Vem aí a Black Friday 2021, que neste ano ocorrerá no dia 26 de novembro. Mas para os comerciantes como você ela começa bem mais cedo. E os mais antenados já sabem que o planejamento da próxima Black Friday começa quando a última termina.
Na última Black Friday, aliás, o faturamento geral do e-commerce chegou a R$ 4,02 bilhões. De acordo com a consultoria Ebit / Nielsen, isso representou um crescimento de 25% em relação ao ano de 2019. Para 2021, espera-se um crescimento não tão grande, mas ainda na casa dos dois dígitos.
Vídeos: especial Black Friday 2021 (assista sequencialmente)
Seja como for, para você aproveitar essa data tão importante para o comércio eletrônico e suas oportunidades, eu reuni neste post 10 dicas que lhe ajudarão a:
- Conquistar novos leads;
- Vender mais para os seus fregueses;
- Conquistar novos clientes;
- Aumentar o seu Ticket Médio;
- Gerar mais reconhecimento para a sua marca.
Confira em seguida!
BLACK FRIDAY 2021: 10 DICAS PARA FAZER SUCESSO NA DATA
Se você quiser vender mais durante a Black Friday 2021 você deve sobretudo:
01 – Contar com uma loja virtual otimizada:
Crie uma loja virtual com a melhor plataforma e-commerce que puder alugar. Além disso, contrate uma agência e-commerce que possa criar um bom design. Faça análise de dados e CRO e otimize tudo para a máxima usabilidade possível.
02 – Oferecer uma experiência contínua:
Opte por tecnologias que possam integram todos os seus canais de vendas. Desse modo, você poderá oferecer uma experiência contínua de compras, sem gargalos. Os consumidores agradecem.
03 – Oferecer oportunidades:
Mais do que apenas descontos, ofereça oportunidades. Isto é, faça boas promoções, é claro, mas também dê cupons de frete grátis e brindes em alguns casos. Trabalhe, ainda, com o cashback e outros recursos.
04 – Estimular a recompra:
Para transformar clientes em fregueses procure estimular a recompra. Inclua, por exemplo, um botão “repetir pedido” na sua loja virtual. Faça assim com que os seus clientes realizem pagamentos recorrentes.
05 – Captar leads:
Use formulários de captura de e-mails na loja virtual e no blog de e-commerce. Transforme, assim, os visitantes em leads. Isto é, inicie um relacionamento de longo prazo com os consumidores.
06 – Preparar o consumidor:
Envie mensagens de e-mail programadas para os seus leads. Eduque-os, isto é, prepare-os para as compras e recompras. Para monitorar os leads, use ferramentas como o Lead Scoring e o Lead Tracking.
07 – Ofertar produtos extras:
Aumento o seu Ticket Médio ofertando produtos extras. Inclua uma ferramenta de upselling e cross-selling na sua loja virtual e assim faça ofertas de itens complementares de forma automática.
08 – Vender produtos de entrada:
Para quebrar a desconfiança dos visitantes de primeira viagem, oferte um produto de entrada de boa qualidade e preço baixo. Desse modo, mais visitantes poderão fazer a primeira compra e se tornarem seus clientes.
09 – Fazer o pós-compra:
Após vender, envie mensagens de confirmação de pedido, de pagamento e envio do produto, por exemplo. Tenha vários canais de atendimento e ofereça amplo suporte. Converta, assim, mais clientes em fregueses.
10 – Prestar um bom atendimento:
Abra canais de comunicação como um chat, videochat, apps mensageiros, telefone, chatbot e e-mail, por exemplo. Permita que os consumidores exponham suas dúvidas. Cubra as objeções e faça mais vendas.
Além disso, esse é um bom momento de trabalhar o Brand Awereness no seu comércio eletrônico. Faça campanhas de Branding e Branded Content, por exemplo, para aumentar a presença da sua marca na mente e no coração dos consumidores.
PLANEJANDO A BLACK FRIDAY 2021
Ao planejar a Black Friday 2021, leve em consideração aumentar o seu orçamento de Marketing para a data. Além disso, procure aumentar a escalabilidade do seu e-commerce como um todo.
Negocie antecipadamente com os fornecedores. Organize o seu estoque para a Black Friday e também para as compras de Natal. E não se esqueça dos eventos Black Week e Cyber Monday.
Enfim, fique de olho na concorrência. Use um app de precificação dinâmica e assim mantenha os seus preços sempre em um patamar aceitável. No mais, aproveite as chance e comece a planejar a próxima Black Friday assim que esta terminar!
Assim que puder clique em “Marketing para Black Friday” e conheça 10 estratégias de divulgação!