Biometria é uma palavra composta pelos termos “bio” (que significa “vida”) e “metria” (que quer dizer “medida”). No ramo de tecnologia, ela é usada para denominar as técnicas de identificação de uma pessoa por meio de suas características físicas irrepetíveis.
Atualmente, dentre as características físicas mais utilizadas para identificar pessoas temos:
• A íris (membrana posicionada ao redor da pupila)
• A retina (membrana do olho que contém as células que captam luz)
• A face (rosto de uma pessoa)
• A digital (elevações na pele presentes nas polpas dos dedos)
De acordo com artigo veiculado no blogue Card Expo, a Mastercard tem testado e usado em alguns países um sistema de pagamento biométrico que emprega o reconhecimento de impressões digitais e reconhecimento facial ao invés de senha alfanumérica para autenticar o titular de um cartão de crédito em compras online.
Além das ações da Mastercard há outras iniciativas no setor. Em agosto de 2017, por exemplo, ocorrerá em Brasília a Biometrics HiTech, uma feira que promete apresentar algumas soluções biométricas voltadas para pagamentos no e-commerce.
Dentre os benefícios da biometria no e-commerce estão:
• Mais praticidade:
A biometria não requer senhas para ações de autenticação.
• Mais conveniência:
Evita o abandono de carrinho nos casos em que o consumidor esquece a senha.
• Mais rapidez:
A autenticação é mais ágil e facilita a compra por impulso.
• Mais segurança:
Tecnologia pode impedir roubo de informações financeiras com mais eficiência.
Ao identificar as pessoas por meio de suas características físicas, a biometria pode evitar ocorrências como as que envolvem o uso de senhas roubadas, por exemplo, entre outras fraudes que ocorrem no comércio eletrônico.