Ao que parece, os boletos sem registro – uma das mais tradicionais formas de pagamento usadas pelas lojas virtuais – estão com os dias contados. Ainda não se sabe ao certo, mas conforme informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), eles poderão ser restringidos ou abolidos a partir de 2017. A alternativa será usar os boletos com registro.
Desde junho de 2015, quando essa medida foi anunciada, diversas soluções de pagamento com registro passaram a ser elaboradas, muitas das quais incluem empresas intermediárias entre o banco e a loja virtual.
Uma das soluções mais recentes, no entanto, a do boleto registrado do Banco do Brasil, permite que os e-commerces se comuniquem diretamente com a instituição bancária.
Além disso, conforme matéria divulgado pelo Diário do Comércio, o boleto registrado do Banco do Brasil tem como vantagens para o varejista online:
Redução em até quatro dias no tempo de liquidação;
Custo de emissão igual ao da carteira de cobrança comum.
Em geral, os boletos registrados de outras organizações proporcionam benefícios como:
– Possibilidade de pagamento vencido em qualquer banco;
– Identificação e controle dos consumidores que emitem os boletos;
– Rastreamento de dados de compra, cancelamento, pagamento, etc.;
– Medidas contra o anonimato, que geram mais segurança contra fraudes.
Dado que outros bancos também trabalham com a modalidade boleto registrado, o empreendedor de lojas virtuais precisará analisar bem o funcionamento desses sistemas e criar um plano de migração para implantação já nos próximos meses.