Black Friday 2019: 10 dicas para vender mais na sua loja virtual

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Black Friday 2019 ocorrerá no dia 29 de novembro
Black Friday 2019 ocorrerá no dia 29 de novembro

Como você lojista já sabe, acontece no dia 29 de novembro a Black Friday 2019, uma temporada de compras com descontos. É a data ideal para projetar a sua marca e-commerce no mercado e, é lógico, vender muito. Mas não sem um bom preparo.

É que a Black Friday é um evento incomum e, por isso, requer soluções sob medida. Sendo assim, para um comércio eletrônico como o seu fazer sucesso na data é necessário contar com um bom planejamento e com uma boa dose de ação e motivação, como indico nas dicas adiante.

Acesse e leia também o artigo “Temporada Black Friday”. Conheça, assim, o site do Google que promete lhe ajudar a criar anúncios patrocinados mais adequados ao evento.


10 DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS NA BLACK FRIDAY 2019

Para fazer vendas acima da média e faturar alto durante a Black Friday 2019, aposte nestas dicas:

1 – Faça um planejamento geral:

Coloque no papel todas as ações e promoções de vendas que pretende realizar no evento.

Seu plano deve incluir itens como:

  • Pré-campanha: prepare alguns anúncios e promoções para as semanas e dias antes da Black Friday. Faça, desse modo, um tipo de “esquenta” para o evento.
  • Campanha: deixe as suas melhores promoções para o dia 29, que é quando os consumidores realmente partirão para cima dos sites de e-commerce, isto é, é quando eles vão gastar mais;
  • Pós-campanha: deixe algumas promoções rolarem um ou dois dias depois da Black Friday, pois dessa forma você poderá atingir os consumidores “atrasados” no sábado e domingo;
  • Fornecedores: dê um jeito de comprar mais barato dos seus fornecedores. Assim, você terá uma margem maior para oferecer mais descontos;
  • Orçamento: defina o seu orçamento para as campanhas de Marketing e Marketing Digital. Saiba de antemão quanto irá pagar por anúncios, E-mail Marketing, etc.

2 – Prepare o Design adequadamente:

Use os logotipos e logomarcas oficiais da Black Friday 2019 nas suas promoções, anúncios, banners, etc.

Faça isso não apenas no seu site e-commerce, mas também nas suas lojas físicas.

Logo do evento
Logo do evento

3 – Aumente a sua credibilidade:

Insira os telefones, endereços físicos, e-mails e outros meios de contato na sua loja virtual.

Deixe visíveis o CNPJ e os selos como os do Ebit.

Tenha todas as certificações e os protocolos de segurança em dia.

Resolva as suas pendências em sites como o do Reclame Aqui e Procon.

Lembre-se, as pessoas só compram de quem confiam.

4 – Prepare antecipadamente as suas campanhas:

Produza os banners com as suas promoções para todas as suas lojas, isto é, tanto para a virtual quanto para as físicas.

Crie os links patrocinados, as mensagens de E-mail Marketing e os artigos SEO para o seu blog de e-commerce, entre outras ações.

Como já dito, inclua os símbolos, cores, etiquetas e outros materiais oficiais da Black Friday.

E, por fim, não se esqueça de incluir as palavras-chave relacionadas ao evento, tais como “Black Friday”, “Black Friday 2019”, etc.

No Brasil, os grandes sites de e-commerce gastam em média R$ 3.500,00 mensais com Marketing Digital, de acordo com estudo SEMrush. Então, se você investir um pouco mais do que eles, talvez possa conseguir o mesmo destaque ou até maior.

5 – Prepare as suas promoções com cuidado:

Verifique se os descontos que pretende conceder serão realmente benéficos para os consumidores e também para o seu negócio.

Em outras palavras, faça as contas com cuidado.

Leve em consideração o investimento em Marketing, custos operacionais e até o frete, entre outros gastos, antes de estipular seus descontos.

No final das contas, você tem que ter algum lucro e não prejuízo.

Descontos não podem ser do tipo "Tudo pela metade do dobro", mas também não podem causar prejuízo para você lojista
Descontos não podem ser do tipo “Tudo pela metade do dobro”, mas também não podem causar prejuízo para você lojista

6 – Favoreça o aumento do Ticket Médio:

Faça com que cada cliente compre mais do que apenas um produto na sua loja online.

