. Esses posts possuem botões para compartilhamento no Facebook e Twitter. Há também um botão para o G+, mas só que essa rede social foi extinta.
De cara, vê-se que esse conteúdo não segue regras de SEO severamente, tanto que não parece haver uma preocupação com a repetição de uma palavra-chave foco nos títulos, subtítulos, imagens, urls, etc. Vejo isso como um problema, pois sem otimização SEO os posts ficam ao léu nos motores de buscas como o Google.
O blog também não capta e-mails. Captar e-mails, ao meu ver, é fundamental para um blog, pois uma boa lista de E-mail Marketing para e-commerce é ouro no varejo online.
No final dos posts, não há um sistema de recomendações para outros posts. Um sistema de recomendação pode reduzir a taxa de rejeição, também chamada de Bounce Rate.
• Links:
Aqui o blog da Lu difere drasticamente do blog Ponto Frio, do blog Casas Bahia e do blog do Extra. Enquanto essas três mídias inserem nos seus posts vários links para as páginas de produtos e de categorias de produtos de suas lojas virtuais, a blog da Lu os dispensa.
No blog da Lu praticamente não há links para outras páginas, exceção feita aos links para as lojas Android e iOS inseridos nos posts sobre aplicativos. Os gestores do Magazine Luiza parecem apostar na influência que a empresa exerce sobre os consumidores. Em outras palavras, eles parecem crer que depois que os consumidores lerem o conteúdo do blog, estes digitarão a URL da loja virtual do Magazine Luiza no navegador e farão uma compra.
Pois bem, essa coisa da influência parece uma boa estratégia. Entretanto, eu faria diferente. Inseriria links entre os artigos do próprio blog. Além disso, enviaria links dos posts para as páginas de vendas da loja virtual. Assim, penso eu, a estratégia de conteúdo ficaria bem mais coesa e interessante.
• Autores:
Os blog-posts do blog da Lu não são assinados por autores reais, mas só pela personagem digital Lu. Nos blogs do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia há autores reais, mas suas biografias não estão publicadas.
Penso que autores com biografias humanizam o blog. E se esses autores fores influenciadores digitais, então a marca do e-commerce pode ganhar mais autoridade e credibilidade no mercado.
• Periodicidade:
Outro ponto divergente dos blogs do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia é que o blog da Lu insere a data de publicação em seus posts. Com isso, o público pode verificar a periodicidade, o que ao meu ver é um ponto positivo. Isso evita que o consumidor leia um post que já está desatualizado.
A periodicidade de publicações no blog da Lu é de praticamente um post por dia. Os posts mais antigos datam de 2014. Já os posts mais novos datam de janeiro de 2019. Isso significa que não há atualizações há dois meses.
Essa ausência de publicações nos últimos dois meses despertou minha curiosidade. Então, eu verifique no ranking Alexa se isso poderia estar causando uma queda de audiência.
De fato, o gráfico Alexa expõe que desde janeiro o site do Magazine Luiza tem sofrido com uma queda no ranking (vide imagem).
Não posso afirmar exatamente se tem algo a ver com falta de atualização do blog da Lu, mas isso é no mínimo curioso.
• Banners:
Não há banners de anúncios e nem de links patrocinados no blog do Magazine Luiza.
• Mobile:
Depois de testar o blog do Magazine Luiza no “PageSpeed Insights”, eu descobri que ele tem pontuação 80 (considerada de velocidade média) nos dispositivos móveis; e pontuação 99 (considerada de velocidade alta) nos desktops.
Dessa maneira, quem leu as análises que fiz dos blogs do Extra, Casas Bahia e Ponto Frio sabe que essas velocidades do blog da Lu são surpreendentemente boas, principalmente porque esse último parece contar com mais conteúdo do que os demais.
Para melhorar ainda mais essa velocidade, o “PageSpeed Insights” recomendou o adiamento das imagens fora da tela, a disponibilização de imagens em formatos de última geração, a eliminação de recursos que impedem a renderização, entre outras providências.
• Cultura Organizacional:
Cultura Organizacional é um conceito que engloba o nome, a marca, as cores, a filosofia, a missão, a visão, os valores e os símbolos de uma empresa, entre outras coisas. Ela permite integrar e unificar canais de vendas, por exemplo.
No caso do blog da Lu, a Cultura Organizacional é bem aplicada. As cores e os símbolos são praticamente os mesmos usados na loja virtual e nas lojas físicas da empresa. Isso sem falar na personagem digital Lu, que tem se tornado uma marca visual.
• Procura no Google:
A palavra-chave “blog da Lu” é buscada entre 100 e 1.000 vezes no Google. Isso é mais do que os demais blogs já analisados por mim aqui no blog da e-Plus.
• Conteúdo da audiência:
Para comentar no blog da Lu, um internauta precisa antes de tudo fazer login no Facebook. Ocorre, porém, que não consegui fazer isso a partir do computador que estou utilizando neste momento.
Como eu usei dois navegadores distintos para tentar “entrar com Facebook” e mesmo assim não consegui, então isso me leva a crer que por algum motivo o sistema está desativado e, por isso, não há como comentar os posts.
Conclusão sobre o blog Magazine Luiza
O blog Magazine Luiza, popularmente chamado de blog da Lu, possui um Design simples, mas eficaz para a leitura. Ele é rápido tanto nas tecnologias móveis quanto nos computadores de mesa, em comparação com os blogs do Extra, Casas Bahia e Ponto Frio.
Além disso, o blog da Lu cumpre com sua missão de ajudar as pessoas a conhecerem melhor as tecnologias. Contudo, ele não possui um bom sistema de links internos e o SEO deixa o um pouco a desejar.
Seja como for, nesta soma de pontos positivos e pontos a melhorar, o blog da Lu é um importante canal de Marketing de Conteúdo para e-commerce. Decerto, ele tem auxiliado a divulgar o Magazine Luiza e ao mesmo tempo influenciado muitos consumidores online nos últimos anos.