Black Friday 2020: hora de preparar seu e-commerce

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10 dicas para planejar e chegar com força total no maior evento do varejo nacional

Chegou a hora de preparar seu e-commerce para a Black Friday 2020. Foto: @freepik
Chegou a hora de preparar seu e-commerce para a Black Friday 2020. Foto: @freepik

Estamos há poucos dias da Black Friday 2020, que neste ano ocorrerá no dia 27 de novembro. Mas para os varejistas como você, ela começa mais cedo. Aliás, já está na hora de iniciar os seus planos para as promoções, para o frete e a divulgação, entre outras coisas.

Não esqueça, entretanto, que no ano anterior os comerciantes brasileiros faturaram juntos R$ 3 bilhões durante o evento. Agora, porém, o cenário de comércio está muito diferente. É que devido à pandemia de Coronavírus:

  • As pessoas estão gastando menos no varejo em geral, mas gastando mais no comércio eletrônico;
  • Muita gente está saindo menos de casa e fazendo mais compras online;
  • Há pessoas que farão suas primeiras compras online durante o evento;
  • As empresas como a sua vão investir pesado em Marketing Digital.

Além disso, a Black Friday por si só chama as vendas. As pessoas amam comprar com descontos. Tem gente que guarda dinheiro o ano todo só para poder gastar neste dia. E em um cenário assim, quem se prepara melhor tem mais chances de vendes mais.

Pois para te ajudar a converter mais clientes e fregueses eu reuni neste artigo 10 dicas para você começar a se preparar agora. Confira em seguida!

Assim que puder clique também em “O que é Black Friday” e leia um post complementar.


COMO PREPARAR SEU E-COMMERCE PARA A BLACK FRIDAY 2020

Neste momento em que você vai começar a preparar seu e-commerce para a Black Friday 2020 pense, por exemplo, em:

01 – Aumentar o orçamento do Marketing Digital:

Os e-commerces brasileiros investem em média 13% do faturamento com Marketing. Todavia, recomendo que você aumente seu orçamento para a Black Friday. Ao divulgar mais você aumenta as chances de converter mais leads, clientes e fregueses online. Use principalmente estratégias de Marketing Digital como a dos links patrocinados para e-commerce.

02 – Contar com boa plataforma e-commerce:

Qual a melhor plataforma e-commerce para a Black Friday? Sem dúvida é aquela que lhe oferece maior escalabilidade. Isto é, ela permite que os acessos e as compras simultâneas aumentem sem travar. Ademais, ela conta com recurso CMS com o qual é possível mudar o layout e o Design e assim melhorar a usabilidade da loja online com facilidade.

03 – Aumentar a escalabilidade do e-commerce como um todo:

A escalabilidade não se resume só à plataforma e-commerce, mas a toda a sua operação. É que se as suas vendas crescem, as suas atividades com estoque, logística, atendimento, suporte também crescem. Além disso, os seus fornecedores precisam ser escaláveis. Portanto, invista na escalabilidade o quanto puder e evite assim os gargalos que atrasam suas vendas.

04 – Ficar de olho nos concorrentes:

Ao longo da Black Friday 2020, os seus concorrentes poderão baixar e subir os preços dos produtos quando desejarem. Monitore isso o tempo todo. Use para tanto um sistema de precificação dinâmica. Esse sistema acompanha as oscilações de preços e corrige os preços dos seus produtos de forma automática. Ficar de olho nos concorrentes é muito mais fácil assim.

Vídeo: considere usar o app de precificação dinâmica “Precifica” na sua loja virtual

05 – Negociar com fornecedores:

Comece agora mesmo a negociar preços de produtos com os distribuidores e fornecedores. Compre mais por preços menores. Dessa forma, você poderá vender com descontos mais interessantes para os consumidores finais. Se puder, contrate um profissional comprador experiente para lhe ajudar com essa tarefa.

06 – Organizar seu estoque:

Comece a separar os produtos que irá vender durante a Black Friday. Verifique se está tudo em ordem. Aproveite e separe também aqueles itens que não têm saída, isto é, que estão parados e apenas ocupando espaço. Pense em “queimar” este estoque, ou seja, em fazer boas promoções durante o evento. Assim, você libera o espaço e diminui seus custos de armazenagem.

07 – Fazer boas promoções:

Seja em cupons, nas parcelas ou no pagamento à vista, forneça descontos reais. Não caia na tentação de aumentar os preços um mês antes para só diminuí-los no dia da Black Friday. Aqui vale mencionar outra vez a figura do comprador, pois se for bom de negociação ele conseguirá bons descontos com seus fornecedores, o que você poderá repassar aos preços finais.

08 – Ter uma política de fretes:

Crie uma política de fretes que seja sensata e boa para os consumidores e para o seu negócio. Forneça descontos de frete para quem comprar mais. Para baratear seus custos, considere fazer entregas de bicicleta para os clientes mais próximos do seu centro de distribuição. Use um bom gateway de frete e um sistema de gestão de entregas como o VTEX Tracking.

09 – Usar vários canais de vendas:

Há plataformas de e-commerce que lhe possibilitam criar e atuar no e-commerce com loja virtual, multi loja e marketplace ao mesmo tempo. Elas também permitem desenvolver mobile loja, landing page, squeeze page, hot sites e páginas personalizadas em geral. São vários canais de vendas online que você pode aproveitar durante e após a Black Friday 2020.

10 – Usar vários canais de atendimento:

De cada 100 visitantes de uma loja virtual só 1 compra. Boa parte deles abandona o site e-commerce porque não consegue tirar dúvidas. Mas se você mantiver canais de atendimento como chat, telefone, videochat e perguntas frequentes, entre outros, este cenário pode mudar. Isto é, seu percentual de vendas poderá ser muito maior.

Para concluir, é importante dizer que a Black Friday é no dia 27 de novembro de 2020, mas sempre tem aqueles consumidores apressados que começam a pesquisar e comprar com duas, três, quatro semanas de antecedência. Prepare, então, algo especial para eles. Pense, por exemplo, em um produto de entrada para conquista-los. =)

Assim que puder clique também em “Black Friday de verdade”. Desse modo, fique por dentro do prêmio concedido às lojas virtuais com melhores práticas de transparência, segurança e descontos durante o evento!