Se todos os empreendedores do mundo conhecessem os benefícios do Inbound Marketing, certamente nenhum deles deixaria de usá-lo. Também chamado de Marketing de Entrada e Marketing de Atração, o Inbound visa fazer com que os consumidores que estão buscando uma solução para os problemas deles na web encontrem o conteúdo da sua empresa. Desse modo, eles encontram também a sua marca e os seus produtos.
Diferente do Outbound Marketing ou Marketing de Saída, que tem como meta conquistar clientes por meio da oferta direta de produtos por meio de anúncios, o objetivo do Marketing de Entrada é primeiramente transformar o consumidor em um lead (contato). A partir de então, a ideia é cultivar um relacionamento de longo prazo com o lead sobretudo por meio de mensagens de e-mail até que ele se torne um cliente.
BENEFÍCIOS DO INBOUND MARKETING
O Inbound Marketing proporciona vários benefícios para as empresas. Em geral, para e-commerces como o seu, essa estratégia:
01 – Gera mais leads:
De acordo com o HubSpot citado pelo Precision Marketing Group, as táticas de Inbound Marketing geram 54% mais leads do que outros meios tradicionais de Marketing pago como a mala direta e a publicidade impressa.
02 – Tem um custo menor por lead:
O Inbound Marketing tem um custo 62% menor por lead em relação ao Outbound Marketing, conforme o Mashable citado pelo Precision Marketing Group. Desse modo, além de gerar mais leads, você gasta menos para obtê-los.
03 – Tem um custo menor por cliente:
As empresas que dependem principalmente do Inbound Marketing economizam mais de US $14 por cliente adquirido, segundo infográfico da Invesp. Ou seja, ele gera uma economia de mais de R $76,00 por cliente na cotação atual do dólar.
04 – Gera um Retorno no Investimento (ROI) positivo:
Ainda conforme infográfico da Invesp, 79% das empresas que têm um blog relatam um ROI positivo para o Marketing de Entrada. E de acordo com dados da Evenbound, esse tipo de Marketing gera três vezes mais leads por dólar do que o Marketing tradicional.
05 – Gera mais leads qualificados:
A Weidert citada pela Evenbound nos revela que o conteúdo voltado para um público baseado em uma persona gerado pelo Marketing de Entrada aumenta o volume de leds qualificados em até 45%.
06 – Proporciona mais vendas com menos custos:
As empresas que realizam a Nutrição de Leads, que é um processo do Inbound Marketing, obtém 50% mais vendas a um custo 33% menor do que os leads que não passam pelo mesmo processo, de acordo com a Weidert citada pela Evenbound.
07 – É mais eficiente:
Conforme dados da Impact citados pela 99firms, o Marketing de Entrada quando feito de forma correta é até dez vezes mais eficaz para a conversão de leads do que o Marketing de Saída.
08 – Gera mais tráfego:
O SEO, que é uma tática usada em Inbound, gera mais de 1000% de tráfego a mais do que as mídias sociais orgânicas, segundo a BrightEdge citada pelo Iron Paper. E, no e-commerce, mais tráfego pode significar mais vendas.
09 – Gera mais engajamento:
Mais do que tráfego, o Marketing de Entrada gera engajamento. De acordo com o The CMA citado pelo Crush My Market, 68% dos compradores online gastarão um tempo significativo lendo conteúdo de Marketing publicado por uma marca na qual estão interessados.
10 – É a preferência no B2B:
No B2B, 80% dos tomadores de decisões de negócios preferem obter informações da marca por meio de uma série de posts do que a partir de anúncios. Ou seja, mais uma vez o conteúdo Inbound é fundamental na divulgação.
Isso sem falar que o Marketing de Entrada gera mais fidelização. É que o relacionamento de longo prazo produz um vínculo entre o cliente e a marca que é muito difícil de quebrar. Assim, ao invés de comprar apenas uma vez, os clientes Inbound compram muitas vezes da mesma marca ao longo do tempo.
COMO REALIZAR CAMPANHAS DE INBOUND MARKETING?
O primeiro passo para criar uma campanha de Inbound Marketing é fazer um planejamento. Esse plano deve abranger a criação de personas para o qual o conteúdo de Inbound será produzido e publicado. Use para isso o “Fantástico Gerador de Personas” da Resultados Digitais e Rock Content.
O plano deverá ter também um calendário com os conteúdos que você publicará ao longo do ano. Levando em conta o seu Funil de Vendas, você deverá criar conteúdo para o Topo, Meio e Fundo de Funil. Assim, você conseguirá atingir tanto os visitantes de primeira viagem do seu blog ou loja virtual, bem como os leads que já estão mais próximos de comprar.
Em meio ao conteúdo do seu blog de e-commerce e da sua loja virtual, espalhe formulários de captura de e-mails. Dessa maneira será possível transformar cada vez mais visitantes em leads, isto é, em contatos.
Use uma plataforma de Automação Marketing para criar e automatizar fluxos de Nutrição de Leads. Essa fase é muito importante, pois é a Nutrição de Leads que preparará os leads até que eles se sintam à vontade para comprar alguma coisa na sua loja online.
Acompanhe, enfim, os leads por meio de ferramentas de medição. Aqui na Agência e-Plus nós usamos os sistemas Lead Scoring e Lead Tracking da plataforma RD Station para monitorar os leads nas campanhas que fazemos para as empresas de e-commerce como a sua que são nossas clientes. Isso lhe ajudará a fazer uma Nutrição de Leads mais eficiente e gerar mais vendas no final das contas.
Assim que puder clique em “Inbound Marketing para e-commerce” e conheça os 4 pilares dessa concepção de Marketing!