Dessa maneira, você aumentará o seu Ticket Médio.

Para fazer isso, use recursos como o cross-sellling e upseling, que viabilizam o oferecimento de produtos complementares para os compradores.

7 – Ofereça várias opções de frete:

Todos os consumidores querem frete grátis, mas isso nem sempre é possível.

Então, o negócio é oferecer várias opções de entrega para que os consumidores possam escolher aquela que melhor lhes agrada.

É possível, por exemplo, oferecer frete grátis para quem está mais perto do centro de distribuição ou, ainda, para quem se comprometer a fazer a retirada em uma pick up store.

E quando o gratuito não for possível, então é uma boa ideia estipular preços por tempo.

Isto é, quanto mais rápida for a entrega, mais cara ela fica. Em contrapartida, quanto mais demorada tanto mais econômica.

8 – Forneça múltiplas opções de pagamento:

Quanto maior for a sua gama de formas de pagamento, maiores serão as suas chances de fazer mais vendas.

De fato, múltiplas opções de pagamento abarcam diferentes faixas de consumidores, desde os que têm cartão de crédito até aqueles que só podem pagar com dinheiro vivo.

Seja como for, se a sua loja virtual tiver sido construída e for gerenciada por meio de uma plataforma e-commerce como a VTEX, logo você terá disponível até uma dezena de formas de pagamento. Pois bem, acho que não preciso nem dizer o quanto isso é ótimo.

Meios de pagamento e-commerce: quanto mais melhor.
Meios de pagamento e-commerce: quanto mais melhor.

9 – Tenha uma estratégia omnichannel:

Caso você tenha uma loja física, uma pop up store ou uma guide shop, entre outros canais de vendas além do e-commerce, então você terá que criar uma estratégia omnichannel.

Com efeito, as suas campanhas deverão extrapolar o online e chegar até os canais físicos.

Prepare, então, banners, promoções e ações de Marketing para todos os seus canais de vendas.

10 – Obtenha o feedback do cliente:

O feedback do cliente ajuda em ao menos duas coisas: a eliminar os erros para assim otimizar o seu negócio e a encorajar outros consumidores a comprarem na sua loja online.

Por isso, você deve incentivar os seus clientes a deixarem depoimentos em sua loja virtual acerca de quanto gostaram dos produtos, do atendimento, da entrega, etc. Isso certamente gerará muito mais decisões de compra no seu site e-commerce.

Ademais, é possível coletar muitas informações de consumidores que não compram nada.

Nesse caso, um simples formulário com respostas prontas pode lhe ajudar a entender o motivo desse comportamento.

Em um formulário assim, peça para os consumidores assinalarem em um lista com opções como “frete alto demais”, “produto muito caro” e/ou “não tenho cartão de crédito”, etc., o porquê de estarem saindo sem comprar nada.

Acesse e leia também o post “Novo Consumidor“. Saiba quem é ele e como atendê-lo no e-commerce.


PREPARE-SE PARA A BLACK FRIDAY 2019 E VENÇA A CONCORRÊNCIA

Você já viu o filme “300” que aborda como os guerreiros de Sparta venciam batalhas com muito poucos soldados?

De fato, isso só era possível porque eles treinavam e se preparavam o tempo todo.

Na Black Friday 2019, os consumidores vão se atirar às compras com a mesma motivação de um guerreiro espartano. E você, como lojista, faça o mesmo ao planejar e executar promoções e campanhas de Marketing!
Na Black Friday 2019, os consumidores vão se atirar às compras com a mesma motivação de um guerreiro espartano. E você, como lojista, faça o mesmo ao planejar e executar promoções e campanhas de Marketing!

Pois é exatamente isso o que você deve fazer durante a Black Friday e outras datas e-commerce.

Planeje, prepare-se a aja!

Não deixe nada ao acaso.

Além disso, durante esses eventos, esteja sempre com a motivação em alta. Enfim, como o Rei Leónidas berra no filme: “This is Spaaaaaartaaaaaaa!!!”.

Acesse e leia também o post “Rakuten Digital lança Calendário E-commerce”. Fique, então, por dentro de outras datas importantes para o comércio eletrônico brasileiro.