A Black Friday 2023, que ocorre no dia 24 de novembro, é a 13ª edição do maior evento de varejo online do país. Trazido dos EUA ao Brasil em 2011 pelo portal Busca Descontos, esse evento tem feito com que os comerciantes daqui batam recordes de vendas online ano após ano.
Tradicionalmente, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Neste dia, as lojas atacadistas e sobretudo as varejistas comercializam produtos com descontos especiais para os consumidores. Muitos desses consumidores, com participação nos lucros e 13º salário nas mãos, aproveitam para comprar mais.
Em geral, as lojas virtuais que oferecem mais opções de pagamento conseguem fazer mais vendas. E em 2023, vale informar, a maior tendência de pagamento é o Pix. Portanto, pode valer muito a pena trabalhar com essa tecnologia no seu e-commerce. Continue lendo e saiba mais sobre isso!
PIX É MAIOR TENDÊNCIA DE PAGAMENTO NA BLACK FRIDAY 2023
Recentemente, a Tray lançou um estudo com base em dados de lojistas que usam sua plataforma e-commerce, o qual revelou informações importantes sobre as tendências de pagamento na Black Friday. Esse estudo levou em consideração dados de 2020 a 2022.
De acordo com a Tray, o PIX cresceu 200% no período como método de pagamento na preferência dos consumidores online. Já o cartão de crédito obteve apenas 62% de crescimento. Enquanto isso, o boleto bancário caiu 24% na preferência como método de pagamento. As transferências e transações por débito sofreram queda de mais de 5%. E os pagamentos com dinheiro e cheque derreteram 77%.
Apesar do sucesso do Pix, oferecer apenas este método de pagamento para os consumidores que visitam sua loja virtual não é uma boa ideia. É importante contrabalançar os métodos de pagamento para, desse modo, atingir o maior número de pessoas possível.
ESTRATÉGIA E-COMMERCE DE PAGAMENTO PARA A BLACK FRIDAY 2023
Como dito, uma boa estratégia e-commerce de pagamento deve contrabalançar os métodos. Em outras palavras, você deve oferecer pagamento com Pix, mas além dele também é importante oferecer pagamento com cartão de crédito e boleto bancário.
Não se esqueça do pagamento por débito e transferências bancárias, e das carteiras digitais. Além disso, se puder, ofereça o pagamento em dinheiro na entrega, entre outros métodos. Na prática, quanto mais abrangente você for quanto aos métodos de pagamento, maior o público que conseguirá atingir, e maiores as chances de realizar vendas.
A dica da equipe da Agência e-Plus é implantar um gateway de pagamento robusto. Aliás, se precisar de ajuda para realizar a integração de um gateway de pagamento no seu e-commerce, contrate o nosso suporte. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo:
MULHERES COMPRANDO MAIS
Uma pesquisa da Confi.Neotrust realizada durante a Black Friday 2022 demonstrou que as mulheres estão comprando mais que os homens. Conforme a pesquisa, 60,4% dos pedidos foram feitos por elas na última edição do evento.
Ademais, a mesma pesquisa revelou que 38,1% do faturamento da Black Friday 2022 provieram de compras feitas por clientes que ganhavam até dois salários mínimos. Outros 33% provieram de clientes que recebiam entre dois e quatro salários mínimos.
Com efeito, na hora de criar as suas promoções e campanhas, não se esqueça de pensar nas mulheres. Produza ativos publicitários que possam atingir em cheio esse público, pois assim você conseguirá dar mais vazão para as vendas das sua loja virtual.
- Assim que puder clique em “Datas e-commerce: 73% dos negócios maduros se dedicam mais à Black Friday” e leia um artigo complementar!