Biometria é usada para evitar fraudes no pagamento e-commerce

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Tecnologia pode deslanchar nos próximos anos

Métodos biométricos de autenticação vêm sendo testados no e-commerce
Métodos biométricos de autenticação vêm sendo testados no e-commerce

Biometria é uma palavra composta pelos termos “bio” (que significa “vida”) e “metria” (que quer dizer “medida”). No ramo de tecnologia, ela é usada para denominar as técnicas de identificação de uma pessoa por meio de suas características físicas irrepetíveis.

Atualmente, dentre as características físicas mais utilizadas para identificar pessoas temos:

• A íris (membrana posicionada ao redor da pupila)

• A retina (membrana do olho que contém as células que captam luz)

• A face (rosto de uma pessoa)

• A digital (elevações na pele presentes nas polpas dos dedos)

De acordo com artigo veiculado no blogue Card Expo, a Mastercard tem testado e usado em alguns países um sistema de pagamento biométrico que emprega o reconhecimento de impressões digitais e reconhecimento facial ao invés de senha alfanumérica para autenticar o titular de um cartão de crédito em compras online.

Além das ações da Mastercard há outras iniciativas no setor. Em agosto de 2017, por exemplo, ocorrerá em Brasília a Biometrics HiTech, uma feira que promete apresentar algumas soluções biométricas voltadas para pagamentos no e-commerce.

Vídeo: fraudes no e-commerce

Dentre os benefícios da biometria no e-commerce estão:

• Mais praticidade:
A biometria não requer senhas para ações de autenticação.

• Mais conveniência:
Evita o abandono de carrinho nos casos em que o consumidor esquece a senha.

• Mais rapidez:
A autenticação é mais ágil e facilita a compra por impulso.

• Mais segurança:
Tecnologia pode impedir roubo de informações financeiras com mais eficiência.

Ao identificar as pessoas por meio de suas características físicas, a biometria pode evitar ocorrências como as que envolvem o uso de senhas roubadas, por exemplo, entre outras fraudes que ocorrem no comércio eletrônico.