Black Friday 2024: faturamento aumentará 10% em relação ao ano anterior, segundo estimativa da Haus

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Obtenha algumas dicas para vender mais ao longo do evento!

Esta foto contém a imagem de duas mulheres, uma delas segurando sacolas pretas e outra com uma placa onde se lê Black Friday
Com previsão de faturamento mais alto, Black Friday 2024 já está na mira dos varejistas que querem vender mais. Foto meramente ilustrativa: @freepik

Vem aí a Black Friday 2024. O maior evento do varejo e do e-commerce acontecerá no dia 29 de novembro, última sexta-feira do próximo mês, como de costume. Neste artigo, nós apresentaremos alguns números e, além disso, listaremos algumas dicas para você vender mais nesta data comercial. Confira em seguida!

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BLACK FRIDAY 2024: FATURAMENTO

De acordo com estimativa da plataforma de Marketing do Grupo Stefanini, a Haus, o faturamento do comércio em geral deve aumentar em 10% durante a Black Friday 2024, em relação ao ano anterior. O estudo da Haus apontou, ainda, que o número de pedidos poderá aumentar até 14%. Todavia, o Ticket Médio tende a cair 4% no período. Ou seja, teremos mais compras com valores mais baixos.

Seja como for, nos últimos 6 anos, o faturamento da Black Friday só cresceu no comparativo anual. Confira no gráfico a seguir, conforme dados da ABComm, os números da progressão do faturamento do comércio eletrônico entre os anos de 2018 e 2023 no período da Black Friday:

Imagem mostra um gráfico do faturamento da Black Friday ano a ano entre 2018 e 2023
Faturamento da Black Friday em bilhões de reais entre 2018 e 2023. Dados da ABComm. Arte do gráfico da Agência e-Plus via Adobe Express.

Desse modo, se levarmos em conta o faturamento de R$7,1 bilhões de 2023 e acrescentarmos 10%, poderemos ter, então, um faturamento na casa dos R$7,8 bilhões em 2024. É um aumento considerável, mas comerciantes como você precisam saber como aproveitar. No próximo tópico mostraremos como fazer isso, acompanhe!

DICAS PARA VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY 2024

Para vender mais no e-commerce durante a Black Friday 2024, nós sugerimos que você, comerciante, realize ações como:

Refinar o design, as funções e o velocidade da sua loja virtual

Botões inadequados, apps que não funcionam direito, fotos pouco atrativas, visual ruim, lentidão e travamentos em picos de acessos são alguns dos problemas que podem dificultar as vendas na sua loja virtual. Felizmente, é possível corrigir cada um deles por meio da implantação de tecnologias headless e composable commerce. Com o CMS headless deco.cx, por exemplo, você pode testar e redesenhar a sua loja virtual de maneira fácil. Com renderização de páginas em servidores de borda, o deco.cx carrega páginas instantaneamente nos navegadores dos consumidores. Assim você não perde nenhuma venda.

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Apostar na escalabilidade

Escalabilidade é a capacidade de poder desenvolver todo o potencial de acessos, vendas, faturamento e crescimento de uma loja virtual. Para que isso possa ocorrer, a loja tem que ser capaz de manter-se funcionando com bom desempenho nos dias de baixa e, sobretudo, nos dias de alta demanda. Seus sistemas de segurança, pagamento, navegação, etc., devem funcionar sem percalços o tempo todo, em qualquer ocasião. Uma boa forma de garantir a escalabilidade na Black Friday 2024 é migrar para uma plataforma e-commerce headless como a VTEX

Mantenha o foco na performance

No e-commerce, performar é conseguir aumentar a conversão de visitantes em clientes em um patamar acima do esperado. É atingir resultados positivos principalmente em termos de conversão de vendas. Ferramenta importante neste contexto, a Conversion Rate Optimization (CRO) permite otimizar cada etapa da jornada do usuário dentro da loja virtual. Com base em dados, a CRO possibilita realizar uma análise científica do comportamento dos consumidores dentro do seu site de e-commerce. Isso garante mais assertividade nas otimizações de loja, e traz maior retorno sobre o investimento em Marketing.

Vídeo: obtenha mais dicas para aproveitar a Black Friday 2024 (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Além disso, contar com um bom setor de atendimento aos consumidores, boas opções de frete, descrições de produtos ricas, estratégias de Marketing como SEO e SEO Local, tráfego pago e tráfego orgânico milimetricamente planejadas e promoções previamente testadas pode ajudar e muito a aumentar as suas vendas na Black Friday 2024.

Enfim, não deixe de investir tempo e recursos para divulgar seus produtos e vender também na Black Week, que abrange os dias da semana antes da Black Friday; e a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira imediatamente depois. Se precisar de ajuda, recorra ao suporte da Agência e-Plus!